Search
Close this search box.

Imagem de frutas

Conheça as frutas de cada estação e seus principais benefícios

SUMÁRIO

Ainda que nem sempre fique explícito durante as idas ao supermercado, existem frutas de cada estação, e a oferta de cada uma delas muda durante o ano. A sazonalidade dos alimentos está relacionada a fatores climáticos, como a temperatura, o fotoperíodo e a polinização.

Tudo isso interfere no plantio e na colheita, além da qualidade que elas chegarão até a sua mesa. Confira a seguir quais são as frutas de cada estação no Brasil e os benefícios de consumi-las nos períodos certos do ano.

Imagem de morangos

Por que consumir as frutas de cada estação?

Consumir frutas de cada época do ano traz diversos benefícios, não apenas para a saúde, mas também para o bolso. Em termos de nutrientes, faz muito bem ciclar as frutas consumidas durante cada estação. Isso porque você obtém uma gama maior de variedades nutricionais, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Outro ponto positivo é o sabor e a qualidade, pois as frutas sazonais costumam ser colhidas quando estão maduras, o que as torna mais doces e suculentas. Além disso, normalmente, elas são mais baratas nas feiras e supermercados, afinal, a oferta é maior no período em que elas estão em evidência.

Por fim, um fato bastante interessante sobre as frutas de cada estação é que, em sua grande maioria, elas possuem benefícios específicos para a saúde, de acordo com as necessidades do corpo durante o ano. No inverno, por exemplo, as frutas em alta são ricas em vitamina C, para fortalecer o sistema imunológico.

Frutas da Primavera

As frutas da estação primavera são, em geral, grandes fontes de vitamina C e ativos antioxidantes, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na produção de colágeno. Veja a seguir as principais frutas da estação mais florida do ano:

Morango

Apesar de não ser uma fruta cítrica, o morango é riquíssimo em vitamina C, que ajuda na manutenção do sistema imunológico. Além disso, também possui antioxidantes, como a antocianina e a quercetina, que combatem o envelhecimento precoce e a inflamação do corpo.

Cereja

A frutinha típica dos natais brasileiros é, na verdade, uma fruta primaveril. Assim como o morango e outras frutas vermelhas, a cereja é uma bomba natural de antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra danos celulares. E se você tiver problemas de sono, conte com ela como aliada, pois ajuda na produção de melatonina, o hormônio do sono.

Kiwi

Além da vitamina C, que também está presente no kiwi, a fruta é rica em vitamina K, que tem grande importância na coagulação sanguínea e na saúde dos ossos. Ela contém uma alta concentração de fibras e, portanto, faz muito bem para o sistema digestivo.

Frutas do Verão

Assim como as frutas da primavera, as frutas da estação verão são frescas, suculentas, possuem bastante água em sua composição e são perfeitas para consumo no clima mais quente. Confira algumas delas a seguir e delicie-se com os sabores:

Melancia

Lembra que nós dissemos que as frutas fornecem o que o corpo precisa em cada estação? Por esse motivo, a melancia é composta principalmente por água, o que a torna muito hidratante. Ela também contém licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol e a reduzir certos tipos de câncer.

Pêssego

Enquanto a melancia fornece água para o corpo, o pêssego entra com outras vitaminas importantes, em especial no verão, como a A, benéfica para a saúde ocular e para a pele. Além disso, ele possui uma alta quantidade de fibras, que ajudam a manter o intestino regulado.

Manga

Apesar de ser bastante comum durante o ano inteiro, as melhores mangas são colhidas no verão. Assim como as anteriores, a fruta também possui vitaminas A e C na composição, além de contar com os poderes dos betacarotenos, antioxidantes, que podem proteger contra doenças crônicas.

Frutas de Outono

Quando o frio começa a chegar, as frutas da estação tendem a ter menos água e ser mais firmes. Conheça as frutas da estação outono e aproveite os benefícios de cada uma delas na sua rotina:

Maçã

Ainda que estejam presentes nos supermercados durante todo o ano, a qualidade das maçãs no outono é muito melhor. A fruta é uma excelente fonte de fibras solúveis, nutrientes que ajudam no funcionamento do intestino e na manutenção dos níveis de glicose no sangue.

Uva

As uvas são fontes poderosas de resveratrol, um antioxidante relacionado à proteção cardiovascular, que também tem ação na pele, combatendo os radicais livres nas células. A fruta contém ainda vitamina K, superimportante para a circulação sanguínea, e a famosa vitamina C.

Pera

Assim como as maçãs, as peras são excelentes para o sistema digestivo e para manter o bom funcionamento do intestino devido ao alto teor de fibras solúveis. Elas também possuem as vitaminas K e C.

Frutas do Inverno

As frutas da estação inverno são as últimas da lista. Conforme mencionado no início, elas são riquíssimas em nutrientes que ajudam a manter a imunidade alta, para evitar doenças relacionadas à queda das temperaturas. Conheça as principais a seguir.

Laranja

Poucas frutas são tão conhecidas pela alta concentração de vitamina C quanto a laranja. Ela faz parte da família das frutas cítricas e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de ser uma ótima fonte de fibras e antioxidantes.

Tangerina

Em termos de nutrientes, a tangerina é bastante similar à laranja. A fruta também é rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, componentes que ajudam a manter a saúde em dia.

Goiaba

Assim como as demais frutas de inverno, a goiaba tem bastante vitamina C. Além disso, ela também possui fibras, que ajudam no sistema digestivo, e vitamina A, excelente para a saúde dos olhos e para manter o viço da pele.

Imagem de frutas

Natural One: sucos com 100% dos benefícios da fruta

Que tal aproveitar os benefícios da fruta em sucos 100% naturais? A Natural One produz opções totalmente saudáveis, sem conservantes ou aromatizantes, e com os melhores ingredientes. Aproveite para conhecer a linha completa composta por sucos naturais e bebidas de aveia.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...