Search
Close this search box.

Entenda qual é a diferença entre vegano e vegetariano

SUMÁRIO

Cada vez mais, o consumo de carne deixa de ser uma prioridade em muitas dietas. Inclusive, algumas delas são livres de todo alimento de origem animal. Nesse sentido, você sabe qual é a diferença entre vegano e vegetariano? Os termos podem até ser parecidos, mas são bem diferentes na prática.

 

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), com base nos dados coletados pelo Ibope em 2018, atualmente, 14% da população brasileira é vegetariana. As motivações por trás dessa mudança de hábitos alimentares podem ser éticas, ambientais, nutricionais ou religiosas.

 

Se você já ouvir falar em vegetarianismo e veganismo, mas ainda tem algumas dúvidas sobre esses tipos de alimentação e terminologias, continue com a gente neste post. Vamos ajudar você a entender de uma vez por todas qual é a diferença entre vegano e vegetariano.

O que define o vegetarianismo?

 

Em essência, o que é ser vegetariano envolve a exclusão do consumo de carne animal (bovina, suína, de frango, peixes ou frutos do mar) da dieta. Em alguns casos, os derivados de origem animal podem continuar sendo consumidos. No entanto, existem algumas diferenças de classificação no vegetarianismo:

 

  • ovolactovegetarianos: consomem produtos de origem animal, como ovos, leite e derivados. Nesse caso, só é proibido comer carnes;
  • lactovegetarianos: permitem a inclusão do leite e dos derivados na dieta, excluindo apenas o consumo de carnes e ovos;
  • ovovegetarianos: possuem um cardápio composto apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, sem laticínios e carne;
  • vegetarianos semiestritos: excluem quase todos os alimentos de origem animal, mantendo apenas o consumo de mel;
  • vegetarianos estritos: proíbem todos os produtos de origem animal, excluindo o consumo de qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc.
 

mulher comendo salada representando qual a diferença entre vegano e vegetariano

O que significa ser vegano?

 

O veganismo pode ser entendido como uma vertente mais intensiva do vegetarianismo. Ou seja, enquanto os vegetarianos se restringem apenas à alimentação, os veganos evitam ao máximo consumir todo produto de origem animal. Inclusive, eles são contra zoológicos, aquários, rodeios, etc.

 

Os veganos também não usam roupas, cosméticos e medicamentos que envolvam algum tipo de teste ou sofrimento animal. Então, quando questionar o que é ser vegano, entenda que se trata de um estilo de vida, uma vez que há uma preocupação ética e política em diminuir a exploração da vida animal.

 

É possível manter o bem-estar sem comer carne?

 

Agora que já explicamos a diferença entre vegano e vegetariano, vamos responder a uma pergunta muito comum: deixar de consumir produtos de origem animal traz riscos para a saúde? Ainda que as carnes sejam grandes fontes de proteínas e nutrientes, é possível encontrar esses elementos nas frutas e nos vegetais.

 

Algumas ótimas fontes de proteína vegetal são as amêndoas, a quinoa, a castanha, a banana e o abacate. Então, é possível manter uma vida saudável adotando uma dieta vegana ou vegetariana. O importante é construir uma alimentação variada e equilibrada, com vitaminas, fibras e sais minerais.

 

Além disso, é recomendado consultar um nutricionista ou nutrólogo, afinal, cada organismo é único. Portanto, ao consumir apenas comidas veganas ou vegetarianas, é necessário montar um cardápio capaz de fornecer todos os nutrientes que promovem o [ bem-estar, evitando problemas nutricionais.

 

Frutas ricas em proteínas vegetais

 

Quem possui uma alimentação vegana ou vegetariana precisa ficar atento à ingestão correta de proteínas. Elas são importantes para a construção dos músculos, o desenvolvimento das células, a produção dos hormônios e diversos outros fatores. Que tal ingerir as proteínas vegetais por meio de sucos 100% naturais?

 

O suco de goiaba é uma excelente opção para o dia a dia. A fruta está entre os alimentos que fornecem proteína vegetal, bem como uma diversidade de vitaminas, minerais e fibras. Por si só, a goiaba ajuda a melhorar a saúde dos sistemas imunológico e digestivo, além de proteger a pele e o coração.

 

Se você gosta de frutas cítricas, fique sabendo que o suco de maracujá também é uma fonte de proteína vegetal. Essa fruta tropical é rica em propriedades que ajudam a relaxar e melhorar o sono. Além disso, auxilia no fortalecimento da imunidade, no controle do índice glicêmico e na melhora da digestão.

 

imagem dos sucos da Natural One completando a pauta sobre a diferença entre vegano e vegetariano

Dê um up na sua dieta com os sucos da Natural One!

 

Entender a diferença entre vegano e vegetariano nunca foi tão fácil, né? Então, se você procura uma alimentação saudável e equilibrada, não deixe de incluir os sucos 100% naturais da Natural One na sua dieta! No nosso catálogo, temos diversas opções para você beber sozinho ou compartilhar!

 

Aproveite e confira a nossa linha de sucos ambientes, que não precisam de refrigeração para manter todo o sabor e frescor das frutas. Temos bebidas refrescantes e deliciosas com laranja, uva, maçã e pêssego. Faça o seu pedido sem sair de casa. Basta conferir se já estamos entregando aí pertinho de você.

 

Se você quer ter acesso a vantagens exclusivas, participe do nosso clube de assinaturas. Não fique de fora! Experimente a natureza a cada gole com as bebidas da Natural One!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...