Search
Close this search box.

Mindfulness

Mindfulness: conheça os benefícios para a saúde mental e saiba como praticar

SUMÁRIO

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida para o português como “atenção plena”, mindfulness é a prática de se concentrar totalmente no presente, abstraindo o passado e as preocupações com o futuro.

Diferentemente do mundo que conhecíamos há pouco mais de 20 anos, hoje somos atingidos por uma enxurrada de informações a todo instante. Quando ligamos o computador ou desbloqueamos o celular, mesmo que essas sejam ações tão comuns que são quase imperceptíveis, consumimos notícias, compartilhamos nossos dados e nos comunicamos com milhares de pessoas. Todo esse movimento contribui para o nosso desconforto mental e o aumento da ansiedade

Por isso, a técnica mindfulness surge como uma ótima alternativa e está se tornando cada vez mais conhecida por quem busca relaxar e aliviar a tensão.

 

A origem na cultura budista 

Inicialmente conhecida como “Sati”, a técnica mindfulness traça suas origens nos ensinamentos milenares de Buda, que percebeu a importância da atenção no momento presente como uma forma de aliviar o sofrimento. Essa sabedoria foi passada de geração em geração ao longo dos séculos, até ultrapassar as barreiras culturais e se tornar uma ferramenta universal em prol do bem-estar. 

 

Mindfulness

Como funciona?

A técnica mindfulness consiste em concentrar-se na respiração, nas sensações corporais e em todos os movimentos ao seu redor. Na prática, há diversos exercícios de meditação com um só objetivo: levar o indivíduo à atenção plena no agora.

 

Ao praticá-la diariamente, é possível fortalecer a capacidade de concentração, tornando-se mais resiliente diante das demandas diárias.

 

Além disso, o mindfulness se expande para além da meditação formal. A prática pode ser incorporada à rotina ao prestar atenção às atividades simples, como comer ou caminhar. Isso amplia a consciência naqueles momentos que muitas vezes passam despercebidos, transformando o dia a dia em uma oportunidade constante de autoconhecimento.

 

Quer começar a colocar em prática? Separamos 10 exercícios para te ajudar!

 

  1. Sintonize suas emoções

 

Após os momentos de tensão, como uma reunião conturbada de trabalho, permita-se sentir. Evite resistir às emoções e busque entender suas necessidades. A ideia é se concentrar e pensar um pouquinho sobre seus sentimentos, dedicando 10 minutos para respirar e explorar seus significados. 

 

  1. Faça uma “caminhada meditativa”

 

Pode parecer estranho, mas fazer uma “caminhada meditativa” também é uma boa ideia. Separe um tempinho no seu dia para caminhar lentamente e em silêncio, apenas observando atentamente cada passo, a interação dos seus pés com o solo e a forma como o mundo se movimenta ao seu redor.

 

Mindfulness

  1. Mindfulness: Desperte a gratidão matinal

 

Ao acordar, inicie seu dia listando pessoas e atividades que contribuem para sua felicidade. Mesmo nos dias mais difíceis, tente reservar alguns minutos pela manhã para expressar gratidão, concentrando-se nas coisas que estão presentes diariamente na sua vida.

 

  1. Experimente a refeição contemplativa

 

Evite distrações durante as refeições e escolha uma delas para ser feita em silêncio e com atenção plena. Deguste cada garfada, aprecie as texturas e os sabores. Aqui, o importante é se conectar com o ato de se alimentar.

 

  1. Nutra sua mente e alma

 

Explore fontes de conteúdo saudáveis que promovam crescimento pessoal e paz interior. Evite as redes sociais e conteúdos que te desestabilizem e dedique meia hora diária à leitura de livros, sites ou blogs que te façam bem.

 

  1. Liberte-se das distrações

 

Faça uma lista das distrações que ocupam sua mente sem propósito, por exemplo: comparar a sua vida com a de outras pessoas nas redes sociais. Pode não ser uma tarefa fácil, mas o ideal é permitir que sua mente se concentre no que realmente importa.

 

  1. Conecte-se com a natureza

 

Reserve momentos para estar na natureza, mesmo que seja apenas em um parque local. Desfrute da simplicidade ao lado de um rio ou em um parque, ouvindo os pássaros cantarem, o balançar das árvores e o som do vento.

 

  1. Escolha alimentos saudáveis

 

Priorize alimentos naturais e sazonais, afastando-se de ultraprocessados e açúcares adicionados. É essencial estar atento ao que se come e escolher opções que tragam energia e vitalidade. Uma boa opção são nossos sucos, que, além de ter uma ampla variedade de sabores, são 100% naturais e deliciosos.

 

Mindfulness: Benefícios para a Saúde Mental

  1. Faça atividades holísticas

 

Pratique atividades que alimentem não apenas o corpo, mas também a mente e a alma. Através de artes marciais, yoga, dança, corrida ou musculação, conecte-se profundamente consigo mesmo, reconhecendo que você merece todo o cuidado do mundo.

Mindfulness: Benefícios para a Saúde Mental

  1. Dedique um tempo à meditação

É uma dica clássica? Sim, porque realmente funciona. Reserve 30 minutos diários para meditar, observando pensamentos e permitindo que eles se acalmem. Sente-se de um jeitinho confortável, deixe as luzes baixas e prepare o ambiente da maneira que preferir para aproveitar com tranquilidade.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...