Search
Close this search box.

Texto alternativo: Na imagem há um pôr do sol e coqueiros representando uma tarde de verão

Sustentabilidade: como cuidar do planeta nos dias de verão?

SUMÁRIO

Ai, que delícia o verão! Com suas praias ensolaradas e dias cada vez mais longos, essa é uma época em que as pessoas buscam o refúgio da natureza para aproveitar o calor, se refrescar e apreciar toda a beleza que os ambientes ao ar livre oferecem, só não dá para esquecer da sustentabilidade. No entanto, é fundamental lembrar que, ao curtir os dias quentes, também temos a responsabilidade de preservar e cuidar do meio ambiente.

 

O que é responsabilidade ambiental?

 

Quando falamos em responsabilidade ambiental, falamos de um compromisso fundamental que todos nós compartilhamos: preservar o planeta. Cuidar da natureza não é apenas uma opção, é uma necessidade. Quando adotamos práticas sustentáveis no nosso cotidiano, contribuímos para a nossa própria saúde, para a saúde do meio ambiente e, claro, das futuras gerações. 

 

Buscar o equilíbrio entre nossas atividades diárias e o respeito ao meio ambiente é a chave para garantir que a beleza e a diversidade da natureza perdurem, além de promover uma consciência coletiva em prol dessa causa.

 

Apesar dos recordes de calor atingidos ano após ano, as práticas sustentáveis ainda podem fazer a diferença e também devem ser adotadas no verão. É fundamental minimizar o impacto ecológico negativo enquanto desfrutamos das maravilhas naturais que essa estação nos proporciona. Veja algumas dicas que selecionamos para você!

Texto alternativo: na imagem há o mar em azul claro, com diversos plásticos boiando, representando a necessidade de ser sustentável

  1. Cuidados na praia

Ao visitar praias e litorais, é essencial “não deixar rastros”, uma prática já muito conhecida por quem mora nessas regiões. Leve sempre consigo sacolas para coletar seu lixo; quando puder, recolha os resíduos encontrados na areia, mesmo os deixados por outras pessoas, e, sobretudo, evite descartar plásticos e outros materiais na praia. A poluição é uma ameaça crescente, o nível de lixo no mar beira números absurdos e, de fato, pequenas ações individuais podem sim fazer a diferença.

 

  1. Escolhas sustentáveis nas férias

Ao planejar viagens de verão, você pode optar por meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte público ou caronas compartilhadas. Além disso, escolha acomodações e apoie empresas que adotem práticas ambientalmente amigáveis, como a reciclagem de resíduos, o uso de energias renováveis e o suporte a projetos e organizações que favorecem o meio ambiente.

 

  1. Hidratação consciente

Com as altas temperaturas do verão, a hidratação é crucial, mas isso não significa que precisamos gerar resíduos desnecessários. É muito importante evitar o uso excessivo de garrafas plásticas descartáveis, optando por garrafas reutilizáveis. Assim, além de economizar recursos, você apoia a redução da quantidade de plástico, responsável por grande parte da poluição dos oceanos.

 

Texto alternativo: na imagem há várias frutas juntas, laranja, morango, amora, maçã

  1. Refresque-se de maneira sustentável

As frutas e os vegetais da estação podem ser uma maneira refrescante e sustentável de sempre se manter hidratado e bem-disposto. Você pode, por exemplo, preparar sucos naturais, smoothies e picolés em casa, evitando embalagens plásticas e o excesso de açúcares presentes em opções industrializadas.

 

  1. Proteção à vida marinha

Sempre que participar de atividades aquáticas, é essencial estar atento à vida marinha ao seu redor. Se for realizar mergulhos, por exemplo, evite áreas de corais e respeite as regras de observação. Nunca descarte resíduos na água e, se possível, participe de iniciativas de limpeza de praias para contribuir para a saúde dos oceanos. 

 

Texto alternativo: na imagem há uma mão, próxima a um chuveiro e a água está caindo

  1. Sustentabilidade: Banho, água e uso de energia 

Nos dias quentes de verão, é comum recorrermos a banhos mais frequentes para nos refrescarmos. No entanto, é importante ter consciência com relação ao consumo de água, evitando banhos excessivos e fechando a torneira enquanto se ensaboa. Além disso, considere utilizar o ar-condicionado e ventiladores de forma moderada, desligando esses aparelhos quando não estiverem em uso. Isso não só economiza energia, mas contribui também para a redução da pegada de carbono.

 

  1. Aproveitando a natureza

Quando fizer trilhas e visitar parques e reservas naturais, mantenha-se nas áreas destinadas ao lazer para evitar danos à vegetação local. Além disso, respeite a vida selvagem e evite alimentar os animais, pois isso pode interferir em seus hábitos naturais. Desfrute da natureza da forma correta: com atitudes conscientes e sustentáveis.

 

  1. Reciclar e reutilizar

Esteja atento à coleta seletiva e ao descarte adequado de resíduos. Pense na possibilidade de reciclar materiais como latas, garrafas e papel, além de reutilizar itens sempre que possível. A prática constante desses hábitos contribui para a redução do volume de resíduos que acabam em aterros sanitários e poluem o meio ambiente.

 

Por falar em reciclagem e resíduos…

 

Texto alternativo: Na imagem há um banner escrito Coletivo Natural - terceira edição. Representando o projeto de sustentabilidade da Natural One

Na 3ª edição do Coletivo Natural, que teve como tema a gestão de resíduos, foram premiados três incríveis projetos que, cada um à sua própria maneira, dão um novo rumo aos resíduos. Conheça essas iniciativas!

  • Aiper 

Utiliza resíduos agroindustriais e alimentos como fonte nutritiva para bactérias, visando à produção de biopigmentos microbianos através do processo fermentativo.

  • Circulô

Reduz a carga das mães relacionada ao vestir, proporcionando um armário-cápsula compartilhado com roupas de maior qualidade, extenso ciclo de vida e, consequentemente, valor mais em conta.

  • Duilio Meliponicultura

Devolve a madeira em formato de lares para as abelhas, e elas, pela polinização, nos devolvem a sucessão das florestas, garantindo nosso futuro.

Cuidar do planeta nos dias de verão não significa sacrificar o prazer das atividades ao ar livre, mas sim adotar práticas sustentáveis que nos permitem desfrutar desses momentos com responsabilidade. Por isso, incentivamos a busca por um estilo de vida que esteja alinhado com os princípios de sustentabilidade, reconhecendo que a preservação do meio ambiente é um dever compartilhado. 

Ao incorporar pequenas mudanças em nossos hábitos diários durante o verão, podemos contribuir para a proteção e conservação do planeta, garantindo que as próximas gerações também possam aproveitar toda a beleza e vitalidade que a natureza e essa estação têm a oferecer.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...