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Como ter uma alimentação consciente para manter o equilíbrio?

SUMÁRIO

Atualmente, ter uma alimentação consciente é o objetivo de muitas pessoas pelos benefícios que ela pode trazer ao organismo. Assim, é comum as pessoas buscarem mais saúde em sua rotina e momentos de alegria e diversão.

Em uma rotina atarefada, é normal esquecer de cuidar de si mesmo, principalmente quando se trata da alimentação. Ninguém quer ter algo impedindo sua qualidade de vida, e isso evidencia a necessidade da adoção de práticas de consumo consciente de alimentos. Quer saber como alcançar esse objetivo? Leia o artigo!

O que é uma alimentação consciente?

Originada do termo “mindful eating”, a alimentação consciente significa não apenas escolher alimentos saudáveis, mas é uma abordagem holística para a nutrição, que envolve estar plenamente presente durante as refeições.

Você já deve ter ouvido um nutricionista falar que o ideal é comer sem distrações ou mexendo no celular, não é mesmo? Para uma boa ingestão das comidas e nutrientes, e principalmente para manter um peso saudável, é importante ter atenção plena ao comer.

Dessa forma, surge a prática do “mindful eating”, na qual se conecta ao ato de prestar atenção aos sinais do corpo, reconhecer a fome e a saciedade, além de cultivar uma relação equilibrada com a comida.

Ou seja, envolve a escolha de alimentos de forma ética e sustentável, considerando o impacto na saúde individual e ambiental. Assim, é o mesmo que ter uma espécie de alimentação emocional, em que você consegue:

  • perceber os cheiros, os sabores e as texturas daquilo que está comendo;
  • experimentar diferentes alimentos sem culpa;
  • comer mais devagar, para se concentrar no que está ingerindo;
  • Permanecer consciente da fome física, da plenitude e dos sinais de satisfação, pois isso determina o momento apropriado para comer e as escolhas alimentares mais adequadas.

Vantagens de ter uma alimentação consciente

Adotar uma alimentação consciente traz uma série de benefícios para o corpo, para a mente e até mesmo para o ambiente ao nosso redor. Entre as vantagens mais destacadas, estão:

  • melhora da saúde digestiva: comer conscientemente permite que o corpo processe os alimentos de maneira mais eficiente, reduzindo problemas digestivos comuns, como indigestão e desconforto abdominal, ou até mesmo o surgimento de flatulências;
  • controle do peso: ter uma alimentação consciente e prestar atenção aos sinais de fome e saciedade evita excessos, fazendo com que você mantenha um peso saudável de maneira mais eficaz;
  • equilíbrio emocional: a conexão entre o corpo e a mente estabelecida por meio dessa prática contribui para uma relação mais saudável com a comida e, consequentemente, com as emoções como um todo;
  • sustentabilidade: ter uma alimentação saudável e consumo consciente beneficia o indivíduo e o planeta. Optar por alimentos produzidos de maneira mais natural e sustentável contribui para a preservação do Meio Ambiente.

Como praticar uma alimentação consciente?

Hoje, é comum viver no automático, fazer as refeições de forma padronizada, rápida e, às vezes, sem nem perceber o sabor e o aroma da comida. A correria do cotidiano ocasiona esses hábitos ruins no comportamento alimentar para a qualidade de vida e do organismo por si só.

Por isso, colocar em prática uma alimentação consciente é essencial, pois não garante apenas a saúde, mas também produtividade ao longo do dia. No entanto, essa prática exige controle, foco e paciência, pois, para mudar um hábito, é necessário esforço. Confira algumas dicas e como começar.

Estar presente física e emocionalmente na hora de se alimentar

Evite distrações durante as refeições, como deixar a televisão ligada ou mexer em dispositivos eletrônicos. É importante se concentrar no ato de comer, apreciando cada sabor e textura.

Escutar o que seu corpo tem a dizer

Esteja atento aos sinais de fome e saciedade. Coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito, pois, muitas vezes, a vontade e o desejo falam mais alto, e você come em excesso.

Faça escolhas conscientes e mais saudáveis

Opte por alimentos frescos, integrais e nutritivos. Evite alimentos industrializados demais, ricos em açúcares e gorduras saturadas, pois, além de causarem mal-estar, prejudicam sua disposição e saciedade.

Mastigar devagar

Mastigar lentamente não apenas facilita a digestão, mas também permite que você saboreie verdadeiramente a comida.

Não pensar apenas nas calorias

Quando o assunto são quilos a mais, é normal querer apenas comer menos ou optar por alimentos pela quantidade de calorias que eles possuem. Não faça isso. Coma comida de verdade e tenha uma alimentação consciente em vez de focar apenas em porções.

Conectar com a origem dos alimentos

É importante sempre saber de onde vêm seus alimentos. Assim, dê preferência a opções locais, orgânicas e produzidas de maneira sustentável. Como? Entendendo a composição de cada alimento e lendo os rótulos das embalagens.

A Natural One pode ser sua aliada nisso!

A alimentação consciente é mais do que uma escolha de dieta; é um compromisso com o bem-estar físico e emocional, assim como com a sustentabilidade.

Ao praticarmos a atenção plena em nossas refeições, podemos não apenas melhorar nossa saúde individual, mas também contribuir para um mundo mais equilibrado e saudável. Contando com aliados como a Natural One, essa jornada torna-se possível e prazerosa.

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