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caju

Vitamina C: principais frutas e importância na imunidade

SUMÁRIO

A vitamina C é muito importante para o corpo humano. Justamente por conta dos benefícios e das propriedades que apresenta, ela é uma das mais conhecidas pela população.

Porém, muitas pessoas não sabem em quais frutas ela pode ser encontrada nem por que ela é valiosa para a imunidade. Por isso, continue a leitura para aprender sobre esse tema!

Quais são as frutas ricas em vitamina C? 

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é vitamina C e por qual motivo ela é tão importante para a saúde. Também conhecido como ácido ascórbico, esse nutriente é hidrossolúvel e não é sintetizado pelo corpo.

Isso significa que a substância só pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos específicos ou suplementos. Então, onde encontrá-la? Abaixo, apresentamos os principais alimentos ricos em vitamina C.

Para identificar a quantidade de vitamina contida em cada uma das frutas, usamos os dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, popularmente conhecida como TACO.

Acerola

A maior fonte de vitamina C é a acerola, originária das Antilhas e bem popular no Brasil. Para se ter uma ideia, há cerca de 941,4 mg dessa vitamina em cada 100 g da fruta.

Caju

Uma fruta típica brasileira, com origem no Nordeste e nome proveniente do tupi, o caju é altamente rico em vitamina C. Em 100 g da fruta, é possível encontrar 219,3 mg da vitamina.

caju

Goiaba

A goiaba também é uma das frutas com vitamina C, mas não chega a ser tão rica quanto a acerola e o caju. Um total de 80,6 mg da vitamina são encontrados em 100 g da goiaba vermelha. Já a branca tem 99,2 mg do nutriente na mesma quantidade de fruta.

goiaba cortada e inteira

Kiwi

O kiwi é conhecido como um fruto exótico de origem chinesa. Apesar de não ser diretamente ligado à vitamina C pela população, ele contém 70,8 mg a cada 100 g.

Morango

O morango também contém a vitamina C, mas em uma quantidade menor que outras frutas apresentadas. A cada 100 g do fruto, são consumidas 63,6 mg do nutriente.

Laranja

Entre as fontes de vitamina C, também está a laranja. Ela é a primeira fruta que vem à cabeça ao pensar na vitamina C. Cada 100 g de laranja-bahia contém 56,9 mg do nutriente.

Limão

O limão também apresenta vitamina C, porém em menor quantidade em comparação com as outras frutas. Cada 100 g de limão-tahiti contém 38,2 mg do nutriente.

Melancia

Entre as frutas que citamos, a melancia tem a menor quantidade de vitamina C na composição. Há apenas 6,1 miligramas do nutriente em 100 gramas do fruto.

Um suco pode conter vitamina C?

Uma dúvida comum é se existe suco com vitamina C. A resposta é sim! Como o nutriente está na fruta, o suco também pode ser rico em vitamina. O que varia é a quantidade, pois a fruta passa por um processo de produção para se transformar em suco.

Entretanto, é possível encontrar sucos naturais sem aditivos, que passam por um processo aprimorado de envase antisséptico a frio. Dessa forma, conseguimos manter as principais características nutricionais da fruta, sem interferir muito nas propriedades.

A importância da vitamina C para a imunidade

Você sabe para que serve vitamina C? Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, porque aumenta a produção de leucócitos, glóbulos brancos que atuam na defesa do organismo contra os agentes externos e na ampliação dos anticorpos. O ácido ascórbico participa de diversas ações antioxidantes e fisiológicas, e está relacionado com a regulação de uma vida saudável.

Embora a importância seja inegável, é preciso ter cuidado, pois o excesso de vitaminas pode fazer mal e causar danos ao organismo. Por esse motivo, a orientação para mulheres é ingerir a quantidade diária de vitamina C de 75 mg. Para os homens, a recomendação é 90 mg.

O contrário também é verdadeiro: quando há deficiência grave da vitamina C, a pessoa pode desenvolver escorbuto. Os sintomas iniciais dessa doença incluem dores nas pernas e nos braços, fraqueza e cansaço. Caso não seja tratada, ela pode levar à morte por hemorragia ou infecção. Por isso, é importante sempre consultar um médico.

Alguns dos benefícios da vitamina C

Já mostramos que essa vitamina é importante para a imunidade e está presente em várias frutas. A seguir, separamos alguns dos outros benefícios da vitamina C no organismo

Fortalecimento dos ossos

Essa vitamina fortalece os ossos por estimular a produção de colágeno, que é uma proteína que favorece a resistência dos ossos, dos vasos sanguíneos e dos tendões.

Evita o envelhecimento precoce

O colágeno também é excelente para combater o envelhecimento precoce da pele, uma vez que rejuvenesce, traz mais elasticidade e impede o aparecimento de rugas. Esse efeito é impulsionado pela ação antioxidante da vitamina C, que atenua a ação dos radicais livres.

Maior absorção de ferro

É fato que a carência de ferro no corpo pode ser extremamente prejudicial, principalmente porque causa anemia. Para evitar esse problema, a vitamina C também tem um papel primordial, pois facilita a absorção de ferro de origem animal pelo organismo.

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