Search
Close this search box.

Reeducação alimentar: importância e como começar!

SUMÁRIO

Comportamentos alimentares saudáveis são fundamentais para a prevenção de doenças, controle do peso e melhora da qualidade de vida. Para isso, em alguns casos, é preciso realizar uma reeducação alimentar para fornecer ao nosso organismo todas as vitaminas, fibras e minerais de que ele precisa na medida certa.


Os bons hábitos alimentares podem ser desenvolvidos desde a infância, incentivando os pequenos a consumirem diferentes tipos de alimentos, mastigar corretamente e definir horários regulares para cada refeição. Ao longo da vida, a continuidade dessas práticas se torna um hábito natural e não exige esforço.


Descubra um pouco mais sobre o que é reeducação alimentar e veja de quais maneiras ela pode fazer toda a diferença na sua rotina, disposição e saúde da mente e do corpo. Continue a leitura neste post rico em informações que a Natural One preparou para você começar a sua reeducação alimentar. Confira!


Reeducação alimentar na prática


A reeducação alimentar não envolve necessariamente restringir determinados tipos de alimentos ou apenas manter uma alimentação equilibrada. Ela diz respeito ao conjunto de comportamentos diários relacionados à escolha e à preparação saudável dos alimentos, assim como o consumo das porções em horários corretos.


O mais importante nesse processo de construção de bons hábitos alimentares é não encarar a reeducação alimentar como uma vilã ou um tipo de castigo. Tente enxergá-la como um método que permitirá que você leve uma vida saudável, com mais disposição e tranquilidade.


mulher comendo prato saudável representando a reeducação alimentar

Como começar a reeducação alimentar?


O processo de como começar a reeducação alimentar pode ser iniciado sem que a mudança de hábitos alimentares cause grandes impactos na sua rotina. Para isso, é fundamental repensar a relação com os alimentos que você consome, eliminar comportamentos prejudiciais para sua saúde e definir os horários de cada refeição.


O segredo é estabelecer metas que possam ser cumpridas sem muito esforço, estejam alinhadas à sua realidade e respeitem a sua capacidade de adaptação. Para evitar frustrações, a palavra-chave é paciência. Evite dietas muito restritivas, pois além de não serem saudáveis, elas podem causar frustração a curto prazo.


Por isso, é aconselhável sempre realizar uma consulta com um nutricionista para elaborar um cardápio que respeite as suas necessidades nutricionais. Veja a seguir alguns hábitos que podem fazer toda a diferença na sua saúde física e mental:


      • mastigue devagar, tente descansar entre cada uma das porções;

      • hidrate-se durante o dia, bebendo ao menos dois litros de água diariamente;

      • evite ingerir líquidos enquanto está se alimentando;

      • tente fazer as refeições em ambientes tranquilos, sem perder o foco;

      • elimine alimentos ultraprocessados e ingredientes desconhecidos;
      • crie o hábito de preparar as próprias refeições em casa para construir uma alimentação mais consciente.

     

    Os benefícios da reeducação alimentar

    Dentre os principais benefícios da reeducação alimentar para a saúde, podemos citar o combate à deficiência de nutrientes essenciais para o bem-estar, uma vez que uma alimentação saudável oferece vitaminas, minerais e outros nutrientes.


    Inclusive, no catálogo de sucos 100% naturais da Natural One, você encontra esses benefícios e muito mais! Dessa forma, você previne e combate doenças, como obesidade, depressão, diabetes e pressão alta.


    Outra vantagem da reeducação alimentar está relacionada à redução da prisão de ventre, já que o consumo de alimentos ricos em fibras e água ajudam a manter o funcionamento saudável do intestino. Siga a Natural One no Instagram para conferir essas e outras informações sobre as vantagens da reeducação alimentar.


    Reeducação alimentar ajuda a perder peso?


    Sim, a reeducação alimentar para emagrecer é uma ótima estratégia para você perder peso com saúde sem correr o risco de engordar novamente. Ao reeducar a forma como você se alimenta, não precisará restringir totalmente certos tipos de alimento que você gosta, apenas consumi-los nas porções corretas.


    Ao perder peso por meio da reeducação alimentar, você reduz o risco do efeito sanfona, algo muito comum em dietas mais restritivas. Nesse sentido, também é importante que você aprenda como reeducar o paladar para se acostumar a ingerir diferentes tipos de frutas, vegetais, carnes magras e doces mais saudáveis.


    Outro ponto importante a se prestar atenção é nos intervalos entre as refeições. A recomendação é evitar ficar grandes períodos sem comer para garantir a estabilidade dos níveis de glicose no corpo, além de assegurar que você sinta menos fome.


    Entendeu a diferença entre reeducação alimentar e dieta?


    Se ainda ficou alguma dúvida sobre a diferença entre reeducação alimentar e dieta, nós explicamos! Ao contrário das dietas, que possuem um prazo de validade e costumam ser bem restritivas, a reeducação alimentar parte de uma ideia de consumo mais saudável e consciente.


    Sendo assim, não tente restringir determinados alimentos sem antes se consultar com um nutricionista, pois há o risco de deixar o organismo fraco e vulnerável a vírus e bactérias. O conceito da reeducação alimentar envolve, basicamente, a ingestão dos alimentos certos nos momentos certos, sem abusos.


    Aposte na reeducação alimentar com os sucos da Natural One!


    Está pensando em apostar na reeducação alimentar para resgatar o seu prazer de comer com saúde? Então, não deixe de conferir o nosso suco de Mamão com Laranja para incluir ainda mais vitaminas, fibras e minerais no seu cardápio! Somos líderes em sucos naturais, respeitando a natureza com tecnologia e criatividade!


    mulher tomando suco da natural one representando a reeducação alimentar

    Conheça o nosso suco Veggie Beterraba, uma deliciosa bebida mista de vegetais e frutas, incluída na nossa categoria de refrigerados, com ingredientes mais sensíveis, que curtem o friozinho da geladeira para conservar o frescor. Rico em nutrientes, este suco não contém adoçantes nem conservantes.

    Compartilhe

    Sobre o Autor

    VocÊ vai gostar de ler também

    O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...