Search
Close this search box.

Conheça os benefícios do sol para a saúde e para o bem-estar

SUMÁRIO

Os benefícios do sol para a saúde física, mental e para a prevenção de doenças são diversos. Embora, muitas vezes, o sol tenha se tornado o grande vilão por apresentar alguns malefícios, ele é muito necessário para o bem-estar geral do ser humano.

Muito se fala que a exposição ao sol pode causar danos à pele, como envelhecimento precoce, manchas, ressecamento, entre outros. Nesse cenário, existem algumas orientações importantes para se expor ao sol com segurança.

Dessa forma, é possível aproveitar o bem-estar que a luz solar promove para o corpo sem causar nenhum dano à saúde. Então, confira os seus principais benefícios e saiba como aproveitá-los de forma segura.

Benefícios do sol para o bem-estar

O sol é fonte de luz natural importante não só para os seres humanos, mas para manter toda a vida na terra. Sendo assim, conheça os principais benefícios do sol e aproveite!

1 – Produz vitamina D no organismo

A vitamina D é extremamente importante para o organismo, pois a carência dessa vitamina pode causar infecções bacterianas e virais, doenças autoimunes, inflamatórias intestinais, neurodegenerativas e cardiovasculares. 

Além do mais, essa vitamina não é produzida naturalmente pelo corpo, sendo necessário tomar sol para produzi-la. Quando o corpo produz essa vitamina, o organismo regula a absorção de fósforo e cálcio. Então, os ossos, os dentes e os músculos se tornam mais fortes, prevenindo, principalmente, a osteoporose.

2 – Ajuda a regular o sono

Tomar banho de sol diariamente ajuda a regular e a melhorar a qualidade do sono, contribuindo para aliviar as noites de insônia que prejudicam a saúde física e mental.

Dormir bem é essencial para o bem-estar, visto que é nesse momento que o organismo exerce as principais funções para restaurar o corpo do desgaste diário. Ou seja, ter uma boa qualidade de sono ajuda a repor energias e a regular o metabolismo para manter a mente e o corpo saudáveis.

Imagem de benefícios do sol

3 – Auxilia no crescimento capilar

Os benefícios do sol para o cabelo podem ser positivos, haja vista que, com a produção de vitamina D, o organismo regula a absorção de cálcio. Desse modo, colabora para o crescimento capilar e para o fortalecimento dos fios. 

Porém, lembre-se, é essencial não exceder o tempo recomendado de exposição solar a fim de não danificar o cabelo, porque isso pode deixar os fios mais ressecados, principalmente se não protegê-los com protetor solar específico.

4 – Diminui o risco de depressão

A luz solar ajuda a converter a melatonina em serotonina. Este hormônio é um neurotransmissor responsável por regular o humor. Além do mais, a exposição ao sol estimula a produção de endorfina. 

Essa substância funciona como um antidepressivo natural produzido pelo cérebro, responsável pelo bem-estar e pela sensação de alegria. Ainda, a endorfina ajuda a bloquear o estresse que prejudica a saúde física e mental.

5 – Aumenta a imunidade do corpo

Como informado, um dos maiores benefícios do sol é estimular a produção de vitamina D no organismo — o que melhora a imunidade do corpo. Dessa forma, ajuda a prevenir infecções que causam gripes e resfriados, por exemplo. 

Também, o sol ajuda a controlar doenças autoimunes, como vitiligo e psoríase, uma vez que essas enfermidades da pele também podem estar relacionadas à baixa imunidade do organismo.

6 – Ajuda a prevenir a esclerose múltipla

A vitamina D produzida no organismo com a exposição solar pode diminuir os riscos de desenvolver esclerose múltipla. Essa doença autoimune não tem cura e afeta o funcionamento dos nervos no cérebro e a medula espinhal.

Além do mais, quando diagnosticada, os médicos prescrevem a suplementação de vitamina D para complementar o tratamento. Por esse motivo, tomar banho de sol é essencial não só quanto à prevenção, mas também à manutenção dessa vitamina no organismo.

Imagem de benefícios do sol

7 – Diminui a incidência de parto prematuro

Além da vitamina B, E e C, é importante que a gestante tome sol para produzir vitamina D, visto que a sua deficiência pode prejudicar a formação de músculos, ossos e o pleno desenvolvimento do bebê.

Logo, tomar sol diariamente ajuda na manutenção dessa vitamina e, consequentemente, reduz os riscos de aborto espontâneo, partos prematuros e desenvolvimento de pré-eclampsia na gravidez. 

Como tomar sol sem prejudicar a saúde

Como visto, os benefícios do sol são importantes, contudo é necessário não se expor à luz solar exageradamente. Caso isso aconteça, pode ocorrer insolação, assim como desidratação e até câncer de pele. Por essa razão, é preciso estar atento ao horário e ao tempo de exposição solar.

O ideal é tomar sol pela manhã antes das 10h ou ao fim da tarde, após as 16h, pois, nesses horários, o sol costuma ser menos intenso. Deve-se, nesses períodos, tomar sol sem protetor solar, mas sem exceder o período de 15 minutos por dia.

Após esse tempo e fora dos horários indicados, é fundamental usar protetor solar no mínimo FPS 30 e reaplicar a cada duas horas. Aproveite e siga a Natural One no Instagram para saber mais sobre as vantagens de tomar sol pela manhã.

Conheça os acessórios de praia da Natural One

Agora que você já conhece os benefícios do sol, que tal se refrescar com os sucos 100% naturais da Natural One? Temos disponíveis 14 sabores de sucos produzidos com frutas e vegetais ricos em nutrientes e sabor.


Além disso, você pode curtir a praia com a sua família levando acessórios, como toalha de praia e a sacola térmica Natural One para conservar a bebida geladinha. Aproveite, acesse o nosso site e conheça a nossa linha de acessórios!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...