Search
Close this search box.

gestão de residuos

O que é gestão de resíduos, sua importância e como fazê-la?

SUMÁRIO

A gestão de resíduos tem sido um tema cada vez mais debatido na sociedade atual, pois as práticas sustentáveis já se tornaram um hábito para muitas pessoas. Para uma parte da população mundial, a busca por ações que promovam a preservação ambiental já é uma prioridade.

Porém, essa causa que interfere na vida do planeta ainda tem muito a expandir. Quando falamos em resíduos, os provenientes de alimentos e bebidas são os mais importantes. Se você quer saber como aplicar mais essa prática na sua rotina, continue a leitura e entenda como fazer a destinação de resíduos.

gestão de residuos

O que é gestão de resíduos?

Antes de entrar em detalhes sobre como colocar a coleta de resíduos em prática, é importante entender esse conceito. A gestão de resíduos é um conjunto de práticas voltadas para o manejo adequado dos materiais descartados, visando à redução, à reutilização e à reciclagem.

Ela envolve toda a cadeia, desde a geração do resíduo até seu destino final, promovendo uma abordagem holística para lidar com eles de forma sustentável.

Por exemplo, se você consumir uma refeição na rua e sobrarem restos de comida e objetos descartáveis, em vez de jogar tudo em uma lixeira comum, você faz a separação adequada.

Como ela funciona?

A gestão de resíduos opera em diversas etapas. Inicialmente, é essencial identificar a origem e o tipo de resíduo gerado, depois fazer a separação eficiente desses materiais, pois facilita a aplicação de práticas como a reciclagem e a compostagem.

Existem empresas que adotam o sistema de gestão de resíduos, a coleta seletiva, contribuindo para a eficácia do processo. No entanto, é importante que cada indivíduo adote a sua prática e tenha o hábito de contribuir para a preservação do Meio Ambiente, tão importante para a vida humana.

Assim, existem diferentes tipos de resíduos, classificados conforme sua origem, composição e periculosidade. Para um bom descarte de resíduos, é necessário separar papel, vidro, metal e resíduos químicos e orgânicos.

Qual a sua importância?

Falar sobre a importância da gestão de resíduos é transcender a esfera ambiental. Ela impacta diretamente na saúde pública, na economia e na preservação dos recursos naturais.

Ao adotar práticas de gestão responsável, reduzimos a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, diminuindo a poluição e preservando ecossistemas.

Além disso, com o Meio Ambiente bem-cuidado e preservado, mais plantas e árvores sobrevivem, contribuindo para a própria vida do homem, já que produzem o oxigênio para a nossa respiração.

Por isso, a Natural One é uma apoiadora dessa ideia, tanto que fez a 3ª edição do Coletivo Natural, com o objetivo de estimular a prática da gestão de resíduos na sociedade, incentivando projetos que colaboram com a preservação do meio ambiente.

Nesta última edição os ganhadores foram: AIPER, Circulô e Duilio Meliponicultura, onde ganharam R$ 30 mil, uma mentoria online e um curso incrível da Rafa Cappai, referência no empreendedorismo criativo. Você pode conferir mais detalhes neste link.

gestão de residuos

O que a legislação brasileira diz sobre isso?

A legislação ambiental tem desempenhado um papel crucial na promoção da gestão de resíduos. Em muitos países, existem leis que regulamentam a disposição adequada de resíduos, incentivam a reciclagem e impõem penalidades para práticas inadequadas.

Estar alinhado com essas normativas não apenas demonstra responsabilidade social, mas também evita sanções legais. No entanto, o Brasil é um dos países que têm a política, mas poucos aderentes. Ainda hoje, a forma com que o país lida com a gestão de resíduos é um problema urbano, mesmo com a Política Nacional de Resíduos (PNRS), Lei nº 12.305/2010.

Essa lei determina e assegura o reaproveitamento da reciclagem e a redução dos rejeitos para o processo de reciclagem.

Como começar a fazer uma gestão de resíduos?

A gestão de resíduos dentro de casa é uma prática importante para contribuir para a sustentabilidade ambiental. Além disso, o consumo de alimentos sustentáveis desempenha um papel essencial na redução do impacto ambiental.

Sabe aqueles restos de alimentos, bebidas e demais materiais que consideramos “lixo”? É nesse momento que você deve ter atenção, pois nem tudo é orgânico.

Por isso, você pode seguir algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma coleta de resíduos adequada em casa e ainda contribuir para a promoção do consumo de alimentos saudáveis e mais sustentáveis:

  • priorize produtos com menos embalagens ou opte por aquelas recicláveis e mais sustentáveis, como as dos sucos naturais da Natural One;
  • evite o consumo de produtos que contêm microplásticos;
  • separe os resíduos conforme o ideal: metal, vidro, papel e orgânicos;
  • faça a reutilização de resíduos que forem possíveis, como casca de banana para fazer bolo, sobras de legumes para sopa etc;
  • implemente a coleta seletiva na sua casa e na comunidade em que você mora.

Ao aderir a essas práticas, você não apenas contribuirá para a gestão adequada de resíduos, mas também promoverá um estilo de vida mais sustentável, reduzindo o impacto no Meio Ambiente.

A Natural One é aliada nas refeições do seu cotidiano

A gestão de resíduos é um compromisso essencial para construir um futuro mais sustentável. Ao compreender o que é, como funciona e sua importância, podemos trilhar um caminho em que práticas responsáveis se tornam a norma. E isso vai desde o que você consome até as práticas de descarte.

A Natural One, marca reconhecida por suas bebidas naturais, é um exemplo inspirador de como a gestão de resíduos pode ser incorporada nos negócios. A empresa adota embalagens recicláveis e investe em processos que minimizam o impacto ambiental. Conheça mais seus produtos.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...