Search
Close this search box.

Imagem de alguns limões

Segredos do limoeiro: descubra curiosidades sobre o limão

SUMÁRIO

O limão é uma fruta muito versátil, não é mesmo?! Além de ser usada em sucos, ela pode ser a base do tempero de muitas receitas e ainda te ajudar com algumas tarefas do dia a dia. Por isso as curiosidades sobre o limão são muito interessantes.

Quer conhecer tudo sobre o limão e suas curiosidades? O blog da Natural One vai te ajudar a desvendar todos os mistérios sobre essa fruta. A seguir, confira uma lista com 6 fatos interessantes sobre ela.

Imagem de alguns limões

1. Tem uma origem interessante

A origem mais aceita para o limão é que ele veio do sudeste asiático há mais de 2.500 anos. Ele se espalhou pelo mundo graças às rotas comerciais e ao fluxo de pessoas em diversas regiões. Inclusive, antigamente, ele era considerado o “remédio para todos os males”.

Há também histórias que dizem que foi Cristóvão Colombo que trouxe o limão para a América do Norte, em sua segunda expedição para o “Novo Mundo”. Depois, a fruta se popularizou pela América Central e pela América do Sul e, hoje, é um sucesso em todo o mundo.

2. Disfarça odores fortes da comida

Uma das curiosidades sobre o limão é que ele é um grande coringa na cozinha. Você pode utilizá-lo como base para receitas, como torta de limão; como tempero para receitas, especialmente carnes; para fazer sucos, é claro; e, por fim, para tirar odores mais fortes nos pratos.

Mas por que essa fruta consegue fazer isso? Seu cheiro é cítrico e muito marcante, o que ajuda a mascarar ou até mesmo sobrepor o odor mais forte de alguns ingredientes. Esse trunfo ajuda até na higienização de recipientes que contêm essas substâncias de cheiros mais fortes. Ou seja, ter um limão na sua cozinha é sempre uma boa escolha.

3. Limão-taiti e limão galego são limas

O limão é fruta, mas você sabia que existe um outro grupo cítrico chamado lima? Os dois são comumente confundidos, especialmente no caso dos famosos limão-taiti e limão galego. A diferença principal entre esses dois grupos está justamente na acidez que cada um possui.

Uma das curiosidades sobre o limão é que ele tem um gosto mais suave do que as limas. Outra diferença entre eles é que o limão é geralmente maior do que a lima. Apesar dos fatos que os diferem, os grupos têm a mesma origem e podem ser usados para receitas, sucos etc.

4. Existe um festival do limão

Essa fruta é parte de diversas culturas, seja para ideias como “limão emagrece”, ditados populares como “se a vida te der limões, faça uma limonada” ou até mesmo celebrações em sua homenagem. É o caso do Festival do Limão em Menton, na França.

A comemoração atrai mais de 200 mil visitantes todos os anos na região conhecida como produtora de limões. É um festival que celebra não só o limão, mas também outras frutas cítricas, que são usadas para fazer obras de artes lindas exibidas por toda a cidade.

5. Possui cascas e sementes interessantes

Quem conhece o que é limão lembra que a fruta tem casca e sementes, certo? Pois ela também tem curiosidades próprias. As sementes, por exemplo, contêm grande quantidade de limonóide e, por isso, podem deixar preparos e bebidas mais ácidos.

As cascas possuem vários usos também, sabia? Elas são ótimas para fazer adubo natural para plantas. Ela também possui um óleo especial que pode ser utilizado na indústria de perfumes e produtos de limpeza. Outro detalhe muito interessante é que a casca também é um conservante natural, ou seja, prolonga a vida útil de outros alimentos.

6. Conta com um aroma muito especial

O que o limão faz no nosso corpo? A aromaterapia pode te explicar. Isso porque o aroma especial da fruta também é muito utilizado neste tratamento. Um dos principais efeitos que esse cheiro tem é o de ajudar a clarear a mente, algo muito importante para organização no dia a dia.

Uma das curiosidades sobre o limão e seu aroma é que ele também ajuda a combater a exaustão, graças às suas propriedades energizantes. Mas não é só no nosso corpo que ele faz efeito. O ambiente também fica mais purificado quando a aromaterapia utiliza o limão.

Imagem de alguns limões

Leve o sabor do limão para casa com a Natural One!

O que achou dessas curiosidades sobre o limão? Essa fruta superbacana está no catálogo da Natural One, onde você encontra sucos 100% naturais e que valorizam o seu verdadeiro sabor. Você pode encontrar várias versões, como a limonada de limão siciliano, que é a primeira sem açúcar, adoçada apenas com suco de maçã.

Há também a Pink Lemonade, que mistura o suco de framboesa com o de limão, criando uma bebida irresistível. Gosta de suco verde? A Natural One também tem uma versão muito especial com limão, couve, maçã, espinafre, gengibre e capim-santo. Acesse e aproveite!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...