Search
Close this search box.

Todo plástico pode ser reciclado?

SUMÁRIO

Fala-se muito em plástico PET, mas você sabe o que ele é e se é reciclável? PET é a sigla para polietileno tereftalato, que é esse plástico menos rígido, bem moldável, ideal para embalagens. As garrafas da Natural One são feitas de plástico PET, que é 100% reciclável.

 

O plástico se torna um problema para o meio ambiente quando é incorretamente descartado. Por isso, é importante reciclá-lo. Vale a pena, afinal, o material demora 400 anos para ser decomposto pela natureza.

 

A Natural One se preocupa com a natureza e, por isso, se responsabiliza pelas garrafas dos sucos depois que elas saem da sua casa. Como? A empresa garante a compensação da reciclagem, em peso e material, por meio da parceria com o Eu Reciclo (procure na embalagem dos sucos Natural One o selo Eu Reciclo). Em cinco anos de parceria, já contabilizamos mais de 1.700 toneladas de embalagens recicladas!

 

Você também pode fazer a sua parte encaminhando as embalagens dos sucos Natural One, incluindo tampa e rótulo, para a reciclagem – e outros plásticos também, além de vidro, metal e papel. 

 

Além da coleta seletiva, que acontece em diversas cidades do País, há a possibilidade de levar o lixo reciclável a pontos de coleta.

 

No entanto, nem todo plástico é reciclável, como os chamados termofixos, considerados de vida longa. Mais rígidos, com eles são produzidos aparelhos de tevê e celulares, por exemplo. 

Você já sabe fazer o descarte correto? A lixeira marrom é para o lixo orgânico, a amarela é para metal e a verde para vidro. O plástico vai na vermelha.

Como saber se o plástico é reciclável? 

Leia o rótulo. Na embalagem plástica, um triângulo formado por três setas e um número é um símbolo indicativo de que o material é reciclável. O número indica o tipo de plástico e é usado para facilitar o trabalho dos centros de reciclagem na hora de fazer a triagem dos materiais. Veja alguns exemplos de plásticos recicláveis abaixo.


PET: usado em frascos e garrafas pelas indústrias alimentícia e farmacêutica, além de cosméticos, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis.


PEAD (polietileno de alta densidade): aquele que você encontra em embalagens de detergentes e de óleos automotivos, algumas sacolas de supermercados, tampas, potes e utilidades domésticas.

PVC (policloreto de vinila): rígido, é encontrado em embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maionese, tubulações, mangueiras, embalagens para remédios e brinquedos.

 

PEBD ou PELBD (polietileno de baixa densidade): flexível, é usado na fabricação de sacolas para supermercado e lojas, sacos de lixo, filmes para embalar alimentos, entre outros produtos.

 

PP (polipropileno): inquebrável, com ele são produzidos filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubulação de água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas e utilidades domésticas.

 

PS (poliestireno): leves, aparecem em potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de geladeira, pratos, tampas, copos descartáveis e brinquedos.

 

PLA (poliácido láctico): biodegradável, utilizado em itens como copos, recipientes, embalagens de alimentos, sacolas, pratos descartáveis, garrafas, canetas e bandejas.

 

Dica para reciclagem

Ao mandar para a reciclagem as embalagens de suco da Natural One – e qualquer outra contendo alimentos –, passe uma água para retirar os resíduos. Ao encaminhar os materiais limpos, você respeita os responsáveis pela coleta e triagem, já que os resíduos alimentares podem atrair bichos para o ambiente de trabalho.

 

Alternativa

Outra ideia bem legal é reaproveitar as embalagens dos sucos. Depois de higienizá-las e deixá-las secar, as garrafas vazias podem se transformar em recipientes para guardar mantimentos em casa, em um comedouro artesanal de passarinho e até em uma hortinha suspensa, no melhor estilo “faça você mesmo”. 

Com um pouco de criatividade, garrafas de plástico se transformam em objetos úteis, como este comedouro para passarinhos.

Novidade

Depois de dois anos de estudo, foi aprovada a fabricação de garrafas de plástico PET 100% reciclado para envase de sucos. A Natural One é a primeira empresa de sucos do Brasil a adotar essa tecnologia que vai impactar positivamente o meio ambiente. É uma notícia e tanto!

 

Assim fica + fácil 

Sabia que a Natural One entrega os sucos da linha Ambiente em todo o Brasil? Prático demais! Escolha os seus sabores favoritos e peça pelo site.

Compartilhe

Sobre o Autor

Com uma variedade de artigos e dicas sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, o blog oferece um conteúdo de qualidade e confiável para seus leitores.

VocÊ vai gostar de ler também

O maracujá se destaca não só pelo seu sabor refrescante, mas também por suas diversas vantagens para...