Search
Close this search box.

Texto Alternativo - Na imagem há diversas frutas juntas: abacaxi, uva, laranja, uvas verdes, ameixas.

COMO SABER SE A FRUTA ESTÁ MADURA?

SUMÁRIO

Queremos aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais que as frutas oferecem, então, é crucial saber reconhecer quando elas estão maduras para que não sejam perdidas. Para isso, é importante avaliar cuidadosamente as frutas antes de comprá-las.

E, por falar nisso, nada de perdê-las! Se a fruta estiver passando do ponto, você pode usá-la de outras formas – por exemplo, as compostas são fáceis de fazer, são versáteis e evitam o desperdício.

De modo geral, para saber se uma fruta está madura, é preciso avaliar alguns aspectos, como cor, cheiro, textura… conhecer o tempo de maturação de cada uma também é importante.

Cada fruta tem suas próprias características de maturação, e entendê-las pode ajudar a escolher unidades maduras e mais saborosas na hora da compra. Confira dicas para escolher algumas frutas.

Abacate

Vamos começar pelo abacate, que costuma ser polêmico nesse assunto. Para saber se ele está maduro, você pode retirar o pequeno caule da parte superior; se o caule se soltar facilmente e houver uma cor verde-amarelada sob ele, o abacate está maduro. Já se o caule estiver difícil de remover ou se a cor for marrom, o abacate pode estar passado.

Melão

Texto Alternativo - Na imagem há três fatias de melão.

Para saber se o melão está no ponto certo, pressione levemente a extremidade oposta ao caule. Se ela estiver macia e ceder um pouco, o melão está pronto; mas, se estiver dura como pedra, a fruta ainda precisa amadurecer um pouco mais.

Manga

Texto Alternativo - Na imagem há sobre uma mesa de madeira e uma tábua, uma manda inteira, metade da fruta cortada e outra parte da manga em cubos.

A manga também pode ser um pouco complicada na hora de identificar se está madura ou não, mas uma maneira fácil de saber é pressionar um pouco a fruta. Ela deve ceder levemente a esse toque. Você também pode cheirar a manga – um aroma doce indica que ela está madura. Além disso, uma manga madura costuma ter cor amarelo-alaranjada.

Abacaxi

Um truque curioso para identificar se o abacaxi está maduro é puxar uma folha da parte superior da fruta. Se ela sair facilmente, o abacaxi está maduro; mas, se estiver difícil de puxar, significa que ele ainda não está ideal para o consumo e precisa ficar mais alguns dias em temperatura ambiente.

Maracujá

Para identificar se um maracujá está maduro, você pode levar a fruta ao ouvido e chacoalhá-la levemente. Se ouvir o som das sementes batendo dentro do maracujá, é um sinal de que ele está maduro e pronto para ser consumido. Isso acontece porque, à medida que o maracujá amadurece, as sementes dentro dele começam a se soltar e a bater contra a casca.

Pêssego

Por último, mas não menos importante, o pêssego. Um jeito de saber se ele está maduro é cheirar a fruta. Um aroma doce e agradável indica que está no ponto certo. Para ter certeza, você também pode verificar se a fruta cede um pouco quando pressionada suavemente com o dedo.

Tenha sempre o melhor das frutas

Com essas dicas em mente, você nunca mais vai levar uma fruta para casa sem saber se ela está pronta para ser consumida e poderá desfrutar de seu sabor e de todos os seus benefícios nutricionais. Compartilhe essas dicas e truques com seus amigos e familiares, para que eles também possam se tornar especialistas em identificar frutas maduras.


Quer aproveitar ainda mais o melhor das frutas? Na Natural One, você encontra sucos 100% naturais, feitos com frutas e vegetais e mais nada! Sem conservantes, produzidos com a mais alta qualidade e tecnologia, para você desfrutar do mais puro sabor da fruta e sentir a natureza a cada gole. Confira e aproveite!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre...