Search
Close this search box.

frutas ricas em vitamina A

Descubra tudo sobre a vitamina A e para que ela serve!

SUMÁRIO

O organismo humano precisa de uma ingestão constante de vitaminas para continuar saudável. Por isso, é importante saber em quais alimentos encontrá-las e como consumi-las corretamente. Entre elas, uma das essenciais é a vitamina A, necessária para a saúde da visão, da pele, do sistema imunológico e muito mais!


Basicamente, o corpo humano não consegue produzir sozinho esse nutriente. Dessa forma, é preciso adquiri-lo por meio de uma dieta nutritiva ou com suplementos complementares.


Sendo uma das vitaminas mais indispensáveis para o desenvolvimento saudável desde a gestação, ela merece crédito! Neste post, você descobre um pouco mais sobre para que a vitamina A serve, em quais alimentos encontrá-la e qual é a quantidade recomendada para consumo.


O que é vitamina A?


Apesar do nome, a vitamina A é um termo genérico que engloba uma família de micronutrientes lipossolúveis, ou seja, dissolvidos em gordura. Ela está disponível na forma de retinol (pré-formada), em alimentos de origem animal, e como carotenoides (pró-vitamina A), nos vegetais.


O primeiro tipo é encontrado pronto nos alimentos, enquanto o segundo precisa ser convertido em vitamina A no organismo para fornecer os benefícios. No corpo, a forma mais predominante e atuante da vitamina é o retinol.


Toda vitamina A pré-formada e pró-vitamina A ingerida se transforma em retinol pelo metabolismo. Cerca de 50 a 85%, fica armazenada no fígado e é transportada para os tecidos conforme a necessidade do corpo. Conseguiu entender o que é vitamina A? Então, descubra mais sobre os benefícios.


frutas ricas em vitamina A


Para que a vitamina A serve?


Os benefícios da vitamina A são muitos e estão diretamente ligados à qualidade de vida. Por exemplo, ela é fundamental para prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade, que, em casos graves, causa a perda da visão.


Além disso, ela ajuda a combater o envelhecimento precoce, devido às propriedades antioxidantes. Dessa forma, neutraliza o excesso de radicais livres no organismo, os vilões responsáveis pelo surgimento de rugas e flacidez na pele. 


Esse poderoso micronutriente também auxilia o crescimento, contribuindo para a formação dos dentes e do colágeno, além de atuar na regulação de genes envolvidos na produção e na renovação celular. Não podemos esquecer que ela é uma grande aliada da absorção do ferro no metabolismo.


Fontes de vitamina A


Como apresentamos antes, os alimentos ricos em vitamina A podem ser tanto de origem animal quanto vegetal, como fígado, leite, ovos, óleos de peixes, manga, maracujá, mamão, laranja, acerola e pêssego.


Geralmente, as frutas com vitamina A possuem a cor alaranjada e amarela, como manga, mamão e acerola. Elas são versáteis e podem ser consumidas em sucos, receitas ou in natura. A laranja, por exemplo, é uma ótima fonte de vitaminas A e C porque possui os famosos carotenoides.


Sucos ricos em vitamina A


Para aumentar as defesas do organismo e a qualidade de vida, é fundamental incluir alimentos ricos em vitaminas e minerais no cardápio. Que tal fazer isso adicionando sucos com vitamina A na sua dieta do dia a dia? As bebidas naturais permitem diferentes combinações de frutas e legumes para todos os gostos!


Na Natural One, temos o delicioso suco Veggie Beterraba, que conta com ingredientes de alta qualidade, sem aditivos, corantes e aromas artificiais. Essa é uma bebida mista de beterraba com laranja, gengibre, limão e maçã, ricos em vitaminas A, B e C, com inúmeros benefícios para o bem-estar do organismo.


Além desse delicioso sabor, a linha conta com diversas opções refrescantes e surpreendentes, como Acerola, Goiaba, Laranja, Limonada, Maçã, Mamão com Laranja, Manga, Pink Lemonade, Uva e Veggie Limão.


imagem representando suco de laranja com mamão, rico em vitamina A


Quantidade recomendada 


A quantidade diária recomendada para o ser humano varia de acordo com a faixa etária. Atualmente, existem diversas unidades utilizadas para determinar os valores dos micronutrientes. Contudo, segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o equivalente de retinol (ER) é o mais aceito.


Vale ressaltar que a Unidade Internacional (UI) também pode ser utilizada para calcular o micronutriente, mas é sempre importante consultar um profissional. Nesse caso, 1 UI equivale a 0,3 microgramas de vitamina A. Assim, algumas recomendações nutricionais são:


  • 300 ug ER/dia entre 1 a 3 anos;
  • 400 ug ER/dia entre 4 a 8 anos;
  • 600 ug ER/dia entre 9 a 13 anos;
  • 900 e 700 ug ER/dia para homens e mulheres, respectivamente;
  • Limite máximo de 3.000 ug (10.000 UI).

 

Aproveite os sucos da Natural One ricos em vitamina A!


Curtiu conhecer um pouco mais sobre o papel da vitamina A no corpo? Então, não deixe de adicioná-la na sua dieta com os deliciosos sucos 100% naturais da Natural One!


Acesse o nosso catálogo para aproveitar as nossas ofertas imperdíveis e produtos de ótima qualidade! Lá, você confere os nossos sucos com laranja, limão, manga maçã e muito mais, na linha ambiente ou refrigerada. Faça o seu pedido e experimente um pouco da natureza em cada gole sem precisar sair de casa!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...