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Na imagem há uma mulher em posição de yoga, em forma de autocuidado

Desafio: 7 dias de autocuidado

SUMÁRIO

Responsabilizar-se pelo cuidado com o corpo e a mente pode ser desafiador! Mas esse é o único jeito de garantir saúde física e mental a longo prazo. Que tal adotar uma nova prática por dia durante 7 dias e investir em autocuidado?

 

Adotar hábitos saudáveis para cuidar do corpo e da mente: quantas vezes você já ouviu, viu ou leu essa recomendação? Ela faz sentido e nunca vai sair de moda. Em primeiro lugar, porque é preciso se responsabilizar pelo bem-estar físico e mental. Em segundo lugar, porque não existe outra maneira de fazer a sua parte para garantir disposição e energia no cotidiano.

Nem tudo corre perfeitamente no dia a dia, todos os dias. Mas vale tentar colocar a “casa” em ordem sempre! Aqui vai uma ajudinha: sugerimos um desafio para a semana. São sete ideias para promover a saúde mental e física, uma por dia. Topa?

 

Dia 1 – Experimentar uma atividade física diferente

Se você já experimentou uma atividade física diferente daquela com a qual está acostumado, sabe como é sentir uma dorzinha muscular inédita – aquela parte do corpo não havia sido tão trabalhada antes.

Além de mexer o corpo de maneira diferente, descobrir novas atividades físicas vai desafiar a sua coordenação motora (como no caso do tênis ou do basquete), o seu lado competitivo (como na natação ou no handebol), o seu equilíbrio (patins, bicicleta, surfe), ou suas habilidades artísticas (aulas de circo ou balé). Experimente! E ofereça a si mesmo uma “recompensa” no final, como um suco bem gelado. Dica: o Suco de Limão Siciliano Natural One, totalmente refrescante!

 

Dia 2 – Praticar a atenção plena

Você tem a sensação de que está sempre planejando o próximo passo? Por exemplo: enquanto almoça, pensa nas compras de mercado; enquanto se exercita, sonha com as férias; durante o banho, faz uma lista mental daquilo de que precisa dar conta no dia seguinte. Ou seja, você está em um lugar, mas sua mente está em outro.

A prática da meditação mindfulness convida a viver o momento com consciência. O desafio é fazer a mente voltar ao presente, pois ela invariavelmente “viaja”, seja para o futuro, seja para o passado. Entre os benefícios do mindfulness estão o autoconhecimento, o controle da ansiedade e o aumento da concentração.

Tente exercitar o mindfulness logo pela manhã; se necessário, deixe um post-it no espelho para se lembrar do desafio. No banho, perceba o toque e a pressão dos dedos ao lavar o couro cabeludo. Sinta conscientemente o sabor do alimento escolhido para o café da manhã. Preste atenção na temperatura da bebida – que tal uma Bebida de Aveia da Natural One? De frutas vermelhas, cappuccino, chocolate ou original, é uma bebida com cálcio e sem lactose. 

Na imagem há uma representação de alimentação saudável, que simboliza autocuidado. Na imagem, há um bol com diversos legumes cortados e cozidos, como cenoura, gão de bico, brócolis, pepino.

Dia 3 – Alimentar-se melhor (e comer frutas!)

Comer bem não é apenas comer salada + grelhado e evitar doces. Alimentação saudável tem a ver com uma boa nutrição, com alimentos que vêm da natureza, sem excesso de aditivos químicos. O arroz e o feijão, símbolos do padrão alimentar brasileiro, são uma ótima base para o prato do dia a dia.

Outro ponto importante: coma em um ambiente agradável, em boa companhia, longe de telas e com variedade de sabores (o famoso prato colorido!).

Desafie-se a montar esse prato balanceado e, se possível, prove aquele legume de que você cresceu achando que não gosta. Quem sabe seu paladar mudou? Além dos sucos refrescantes da Natural One – qual é o seu preferido? –, beba água ao longo do dia. E coma frutas no lanche!

Na imagem há uma mão sob um caderno

Dia 4 – Escrever à mão também é autocuidado

Escrever à mão vem se tornando uma atividade cada vez mais rara. O hábito é benéfico para o cérebro, que ativa circuitos diferentes para desenvolver habilidades como a coordenação motora fina, a atenção e a concentração. Um estudo de 2013 comprovou que escrever à mão ajuda até a desenvolver o hábito da leitura, pois afeta o processamento neural da percepção das letras.

Comece a escrever um diário, atividade que é boa também para colocar as emoções em perspectiva, registrando o dia a dia, percebendo o que é realmente importante no seu caminhar.

Colocar uma carta no correio também é um hábito antigo, que ganha ares charmosos em tempos de e-mail e chat on-line. Que tal unir os dois desafios? Escreva uma carta à mão, ou um cartão de aniversário, quem sabe de Natal? E envie. Quem receber vai se surpreender positivamente – de quebra, essa surpresa vai fortalecer a relação de vocês.

 

Dia 5 – Misturar as suas bebidas favoritas

Com frutas, ervas frescas, especiarias, sucos, água com gás, chás e gelo – mas nenhum tipo de álcool –, é possível criar bebidas originais, que fazem as vezes de drinks. Esse é um jeito interessante de exercitar a criatividade, aguçar o paladar, hidratar-se e deixar o dia a dia mais bonito – por exemplo, decorando o copo de suco natural com folhas de hortelã ou com um ramo de alecrim.

No perfil do Instagram da Natural One, a atriz Yanna Lavigne dá uma ótima ideia: Bebida de Aveia sabor Original batida no liquidificador com amoras frescas. O limão é outro curinga para criar novos sabores. Uma ideia é misturar o Suco de Limão Siciliano com o Suco de Caju. Quer outra ideia? Suco de manga com xarope de bordo e um toque de matchá: veja a receita aqui.

Vá além! Crie novas combinações de verduras e legumes para o prato de salada, invente molhos de salada ou prepare um tofu com molho agridoce de laranja!

 

Dia 6 – Adotar práticas para dormir melhor

Higiene do sono: já ouviu falar? Esse é o nome que se dá a um conjunto de ações a serem realizadas para melhorar a qualidade do sono – o objetivo é descansar ao longo de toda a noite e acordar sentindo-se disposto. 

Entre as recomendações de neurologistas estão: diminuir a iluminação e o ruído ambiente, evitar alimentação pesada no jantar, evitar bebidas com cafeína a partir do cair da tarde e desligar aparelhos eletrônicos uma hora antes de se deitar, já que a luz azul emitida pelas telas inibe a produção de melatonina, hormônio envolvido no processo do relaxamento no sono. 

Um banho quente antes de colocar o pijama também pode ajudar a relaxar. Outra dica? Opte pelo Suco de Maracujá Natural One no jantar. A fruta tem propriedades tranquilizantes naturais e pode ser uma aliada para o momento.

Na imagem há um mulher de cabelo preso, sentada na areia, olhando o mar. Ao lado dela, um cachorro com pelos brancos, observando a paisagem. A imagem foi escolhida para ajudar na ideia de autocuidado.

Dia 7 – Tirar o dia para você

Se a semana é cheia de afazeres de trabalho e cuidados pessoais, o fim de semana nem sempre é diferente. É que a vida adulta é cheia de “tem que”… 

Planeje-se para tirar um dia de folga só seu – ou tão seu quanto possível –, sem compromissos sociais, sem planejamento para a semana, sem ver o e-mail do trabalho, sem redes sociais, sem hora marcada com ninguém. 

Estabeleça um só compromisso: dizer sim para o que der vontade e o que faz você se sentir bem, dentro do que é possível e saudável.

Os sucos da Natural One são 100% preparados com frutas. Conheça mais de 10 sabores, com combinações inusitadas como a do Suco Veggie de Beterraba com maçã, limão, laranja e gengibre, e opções de Bebidas de Aveia.

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