Search
Close this search box.

7 benefícios da couve para incluir na sua alimentação diária

SUMÁRIO

Os benefícios da couve são diversos e, por ser versátil, essa verdura pode ser usada para preparar sucos, saladas, entre outros pratos culinários. Além disso, é um alimento com preço bem acessível, encontrado facilmente em mercados, quitandas e feiras livres.

A couve é originária da Europa e começou a ser cultivada no Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses. Com o tempo, ela se tornou um dos vegetais mais apreciados e consumidos no país.

Cheia de vitaminas e minerais, ela possui propriedades que contribuem para o bom funcionamento e o fortalecimento do organismo. Por isso, venha saber quais são os benefícios da couve para sua saúde.

Benefícios da couve que garantem energia e bem-estar

Conhecida pelo alto poder nutricional e pela presença na mesa dos brasileiros, os benefícios da couve são muito importantes para uma dieta saudável e equilibrada. A seguir, veja a importância de inserir esse vegetal na sua alimentação diária:

1 – Previne anemia e fortalece os ossos

A couve é rica em ferro, por essa razão ajuda a prevenir a anemia, sendo muito recomendada para gestantes desde o início da gestação. Além do mais, esse nutriente é muito importante na formação e desenvolvimento cerebral e muscular do bebê.

Além de possuir vitaminas do complexo B, essa verdura contém cálcio, potássio e fósforo – minerais essenciais para formar e fortalecer os ossos. Assim, a ingestão da couve evita doenças degenerativas ósseas, como a osteoporose.

2 – Apresenta propriedades antioxidantes

O sistema imunológico é formado por um conjunto de células, tecidos e órgãos que defendem o corpo de vírus e bactérias. Então, quando não ocorre a manutenção adequada desse sistema, as defesas do corpo diminuem, e o organismo fica mais suscetível a doenças.

A couve é uma verdura antioxidante, rica em vitamina C e B6, por isso fortalece o sistema imunológico. Desse modo, ela ajuda a prevenir resfriados, gripes, infecções do sistema respiratório, entre outras doenças.

3 – Previne doenças cardiovasculares

As vitaminas da couve são importantes para prevenir doenças cardiovasculares como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e pressão alta. A verdura é fonte de potássio, magnésio e antioxidantes que reduzem o risco dessas doenças se manifestarem.

Além disso, por ser rica em fibras, a couve ajuda a controlar o colesterol ruim (LDL), pois absorve grande quantidade de gordura presente nos alimentos e elimina por meio das fezes. Isso evita que a gordura se acumule nas artérias.

4 – Pode prevenir alguns tipos de câncer

A couve é rica em vitaminas, polifenóis, clorofila e glucosinolatos que agem protegendo o organismo contra agentes cancerígenos. Além disso, ela contém flavonoides e sulforafano que combatem os radicais livres, evitando alterações que formam as células cancerígenas.

Embora não seja possível mudar os fatores genéticos que tornam as pessoas mais suscetíveis a ter a doença, manter uma dieta rica em vegetais pode amenizar os riscos. Então, consumir esse poderoso vegetal pode evitar o surgimento de câncer de intestino e do cólon, por exemplo.

5 – Evita o envelhecimento precoce da pele 

Os benefícios da couve vão além da saúde física e favorecem a parte estética. Afinal, as propriedades ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Essa verdura verde-escura é rica em antioxidantes e vitamina C, assim protege a pele dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Além do mais, a vitamina C ajuda na produção de colágeno, ou seja, mantém a pele elástica e firme.

6 – Contribui para o emagrecimento

A couve auxilia no processo de emagrecimento, pois é rica em fibras que promovem a saciedade e o bom funcionamento intestinal. Ela também tem poucas calorias, aproximadamente 27,1 kcal em uma porção de 100 g, e pode ser consumida diariamente.

Uma medida muito utilizada para ajudar a emagrecer de maneira saudável é incluir bebidas detox na dieta. Os benefícios do suco de couve são muitos, e os nutrientes podem ser absorvidos de maneira melhor pelo corpo. Ele desintoxica o organismo e pode ser combinado com outras frutas e vegetais.

7 – É um alimento versátil com preço acessível

Os benefícios da couve não param por aí: além de rica em vitaminas e minerais, é um alimento que pode ser incluído em diversos pratos culinários. Assim, você pode diversificar o cardápio e preparar receitas deliciosas para várias ocasiões.

A sopa de couve, por exemplo, é muito bem-vinda e é uma ótima opção para dias mais frios. Além de saborosa e rica em vitaminas, ela é leve e fácil de digerir, perfeita para consumir à noite.

Conheça os sucos de frutas e vegetais da Natural One

Agora que você já conhece os benefícios da couve para sua saúde e seu bem-estar, que tal conhecer os sucos da Natural One? Temos uma linha de sucos 100% naturais, sem aditivos, conservantes nem aromas artificiais.

Temos 14 sabores e blends de sucos naturais disponíveis em temperatura ambiente ou refrigerados. Os produtos são embalados com alta tecnologia de envase que mantém o sabor e o frescor por mais tempo.


Além disso, temos o suco Veggie limão, feito com couve, espinafre, gengibre, maçã e limão. Esse mix de frutas e vegetais fornecem vitaminas e minerais que dão muita energia para as atividades do dia a dia. Acesse nosso site e faça seu pedido!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...