Search
Close this search box.

Como desinflamar o corpo: o que é a inflamação, causas, sintomas e como evitar

SUMÁRIO

Quando você sente alterações no organismo, é sinal de que algo não vai bem. Sintomas como mau funcionamento do intestino, ganho de peso, falta de energia e inchaço podem significar inflamação. Mas o que é a inflamação e como desinflamar o corpo?

O que é inflamação no corpo

A inflamação é uma resposta natural e imunológica do corpo tentando combater lesões ou infecções. Nesse processo, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo devido à dilatação dos vasos, causando sintomas como inchaço, dor, vermelhidão e sensação de calor.

Diversos fatores podem resultar em uma inflamação, como lesões físicas, infecções, além de estilo de vida e maus hábitos alimentares. Contudo, quando elas se tornam crônicas, podem desencadear diversos problemas de saúde.

A Natural One trouxe este artigo para explicar quais são os principais sintomas e fatores que ocasionam essa resposta do corpo e como desinflamar o corpo naturalmente, a partir de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes anti-inflamatórios.

O que desencadeia a inflamação?

Para entender como desinflamar o corpo, é preciso compreender primeiro quais são os fatores que desencadeiam essa condição. Saber as possíveis causas é muito importante para evitar ou controlar essa resposta natural do nosso corpo. Entre possíveis fatores, estão:

Estresse

Quando uma pessoa se estressa, o corpo libera hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina. Esses hormônios ativam o sistema imunológico, que desencadeia uma resposta inflamatória.

Obesidade

Um dos motivos da obesidade desencadear inflamações no corpo é devido à grande produção de citocinas pró-inflamatórias pelo tecido adiposo. O excesso desse tecido em pessoas obesas pode levar ao estresse oxidativo, um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade antioxidante do corpo.

Tabagismo

O tabagismo introduz toxinas no organismo, desencadeando uma resposta inflamatória para combatê-las, o que danifica tecidos e órgãos ao longo do tempo. Além disso, ele compromete o sistema imunológico, tornando-o menos eficaz na regulação da resposta inflamatória e na defesa contra infecções.

Dieta desequilibrada

Uma dieta com déficit de frutas e legumes pode causar inflamação. Isso acontece porque esses são ótimos alimentos para desinflamar o corpo, pois têm nutrientes antioxidantes, como vitamina C e E, ômega-3, zinco e potássio.

Envelhecimento

Quando envelhecemos, nosso corpo aumenta a produção de radicais livres e diminui a atividade de antioxidantes no organismo. Essa combinação leva ao estresse oxidativo e à inflamação.

Sintomas de um corpo inflamado

O corpo sempre nos dá sinais quando há algo de errado com seu funcionamento. E quando o assunto é inflamação, não é diferente. Um corpo inflamado apresenta irregularidades e sintomas em diversas regiões, que podem variar de acordo com a causa e a gravidade. Alguns exemplos:

  • problemas de pele;
  • alteração no funcionamento intestinal;
  • inchaço;
  • falta de energia;
  • ganho de peso;
  • alterações de humor;
  • dores;
  • baixa imunidade.

Alimentos anti-inflamatórios

Agora que já foram apresentadas as causas e sintomas, como desinflamar o corpo? Optar por uma dieta equilibrada e rica em alimentos naturais e frescos pode ajudar a regular a inflamação, promovendo a saúde geral e reduzindo o risco de doenças crônicas.

Saiba como desinflamar o corpo com alimentação a partir desta lista de alimentos ricos em nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que você pode incluir na sua rotina:

Peixes gordurosos

Na dúvida sobre como desinflamar o corpo? Invista em peixes como salmão, sardinha e atum. Eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, composto que direciona as células para atuarem na diminuição da resposta inflamatória.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas, contêm antioxidantes, como os flavonoides, que reduzem a inflamação crônica, combatendo o estresse oxidativo.

Vegetais folhosos verde-escuros

Vegetais como espinafre e couve são ricos em cálcio e possuem vitaminas A, C e E. Essas propriedades são antioxidantes e anti-inflamatórias, e diminuem a produção de radicais livres. Como consequência, evitam a inflamação causada pelos danos ao sistema imunológico.

Oleaginosas

Grãos e sementes como nozes, amêndoas e castanhas também são ricos em ácidos graxos, ômega-3 e vitamina E. Por isso, são uma ótima opção quando se quer saber como desinflamar o corpo. Eles ajudam a modular a resposta inflamatória do corpo e a reduzir o risco de doenças relacionadas à inflamação.

Gengibre

Essa raiz contém gingerol, composto bioativo rico em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O gengibre também tem capacidades analgésica, termogênica e diurética. Além de ajudar a reduzir a produção de substâncias pró-inflamatórias e a aliviar a dor, ele é um ótimo aliado se você quer saber como desinchar o corpo.

A Natural One te ajuda a manter uma dieta saudável

Já foi provado que uma das melhores formas de evitar ou combater uma inflamação é por meio de uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ninguém melhor para te ajudar nessa mudança de hábitos do que a Natural One. Os sucos 100% naturais, sem adição de açúcares e conservantes, são uma ótima maneira de inserir frutas, legumes, folhas verdes e até raízes com propriedades anti-inflamatórias na sua alimentação diária de forma eficaz e saborosa.

No site da Natural One, você encontra diversas opções de sucos naturais, entre eles, o suco verde, que contém couve, espinafre e gengibre, e o suco de framboesa com limão. Duas opções que, além de deliciosas, são uma explosão de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios. Visite o site e conheça sucos saborosos!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Minimizar os impactos ambientais é de extrema urgência, e a logística reversa, também conhecida como Política Nacional...