Search
Close this search box.

6 dicas de exercícios para fazer em casa e se manter ativo

SUMÁRIO

Se você não gosta de sair de casa para se exercitar, saiba que os exercícios para fazer em casa são uma excelente saída. Com eles, é possível ter resultados incríveis mesmo sem os aparelhos que, geralmente, são encontrados na academia. Assim, além de queimar gordura, você pode gerar diversos benefícios para sua saúde física e mental. 

Por não precisar se deslocar, é muito mais fácil encaixar a rotina de treino no dia a dia visando tornar a prática um hábito. Como a parte mais difícil é começar, a Natural One separou alguns tipos de exercícios para fazer em casa para você se divertir e ainda manter a saúde em dia. Veja mais a seguir! 

mulher praticando um dos exercícios para fazer em casa

1 – Indoor walking

O indoor walking nada mais é do que um exercício que tem como objetivo caminhar dentro de casa. Se o seu desejo é caminhar pela sua cidade, mas falta tempo, essa modalidade pode ser uma boa opção para começar a prática de exercícios e acabar com o sedentarismo. 

Por ser uma atividade física que tem baixo impacto, ele é um dos melhores exercícios em casa de iniciantes. Apesar disso, dependendo do esforço, é possível perder até 600 calorias em apenas uma hora de movimentação. Isso só é possível porque, além da caminhada, ele inclui outros exercícios que trabalham os músculos do corpo. 

2 – Exercícios de isolamento 

Apesar de não ser possível escolher uma área específica do corpo para perder peso, os exercícios de isolamento são úteis nos quesitos tonificar músculos e ganhar mais resistência. Assim, se você não está no seu peso ideal, eles são a opção ideal para trabalhar partes especiais. 

Por meio deles, você pode focar grupos musculares específicos — como pernas, braços e abdômen. No entanto, junto a eles, as outras partes do corpo também serão trabalhadas. No caso do treino de bíceps, por exemplo, todo o braço precisa ser movimentado, mas as vantagens são sentidas, principalmente, na parte de trás do membro. 

Para incluir esse tipo de movimento na rotina, o ideal é consultar um profissional da área de educação física que irá apontar quais partes do corpo precisam ser trabalhadas, além dos exercícios que precisam ser feitos. Isso porque existe um risco de lesão caso haja um desenvolvimento do músculo em excesso. 

3 – Dança

Outra alternativa de exercícios para iniciantes é a dança. O principal benefício dela é que você pode escolher o ritmo que mais combina com o seu estilo para se manter motivado. Alguns tipos, como a zumba, focam mais a queima de gorduras. Já opções como o balé são ideais para fortalecimento muscular.

Dentre as vantagens desta prática, estão o aumento da força e resistência, melhora no funcionamento dos pulmões e só coração, além do fortalecimento dos ossos, que contribui para diminuição do risco de desenvolvimento de osteoporose. É por isso que ela é um exercício muito indicado para quem está com sobrepeso ou tem acima de 40 anos. 

4 – Ioga

O ioga é uma das modalidades que mais oferecem benefícios para a mente e o corpo. Isso acontece porque, com a prática, você trabalha tanto os músculos para manter as posições quanto pode relaxar dos pés à cabeça, com a ajuda de poses que fazem o sangue fluir. 

Considerada uma boa forma de fazer alongamento em casa, o ioga pode diminuir dores musculares, relaxar os músculos e aliviar o estresse. Ele ainda beneficia a prática de outros exercícios físicos, visto que melhora a respiração, equilíbrio e a flexibilidade, aumentando a performance de outras modalidades. 

5 – HIIT

A sigla HIIT significa “High Intensity Interval Training”, que traduzido para o português se refere a treinos com alta intensidade. Ele é uma boa opção para quem busca por um treino em casa eficiente, pois reúne diversos movimentos que trabalham todos os músculos do corpo de forma rápida. 

Na modalidade, você realiza uma série de exercícios em intensidade máxima, por um curto tempo. Ao longo da prática, é necessário alternar os movimentos com momentos de descanso a fim de que haja recuperação muscular. Com isso, os batimentos cardíacos são elevados, e a perda de calorias acontece de forma acelerada. 

homem praticando um dos exercícios para fazer em casa

6 – Pular corda

Pular corda em casa é uma das melhores maneiras de fortalecer os músculos do corpo e queimar calorias. A prática ainda melhora a agilidade e a coordenação motora. O melhor: todos esses benefícios são feitos de uma forma rápida e divertida, já que apenas 10 minutos de prática equivalem a 30 minutos de corrida em velocidade média.

A prática é considerada um exercício termogênico; isso quer dizer que ele cria muito calor no corpo. Com isso, o organismo produz mais energia e, consequentemente, queima muitas calorias. Para se ter uma ideia, dependendo da intensidade, em apenas 10 minutos da prática, é possível queimar até 300 calorias.

Conheça os sucos da Natural One! 

Já sabe quais exercícios para fazer em casa vai escolher para sua rotina? Somado a eles, a nossa dica é apostar em uma alimentação saudável que também irá contribuir para a saúde física e mental. Para isso, conte com os sucos da Natural One, opções sem açúcar, aromas e cores artificiais. Experimente agora mesmo! 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...