Search
Close this search box.

Imagem de um cacho de uva

Desvendando os segredos: os incríveis benefícios da uva para a saúde

SUMÁRIO

Pequena e poderosa, a uva pode ser utilizada em diversos preparos, seja de pratos ou bebidas. Com alto valor nutricional, ela é rica em fibras e apresenta as vitaminas A, E, C e K, além de possuir bioativos com ação antioxidante, como o resveratrol. Mas você já parou para pensar quais são os benefícios da uva para a saúde? É isso que a Natural One vai te mostrar no conteúdo a seguir. Confira!

Imagem de um cacho de uvas

Uva verde x uva roxa: quais as diferenças entre elas?

Antes de conhecer as principais propriedades da uva para o organismo, é importante entender qual é a diferença entre a uva verde e a uva roxa. Engana-se quem pensa que é a apenas a coloração que diferencia essas duas frutas. Primeiramente, o tempo de amadurecimento da verde é menor do que o da roxa.

Além disso, o nível de resveratrol é diferente nas duas, sendo que a roxa possui mais desse bioativo. Assim como o nível de açúcar, que é menor nas verdes. Porém, mesmo com essas diferenças, os benefícios da uva roxa e da verde são praticamente os mesmos.

Confira 10 benefícios da uva

Agora que você já entende um pouco mais sobre a diferença entre uva verde e roxa, está na hora de explorar os benefícios da fruta. A seguir, veja uma lista com 10 exemplos incríveis:

1. Aliada na saúde cardiovascular

Já ouviu falar que o cacho da uva se parece com um coração? Isso representa bem a ajuda que essa fruta traz para a saúde cardiovascular. Em primeiro lugar, a fruta é rica em minerais que ajudam a controlar a pressão arterial, como é o caso do potássio. Além disso, o resveratrol também age nesse sentido, ajudando a:

  • inibir agregações plaquetárias;
  • impedir a oxidação de elementos como o LDL, colesterol ruim;
  • aumentar o nível de colesterol bom, o HDL.

2. Faz bem ao intestino

A uva faz bem para o intestino também, sabia? Isso porque a fruta possui grande quantidade de fibras. Ela é uma ótima alternativa para quem está com prisão de ventre, por exemplo. Além disso, também contribui para a hidratação, o que é ótimo para a digestão.

3. Controla a pressão arterial

Um dos benefícios da uva é o controle da pressão arterial. Mas como isso acontece? A fruta é rica em compostos fenólicos, que ajudam na saúde dos vasos sanguíneos, graças às suas propriedades cardioprotetoras. E isso é ótimo para ter mais qualidade de vida.

4. Ajuda a reduzir o estresse

Uma pesquisa feita pela Universidade de Buffalo, nos EUA, revelou que a uva tem efeitos na saúde mental também. O resveratrol é capaz de fazer um bloqueio das enzimas que têm ligação direta com o controle do estresse no cérebro e, por isso, estão ligadas à depressão e à ansiedade.

5. Traz melhoras para a saúde dos ossos

Que a uva faz bem para saúde, você já sabe. Mas você sabia que ela ajuda a melhorar a saúde dos ossos? Isso se dá por conta da presença da vitamina K, que ajuda a fazer a fixação do cálcio nos ossos, prevenindo, assim, problemas como a osteoporose. A presença do potássio também ajuda a diminuir a perda de cálcio pela urina. 

6. Ajuda na prevenção do câncer

Se você já se perguntou “Uva é bom para quê?”, saiba que ela ajuda na prevenção do câncer. Os compostos bioativos antioxidantes, como a clorofila e os flavonoides, protegem as células saudáveis do corpo dos radicais livres. Por consequência, isso ajuda a prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de pele. 

7. Aliada do sistema imunológico

Um dos benefícios da uva é a melhora na imunidade. Sendo uma fruta rica em vitaminas, especialmente a C, ela é responsável por aumentar o nível de glóbulos brancos e anticorpos que atuam na defesa do organismo. Além disso, é um desintoxicante natural.

8. Auxilia na prevenção da diabetes

Um dos benefícios da uva é a ajuda na prevenção da diabetes. Apesar de ter grande presença de carboidratos, a fruta tem médio a baixo nível glicêmico, especialmente se consumida sem casca e de forma natural. A sua ação antioxidante também ajuda no controle da glicemia, por proteger as células do pâncreas e melhorar as funções do hormônio.

9. Melhora a saúde ocular

Você sabia que a uva também auxilia na saúde ocular? Isso acontece por causa da presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina na fruta. Eles ajudam a reduzir o estresse oxidativo e os danos da luz solar na retina. Além disso, o resveratrol protege contra doenças que podem causar cegueira e doenças oculares advindas da diabetes.

10. Efeito antienvelhecimento

Para fechar a lista de benefícios da uva, também é possível destacar o seu efeito antienvelhecimento. Isso também está ligado ao resveratrol, já que ele consegue ativar alguns genes para um envelhecimento mais lento. Além disso, o consumo regular da fruta também ajuda na saúde em geral, o que por si só já impacta na longevidade.

Imagem de cachos de uva

Aproveite o sabor da uva com a Natural One

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios da uva, que tal aproveitar para levá-los para casa em uma garrafinha? A Natural One possui um catálogo com sucos 100% naturais. E o de uva está disponível em embalagens de 180 ml, 300 ml, 900 ml, 1,5 L e 3 L. Confira e aproveite! 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...