Search
Close this search box.

5 benefícios da laranja que vão fazer você enxergá-la além da vitamina C

SUMÁRIO

Não faltam receitas com esta fruta: bolos, geleias, chás, molhos e sucos. O sabor doce e crítico ao mesmo tempo dá um toque especial a qualquer refeição. Além da vitamina C, existem diversos benefícios da laranja.

Normalmente, ela é uma boa aliada da imunidade e é recomendada sempre que uma gripe ou um resfriado aparece, por exemplo. Isso porque os nutrientes dela ajudam a combater invasores no organismo. Porém, existem muitas outras propriedades benéficas na fruta. Quer saber para que serve a laranja e como ela pode ajudar?

A fruta tem cerca de 150 fitoquímicos com efeito antioxidante importante para a saúde. Entre os nutrientes da laranja, existem flavonoide, betacaroteno, tiamina e potássio, que ajudam a diminuir a ocorrência de doenças degenerativas e cardiovasculares, como inflamações e até câncer. A seguir, entenda os benefícios que a fruta oferece.

1 – Reduz o risco de AVC

Um dos benefícios da laranja é conter flavonoides, que podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), segundo um estudo realizado pela Universidade East Anglia, na Inglaterra. Isso acontece porque a flavona melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, evitando que entupam ou se rompam.

2 – Evita formação de pedra nos rins

Por ser uma fruta cítrica, a laranja faz bem, porque impede que surjam pedras ou cristais no organismo. Os ácidos cítricos presentes nela tornam o sangue mais alcalino, diminuindo o nível de ácido úrico. Tomar apenas um copo de suco por dia é suficiente para evitar o problema.

suco de laranja e laranjas em caixote

3 – Melhora a memória

Um dos principais benefícios da laranja para saúde é a melhora na memória, com o consumo regular do suco da fruta, principalmente por pessoas mais velhas, que podem apresentar degeneração conforme a idade. Os flavonoides ajudam a regular os processos cognitivos, como raciocínio e atenção.

4 – Faz bem para saúde ocular

Mais um dos benefícios da laranja é proteger a saúde ocular. Os antioxidantes ajudam a evitar o desgaste da retina, mais especificamente a área responsável por enxergar as cores, o que é indispensável para qualquer pessoa.

5 – Ameniza sintomas de alergias respiratórias

Se você sofre de bronquite ou rinite, essa fruta pode ajudar. Entre as vitaminas da laranja, está o folato, uma substância que alivia os sintomas dessas alergias. Um alto nível de folato no corpo regula a resposta imunitária aos causadores do problema — mais um motivo para adicionar a fruta em sua rotina!

Diferentes tipos de laranja

Agora que você já sabe que a laranja faz bem para saúde, chegou a hora de conhecer mais sobre a fruta. Existem até seis tipos de laranja produzidos no Brasil, cada um com características únicas. A laranja-pera é a mais famosa, presente em quase todas as casas do país. Ela é doce na medida certa e pode até acompanhar uma boa feijoada.

As propriedades da laranja-lima são muitas. Para começar, ela é uma das preferidas das crianças! Por ser a menos ácida de todas e ter um sabor muito agradável, ela vai muito bem a qualquer hora. Na culinária, a laranja-baía e a laranja-da-terra são as mais utilizadas, devido à acidez e à pouca presença de sementes.

Já em relação à produção de sucos, a laranja-natal e a laranja-valência são as queridinhas. A primeira apresenta uma polpa mais avermelhada e faz um suco bem saboroso, enquanto a segunda é mais utilizada na produção de sucos concentrados, vendidos no mercado.

Por que incluir a laranja na sua rotina?

Você já viu que a fruta pode ajudar sua saúde, já que há realmente muitos benefícios da laranja (e nem falamos todos). Além de ter um sabor único, ela pode melhorar seu humor e reduzir seu estresse, tornando sua rotina mais fácil.

Pessoa pegando laranja da laranjeira

Quando estamos de bom humor, parece que tudo flui melhor. Quem não deseja isso, não é? Na Natural One, você encontra uma variedade de sucos de laranja deliciosos que podem se encaixar em qualquer hora do seu dia.

Um deles é o suco de Beterraba com Laranja, que proporciona uma mistura de sabores irresistíveis. Ele não contém conservantes nem açúcar na produção. Em vez disso, maçãs são utilizadas para deixá-lo docinho e saboroso.

Sucos 100% naturais da Natural One!

Para aproveitar a maior parte dos nutrientes da laranja, o consumo por meio de alimentos cozidos ou assados não é o mais indicado. Isso porque grande parte deles é perdida durante o preparo. 

A maneira mais proveitosa é a ingestão da própria fruta e do suco feito de forma natural. O ingrediente utilizado pela Natural One é apenas um: laranja, refrescante e cheio de benefícios para sua saúde!

Além de serem distribuídos por várias regiões do país, nossos sucos podem chegar à sua casa, especialmente para você! É possível encomendá-los pelo nosso site, basta verificar se sua região está disponível. Lá, também há outros sabores, como o suco de Laranja Integral ou Laranja com Mamão e muito mais.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O maracujá se destaca não só pelo seu sabor refrescante, mas também por suas diversas vantagens para...