Search
Close this search box.

Conheça a história da laranja e a importância de cultivá-la

SUMÁRIO

Você sabe qual é a história da laranja e qual foi a sua origem? Essa fruta é um dos alimentos mais populares não só no Brasil, mas também no mundo. Muito usada para preparar sucos, bolos e tortas, o alimento é rico em vitaminas e nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

As vitaminas presentes na laranja vão além da vitamina C: ela ainda é rica em vitamina A, B e flavonoides que reforçam o sistema imunológico, deixando o organismo mais forte e, assim, prevenindo doenças. 

Por ter tantos benefícios e custo acessível, a exportação de laranja no Brasil movimenta a economia do mundo, gerando lucro e empregabilidade. Portanto, saiba mais sobre a laranja e qual é a sua origem.

Qual a origem da laranja?

A história da laranja é bem interessante, e muitas pessoas acham que ela surgiu no Brasil, justamente por ser tão consumida no país. Contudo, na verdade, a fruta é originária do continente asiático. Os primeiros pomares de laranjeira se desenvolveram entre a Índia e o sudoeste da Ásia, principalmente na China. 

Não se sabe ao certo, mas há evidências de que o cultivo da fruta começou há mais de 7000 anos, propagada pelos árabes. Desse modo, outros povos começaram a ter acesso ao fruto, e os romanos foram os primeiros europeus a cultivá-lo.

A partir daí, as sementes da laranja foram levadas a outros continentes para iniciar o cultivo. Entretanto, inicialmente, a laranja se popularizou entre os militares e os nobres, sendo muito utilizada para fins medicinais — especialmente as espécies mais amargas.

Origem da laranja no Brasil

Como informado, a fruta surgiu no continente asiático, mas qual é a origem da laranja na América do Sul? Após ser introduzida na Europa, a fruta chegou às Américas em meados de 1500. Entretanto, somente na segunda metade do século XIX o cultivo ganhou força e o fruto começou a ser comercializado.

A história da laranja no Brasil começou por volta de 1530, quando a fruta foi trazida pelos portugueses. Eles entenderam que a vitamina C presente na laranja poderia ser eficiente contra o escorbuto, uma doença que estava assolando as tripulações dos navios durante o período das grandes navegações.

Com o tempo, a laranja se tornou a fruta mais cultivada no Brasil e fez do país o maior produtor de laranja do mundo. São cerca de 800 mil hectares de área cultivada. Além disso, o Brasil produz mais de 17 milhões de toneladas e exporta 98% da produção para vários países.

Importância da laranja para a economia global

A história da laranja é muito importante para o mundo, visto que o cultivo da fruta movimenta a economia global. Por ser popular e versátil, pode ser consumida fresca ou utilizada para a preparação de sucos naturais, bolos, tortas, entre outros pratos culinários. 

Além disso, o consumo de alimentos saudáveis virou tendência mundial, e o Brasil tem se destacado nesse mercado. O país exporta cerca de um milhão de toneladas de sucos naturais de laranja para o mundo todo. 

Cheio de ideias inovadoras, as bebidas são produzidas a partir do suco da laranja para gerar outros sabores com mix de frutas. Assim, são destinados ao mercado internacional, principalmente aos países da Europa.

Tipos de laranja mais conhecidos no Brasil 

Agora que você já sabe mais sobre a origem da laranja no Brasil, é hora de saber quais são os tipos mais populares no país. Confira suas principais características!

Laranja-pera 

A laranja-pera é um dos tipos de laranja no Brasil mais consumidos. Por ser mais adocicada e ter menos sementes, é ideal para consumir in natura e para preparar sucos e saladas. Além do mais, pode ser utilizada para acompanhar e decorar pratos culinários.

Laranja-lima

Esse tipo de laranja é a opção menos ácido entre as frutas cítricas, sendo muito consumida por pessoas com problemas gastrointestinais. Além disso, é perfeita para a introdução alimentar dos bebês.

Laranja-natal

Se o objetivo é comprar a fruta para fazer sucos, a laranja-natal é uma ótima opção. Além de ser bem docinha e abundante, a polpa possui tonalidade avermelhada. Assim, é possível preparar uma bebida suculenta e com a cor bem viva.

Laranja-da-terra

A laranja-da-terra é uma das variedades mais amargas e, por possuir essa característica, é muito utilizada na preparação de chás de laranja devido às suas propriedades medicinais. Inclusive, funciona como uma bebida digestiva para auxiliar em problemas gastrointestinais e como expectorante.

Laranja-bahia

Essa laranja possui casca bem grossa e a polpa bem suculenta. Essa variedade é bastante conhecida no Brasil. Por ter um sabor levemente adocicado e não possuir sementes, é bastante utilizada na culinária, especialmente em saladas de frutas.

diferentes tipos da fruta cortada ao meio representando a história da laranja

Delicie-se com os sucos naturais da Natural One

Surpreendeu-se ao saber a história da laranja? Com os sucos da Natural One, você pode se surpreender ainda mais. São 14 sabores produzidos com frutas e vegetais frescos sem adição de açúcar, conservantes e aromatizantes artificiais

Aliás, temos suco de laranja natural refrigerado ou em temperatura ambiente para você aproveitar todos os benefícios da fruta. Então, acesse o site da Natural One e faça já o seu pedido!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...