Search
Close this search box.

Os benefícios da caminhada para a saúde física e mental

SUMÁRIO

Você pratica de 2,5 a 5 horas semanais de exercícios físicos moderados? Essa é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde em uma cartilha de diretrizes publicada em 2020. Dividido por dia, o tempo de treino mínimo ideal seria de cerca de 20 minutos, de segunda a domingo.

 

Ainda segundo a OMS, “quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa”. Se você ainda não faz parte da turma que se exercita regularmente, considere fazer uma caminhada diária!

 

Para quem não tem dificuldade de mobilidade, andar pode ser uma ótima solução: é de graça e é fácil. Uma caminhada ao ar livre, pelo bairro, ainda serve para adiantar alguns serviços de rua, como sair para levar peças ao conserto, levar o lixo de plástico reciclável ao posto de coleta, buscar os filhos na escola, dar uma chegadinha na padaria…

Para colocar a atividade em prática, bastam um pouco de alongamento, o calçado adequado e hidratação bem cuidada – que tal levar um Suco de Maçã 300 ml na mochila? Tem vitamina C para ajudar a imunidade, fibras que beneficiam o intestino e flavonoides que ajudam nas funções cerebrais.

 

Quem mora perto de praça, praia, rio ou parque pode aproveitar para fazer uma caminhada na natureza – o contato com ela também traz benefícios: acalma, fortalece o sistema imunológico e aumenta a capacidade de concentração.

 

Quais os benefícios de caminhar todos os dias?

Caminhar libera endorfina. Esse hormônio, que começa a ser produzido no cérebro quando o corpo está em movimento – 30 minutos já fazem diferença –, é associado ao bem-estar e ao prazer. Sabe aquela sensação de alívio e relaxamento? Ou seja, caminhar ajuda a cuidar da saúde mental.

 

Caminhar também melhora a circulação do sangue, o sistema cognitivo e a qualidade do sono, reduz em 30% o risco de doenças cardíacas e alivia o estresse. Quem caminha com frequência também vê redução na pressão arterial e melhora na resistência dos pulmões. É muita vantagem!

Aquela sensação boa depois de completar a caminhada: é a endorfina agindo!

Caminhar no frio: sem desculpa

Segundo o site do oncologista Drauzio Varella, 5 a 10 minutos de aquecimento em casa bastam para preparar o corpo para fazer uma caminhada em dias frios. Ele recomenda começar com passos curtos, mexer braços e mãos, para aumentar a circulação, e usar roupas adequadas para manter o corpo aquecido.

 

Só mais dez minutinhos

No início deste ano, um estudo chegou à conclusão de que adicionar no mínimo 10 minutos de caminhada ao dia a dia pode evitar mais de 110 mil mortes por ano. A pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças e pelo Instituto Nacional do Câncer, ambos dos Estados Unidos, monitorou mais de 4.800 pessoas, entre 40 e 85 anos, durante uma semana. Enquanto coletava esses dados, a equipe levantou os números de mortalidade no país e fez uma simulação do que aconteceria se os participantes, já divididos segundo sua capacidade de movimentação, caminhassem por mais 10, 20 ou 30 minutos por dia. Resultado: viveriam mais. 

 

Depois da caminhada

 

Terminado o período da caminhada, procure alongar os músculos para evitar lesões e garantir maior resistência muscular.

 
Alongar-se antes e depois da caminhada é importante para evitar lesões.

Hidratar-se também é muito importante, claro! Que tal um suco de fruta 100% natural para finalizar a caminhada de rotina? 


Assim fica + fácil

Escolha os seus sabores favoritos de suco natural e peça pelo site: a linha Ambiente é entregue em todo o Brasil.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...