Search
Close this search box.

Descubra 10 benefícios do maracujá para o bem-estar!

SUMÁRIO

Além da ação calmante natural, quais outros benefícios do maracujá você conhece? Fique sabendo que essa fruta cítrica tropical é rica em antioxidantes, vitaminas A, B e C, fibras e minerais, essenciais para a prevenção e o combate de várias doenças, como diabetes, ansiedade, pressão alta, entre outras. 


No Brasil, existem diversos tipos de maracujá, que possuem diferenças na cor da casca, da polpa e nos sabores. As folhas e as flores do maracujazeiro também podem ser adicionadas em sucos naturais ou chás, ótimas fontes de passiflora.


Quer descobrir quais são os benefícios do maracujá? Então, é só continuar a leitura! A Natural One reuniu diversas informações sobre as variedades e o consumo com praticidade e facilidade no seu dia a dia.


Reduz o estresse, a ansiedade e a insônia


As propriedades terapêuticas da polpa do maracujá são bem populares devido a uma substância chamada passiflora, um calmante natural que não causa danos à saúde nem dependência. Por essa razão, o maracujá é utilizado como ingrediente principal de vários medicamentos fitoterápicos.


No organismo, a passiflora chega até o sistema nervoso central e atua como um eficiente tranquilizante e relaxante muscular. Junto do magnésio, ela também pode auxiliar no combate ao estresse e à ansiedade.


Você sabia que as folhas e as flores do maracujazeiro também são ricas em alcaloides e flavonoides, substâncias que ajudam a melhorar a qualidade do sono? Se utilizadas na preparação de chás, as folhas reduzem a agitação e garantem uma noite mais tranquila de sono.


Ajuda a controlar o colesterol, a glicose e a pressão sanguínea


O maracujá é uma das frutas que controlam o diabetes, pois a polpa e a casca contêm substâncias antioxidantes, como vitamina C, flavonoides e betacaroteno. Esses nutrientes ajudam a proteger as células responsáveis pela produção de insulina e absorvem lentamente os carboidratos.


Dessa forma, o maracujá pode evitar picos de glicemia no sangue, atuar no controle e na prevenção da diabetes. A casca da fruta também é fonte de uma fibra conhecida como pectina, um composto que pode prevenir doenças cardiovasculares, bem como diminuir os níveis de colesterol no sangue.


O suco de maracujá é rico em cálcio e potássio, sais minerais importantes que ajudam a regular a pressão arterial. Devido a esses benefícios do maracujá, a fruta é considerada uma excelente aliada do coração.


Melhora a digestão e a saúde dos ossos


Entre os benefícios do maracujá, outro ponto é que ele tem fibras solúveis, que colaboram com a digestão e o funcionamento adequado do intestino. Como elas são dissolvidas facilmente no organismo, prolongam a sensação de saciedade e são ótimas para quem quer emagrecer. 


Em uma dieta equilibrada, o maracujá também pode promover o fortalecimento e a proteção dos ossos, uma vez que é uma poderosa fonte de cálcio, ferro, cobre, fósforo e magnésio, sais minerais fundamentais para o aumento da densidade óssea da estrutura corporal.


Fortalece o sistema imunológico e promove a saúde da pele


O suco de maracujá natural é rico em vitamina C e estimula a atividade das células do sistema imunológico, os chamados glóbulos brancos, responsáveis por combater a presença de vírus e bactérias no organismo.


Com a ajuda de outros antioxidantes, como vitamina A e antocianinas, o maracujá também pode neutralizar os radicais livres que prejudicam as células e aceleram o envelhecimento precoce, prevenindo a flacidez e as marcas de expressão. 


Conheça 3 tipos de maracujá


Nem todas as espécies de maracujá são facilmente encontradas no país, e muitas pessoas nunca viram mais de dois tipos da fruta. Para matar um pouco da sua curiosidade sobre a variedade de uma das frutas cítricas mais versáteis, reunimos três tipos de maracujá mais comuns no Brasil:

  • maracujá-amarelo: um dos mais conhecidos e aromáticos, ele tem um gosto cítrico azedinho, formato redondo, sementes pretas e casca amarela-claro. É muito utilizado na preparação de sucos naturais e sobremesas, ótima fonte de antioxidantes, vitamina A, fibras e minerais;
  • maracujá doce: também chamado de maracujá-mamão, ele possui aroma forte, casca alaranjada e sabor adocicado, podendo ser consumido até de colher. A polpa é rica em vitaminas A e C, antioxidantes e minerais, como potássio, ferro, fósforo, etc.
  • maracujá-roxo: é cultivado em regiões de clima frio. A casca é roxa quando madura, já a polpa é amarelada e possui uma consistência gelatinosa. Ele é menor e pode ser consumido puro. É ótima fonte de vitamina C, sais minerais e fibras que ajudam a combater os radicais livres.

O melhor suco de maracujá é o da Natural One!


Imagem de benefícios do maracujá

Fonte de fibras, vitaminas e minerais, as frutas contribuem muito para a saúde intestinal e cardíaca, além de fortalecerem o sistema imunológico e prevenirem diversas doenças. 


Você já conhecia todos esses benefícios do maracujá? Se você quer adicioná-los no seu dia a dia com praticidade e facilidade, não pode deixar de conferir o suco de Maracujá 100% natural da Natural One! Essa bebida é saudável, livre de aditivos, corantes e aromas artificiais para você aproveitar a natureza!


Também experimente o nosso suco de Mamão com Laranja com uma dose de bem-estar a cada gole. Não perca tempo: peça já o seu!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...