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alimentação balanceada

O que é alimentação balanceada e o que consumir?

SUMÁRIO

Atualmente, as preocupações com a saúde aumentam cada vez mais, uma vez que a alimentação balanceada tem sido estudada como uma das principais influenciadoras no surgimento de doenças e de outros problemas de saúde, como a diabetes e até mesmo o câncer.

Assim, muitas pessoas estão mudando seus hábitos diários para não ter problemas de saúde. Se você quer entender mais sobre como ter uma dieta balanceada para evitar essas adversidades e ainda conhecer algumas dicas do que consumir, continue a leitura deste artigo.

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O que é uma alimentação balanceada?

A alimentação balanceada é fundamental para manter a saúde em dia. Ela envolve a ingestão equilibrada de nutrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Ou seja, a alimentação equilibrada é marcada pela diversidade de alimentos, os chamados pratos coloridos, compostos por carnes, vegetais, verduras, legumes e alimentos com carboidratos. E não podemos nos esquecer das bebidas!

É importante ressaltar que a diferença entre uma alimentação balanceada e outros tipos de dieta está na busca pelo equilíbrio, evitando excessos, como alimentos muito calóricos, frutas e refrigerantes, e deficiências, que podem comprometer o funcionamento do organismo.

Por que ter uma alimentação balanceada?

Ter uma alimentação saudável e balanceada não é apenas uma questão estética, mas sim um pilar fundamental para a promoção da saúde a longo prazo. Ao adotar escolhas conscientes e equilibradas, os indivíduos podem colher os diversos benefícios, que vão além da prevenção de doenças. Alguns deles são:

  • controle de peso;
  • boa saúde cardiovascular;
  • controle da glicose;
  • bom funcionamento da saúde digestiva e da pele;
  • melhora no humor e na cognição;
  • regulação dos índices de colesterol e da concentração;
  • aumento de energia e da vitalidade na rotina.

Como ter uma alimentação balanceada?

Para alcançar uma alimentação balanceada, é crucial atentar-se a alguns pontos-chave, com alimentos que proporcionem os benefícios mencionados, contenham boas concentrações de nutrientes e garantam saciedade ao organismo. Por isso, é importante que você:

Invista em nutrientes

É sempre bom manter uma dieta com diferentes comidas e bebidas, pois isso garante a ingestão de diversos nutrientes. Frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais fornecem substâncias essenciais ao corpo. Por isso, aposte nessas opções de superalimentos.

Faça um controle de quantidade nas porções

A moderação é a chave do sucesso. Controlar as porções evita excessos e possíveis problemas futuros, mesmo quando se trata de alimentos saudáveis.

Tenha uma hidratação adequada por opções mais saudáveis

A água desempenha um papel crucial na digestão, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos. Certifique-se de manter uma hidratação adequada ao longo do dia, preferindo água e sucos nutritivos a outras bebidas, pois eles não só matam a sede, como também proporcionam benefícios ao organismo.

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Evite alimentos processados

Um bom exemplo de uma alimentação equilibrada é reduzir a ingestão de alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras trans e sódio. Opte por alimentos frescos e naturais, que preservam a qualidade dos nutrientes, como é o caso de frutas, sucos naturais, comidas congeladas e alimentos sem farinha branca.

Tenha sempre refeições regulares

Ter uma rotina alimentar com refeições regulares é essencial para manter uma alimentação saudável. Pular o café da manhã, por exemplo, pode levar a escolhas alimentares pouco saudáveis e a desequilíbrios nutricionais, já que você passa a ter mais fome que o normal.

Dicas de alimentos para uma alimentação balanceada

Incluir comida balanceada específica na rotina diária pode potencializar a busca por um corpo mais saudável e melhor qualidade de vida. Confira algumas dicas do que comer:

  • frutas e vegetais coloridos diversificados;
  • proteínas magras, como peito de frango, peixe, ovos e leguminosas;
  • grãos integrais, como arroz integral, quinoa e aveia;
  • laticínios com baixo teor de gordura, como leite desnatado, leite de amêndoa e iogurtes naturais.

Dicas de bebidas para uma alimentação balanceada

Em relação às bebidas, é importante pensar na sua composição: se há adição de açúcares em excesso, corantes e outros ingredientes artificiais. Por isso, confira estas dicas que vão além da água:

Chás naturais

O chá pode ser uma opção deliciosa e saudável em uma alimentação balanceada, pois fornece benefícios para a saúde física e mental. Chás de ervas ou chás verdes, por exemplo, garantem energia, limpam o organismo e contribuem para o metabolismo.

Sucos Naturais

Os sucos vão te ajudar na conquista mais rápida da vida saudável, além de matarem a sede. Existem diversos sabores para escolher, seja com frutas doces ou mais cítricas, mas que proporcionam nutrientes ao organismo. Na Natural One, por exemplo, há mais de 10 opções.

Bebidas com aveia

A aveia é um alimento que não pode faltar em uma dieta equilibrada, pois, além de nutrientes, ela fornece fibras e dá mais energia ao corpo, além de ser uma alternativa para os intolerantes à lactose. Existem diversas opções gostosas e marcantes para incluir na sua rotina, como as da Natural One de Cacau, Capuccino e Frutas Vermelhas.

Use as bebidas da Natural One como aliadas na sua alimentação

Investir em uma alimentação balanceada é um passo significativo para a promoção da saúde a longo prazo. Adotar escolhas conscientes e equilibradas não apenas contribui para a prevenção de doenças, mas também melhora a qualidade de vida.

Aproveite para experimentar os produtos da Natural One e descubra como é possível desfrutar de bebidas saborosas, naturais e alinhadas a uma alimentação equilibrada. Sua saúde agradece! Conheça as opções disponíveis.

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