Search
Close this search box.

Descubra o que são embalagens sustentáveis e quais são os benefícios

SUMÁRIO

Hoje em dia, é cada vez mais importante que as empresas adotem políticas de embalagens sustentáveis na confecção dos produtos, contribuindo para a manutenção ecológica do meio ambiente.

A Natural One, por exemplo, é uma empresa de referência no envase consciente dos sucos com embalagens recicláveis. Os produtos contam com processos de alta tecnologia durante o armazenamento, a estocagem e o transporte dos materiais. Com essa ação, os sucos são preservados integralmente, sempre prontos para consumo.

A fim de que conheça os benefícios das embalagens sustentáveis, separamos informações essenciais para o seu dia a dia. Com este guia, você saberá o que torna uma embalagem ecológica, quais são os tipos existentes no mercado e as vantagens de comprar produtos embalados de modo sustentável. Confira o conteúdo!

O que é a embalagem sustentável?

Muito se fala em sustentabilidade e em como materiais ecologicamente planejados e produzidos podem contribuir para a saúde do planeta e da população. Porém, é necessário conhecer a transformação e o impacto que a embalagem sustentável de um suco, por exemplo, pode gerar ao mundo. 

Quando um produto é fabricado com materiais renováveis, podemos dizer que ele se trata de um material que causa o mínimo impacto ao meio ambiente. Esse é o caso das embalagens sustentáveis. Elas são feitas de resíduos biodegradáveis, matéria orgânica e renováveis. 

Algumas podem ser fabricadas com papel reciclado, fibras de coco, fíbula de mandioca, fibras de milho e garrafa PET. Outro elemento, considerado um dos mais ecológicos, o PET PCR, é utilizado para embalar os sucos da Natural One. Mais adiante, abordaremos com mais detalhes os benefícios.

Imagem de embalagens sustentaveis

Efeitos benéficos ao meio ambiente e aos consumidores

Um dos principais resultados promovidos pelas embalagens sustentáveis pode ser observado no meio ambiente. Embalagens desse tipo reduzem os impactos sobre o solo e sobre o sistema ecológico como um todo, afinal estamos evitando o acúmulo de materiais no mundo.

Por isso, é fundamental cuidar do planeta diariamente. Um exemplo de boa prática é substituir a alimentação das crianças por opções ecológicas. Os sucos da Natural One são ideais para as lancheiras escolares. Eles são embalados com materiais recicláveis, não são tóxicos e ainda preservam o alimento.

Além de serem ecologicamente produzidas, as embalagens orgânicas realizam um melhor acondicionamento dos produtos, como mencionamos no início do artigo. Isso significa dizer que os sucos podem ser armazenados e estocados com mais segurança, sem impacto de variação climática e de infestação de microrganismos.

Quais são os tipos de embalagens sustentáveis?

Existem diversos tipos de embalagens das quais empresas podem fazer uso. Dentre eles, podemos citar a embalagem de fibra de coco, embalagens de plástico PLA, de papel reciclado, de vidro e de PET PCR. A seguir, entenda melhor sobre cada uma delas e descubra os benefícios. 

Vidro — versátil e reutilizável

As embalagens de vidro são consideradas, em muitos países, as mais sustentáveis do mundo. A razão é que elas não liberam substâncias tóxicas, como as emitidas pelo plástico. O vidro pode ser facilmente reciclado sem perda de matéria-prima e produz objetos diversificados.

Fibra de coco — orgânica e saudável

A fibra de coco é um dos materiais mais ricos e menos nocivos à saúde humana. Quando o assunto é reciclagem de material orgânico, as embalagens feitas com esse material servem justamente para embalar alimentos de modo seguro. 

Elas ainda são fundamentais para as empresas que desejam impactar minimamente o solo, já que se tornam embalagens biodegradáveis quando expostas ao solo. Além disso, não requerem alta tecnologia no processo de produção das embalagens, diminuindo os gastos da empresa.

Plástico PLA — degradação por hidrólise e inofensivo 

Imagem de embalagens sustentaveis

O processo de hidrólise refere-se à degradação de alguma substância pela água. É exatamente isso que acontece com a embalagem de PLA. Se for descartada corretamente, ela pode se transformar em uma substância inofensiva, visto que sofre degradação da água. 

Ou seja, o plástico PLA é reciclado e pode ser utilizado em embalagens alimentícias, de cosméticos, garrafas, tampas, frascos, copos, dentre tantos outros produtos. 

Papel reciclado — protege e aumenta a durabilidade dos produtos

Já é bastante comum o uso de papéis na produção de embalagens sustentáveis no Brasil. Grandes empresas de delivery, por exemplo, utilizam o material para gerar embalagens mais sustentáveis e que não poluem o meio ambiente ao serem descartadas. 

A embalagem de papel reciclado também aumenta a duração do tempo de vida dos produtos. Quando utilizada em produtos alimentícios, ela também contribui para protegê-los e conservar a temperatura. 

PET PCR — altamente ecológico, orgânico e sustentável

O PET PCR conta com inúmeros benefícios para a vida do planeta e para a saúde dos consumidores. A Natural One, por exemplo, tem como meta produzir embalagens de todos os produtos da marca a partir do PET PCR em até 5 anos, comprometendo-se com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em inglês, PCR significa Post-Consumer Recycled, que quer dizer “reciclado após o consumo”. Logo, trata-se de um material que já completou seu tempo de vida, foi descartado, reciclado e se transformou em um produto novo. Outra vantagem é que ele, diferentemente dos demais tipos de embalagem, pode ser reciclado mais de uma vez.

Consciência ecológica e produtos Natural One andam juntos 

Gostou de entender o que é embalagem sustentável e o que ela pode gerar na sua vida e no planeta? Então, agora é o momento para você conhecer os produtos da Natural One e contribuir com um mundo mais ecológico. Com a inscrição no Clube de Assinaturas, você recebe descontos e promoções especiais. Confira tudo! 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...