Search
Close this search box.

Saiba como o contato com a natureza pode ajudar no seu bem-estar emocional

SUMÁRIO

Passar um tempo na natureza é revigorante. Em uma rotina agitada ou semana estressante, curtir um ar puro e pegar um solzinho é tudo de bom. Melhor ainda é quando incorporamos esses hábitos ao nosso dia a dia, e melhoramos o bem-estar mental.

Com atenção à saúde mental, alguns estudos recentes demonstram que ter contato com espaços verdes ou áreas com plantas e árvores é uma maneira de reduzir o estresse e a ansiedade, além de relaxar e recarregar as energias, o que traz bem-estar mental.

Como você verá, essa experiência é essencial para uma boa saúde mental e pode trazer melhoras significativas para nossa vida. 

A natureza e a vida agitada nas cidades

A todo momento, somos bombardeados por estímulos. Desde a saída de casa até a volta do trabalho, estamos continuamente processando milhares de informações. Um pequeno contato com a natureza já gera alívio, nos deixando mais tranquilos. 

Apesar dos benefícios do contato com a natureza, sabemos que nos grandes centros urbanos pode ser complicado desenvolver uma rotina próxima ao meio ambiente. Nessas horas, uma boa dose de criatividade ajuda a resolver:

  • Faça um almoço ao ar livre e em um lugar arborizado
  • Visite um parque próximo e sinta o cheiro da natureza
  • Crie um cantinho verde com plantas para purificar o ar 
  • Faça uma horta em sua casa ou apartamento
  • Instale um bebedouro ou comedouro para passarinhos na sua janela

Essas são apenas algumas ideias para te inspirar. Bom mesmo é descobrir o seu próprio jeito de curtir paisagens naturais e se conectar com você!

Quanto tempo na natureza é suficiente para aumentar o bem-estar?

Quem não gostaria de ficar sempre na natureza? Um estudo da Universidade de Exeter descobriu que pessoas que passavam apenas 2 horas por semana na natureza já relatavam melhor saúde mental e emocional em comparação com pessoas que não tinham esse contato.

Esses pesquisadores confirmaram que a natureza ajuda a diminuir os níveis de pressão arterial e a excitação do sistema nervoso, além de melhorar o sistema imunológico e a autoestima.

Mais da metade da população global hoje vive em áreas urbanas. Já está mais do que comprovado que a redução da exposição à poluição do ar e ao ruído pode aumentar nossos sentimentos de paz e felicidade.

Sendo assim, investir em lugares que valorizam a natureza pode ser um jeito de transformar nossa vida e esse bem-estar mental.

A associação entre natureza e a melhora na depressão e saúde mental

De acordo com a ISGlobal, a quantidade e o acesso a espaços verdes ajuda a reduzir significativamente a depressão. A afirmação é reforçada também por outro estudo, feito por pesquisadores alemães que descobriram que ter mais árvores próximas de casa está relacionado à diminuição da quantidade de antidepressivos prescritos. 

Isso quer dizer que, por menor que seja o tempo ao ar livre, já notamos uma diferença na qualidade de vida.

  • Ajuda na regulação emocional e melhora as funções da memória;
  • As plantas filtram o ar, tornando-o mais puro para respirar;
  • As atividades ao ar livre reduzem as chances de desenvolver problemas de visão e nos deixam mais ativos;
  • Espaços verdes são ótimos para atividades físicas, melhorando nossas funções cognitivas;
  • Nosso ritmo circadiano é estimulado pela luz do sol;
  • Ficar de pés descalços na terra é prazeroso e exercita nossa sensibilidade;
  • O “banho de floresta” reduz a pressão sanguínea e a atividade do sistema nervoso.

Confira mais alguns benefícios da natureza para a saúde mental

Agora você já sabe os benefícios da natureza para a saúde mental. Uma brisa suave, pés na terra e uma paisagem bonita podem te deixar ainda mais motivado e feliz.

Para deixar o seu contato com a natureza ainda melhor, tenha sempre em mãos os melhores sucos 100% naturais e sem aditivos. Confira nossos sabores exclusivos com o frescor e os nutrientes das frutas e dos vegetais. É só clicar aqui.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...