Search
Close this search box.

Na imagem há quatro pimentões recheados com folhas de alface

Halloween: 5 dicas para uma noite divertida e assustadora 

SUMÁRIO

No Halloween, uma festa cheia de doces tentadores, também é possível manter uma alimentação equilibrada, além de criar decorações incríveis e improvisar fantasias para curtir uma noite muito mais divertida e assustadora. Descubra como aproveitar a data mantendo a diversão, o visual e o sabor da melhor forma: saudável e memorável.

Tal qual o Carnaval para os brasileiros, o Halloween é uma festa muito esperada em países como os Estados Unidos, onde o 31 de outubro é comemorado por adultos e crianças dentro e fora de casa. Sua origem é religiosa, mas com o tempo a data foi tomando a forma de uma comemoração pagã que pede diversão, decoração e muitos doces. 

O Halloween é uma fusão da Festa de Todos os Santos, uma tradição católica do dia 1º de novembro, com outra festividade, ainda mais antiga, de origem celta. O Samhain marcava a celebração da colheita no fim do verão com uma festa em que fantasias e lamparinas acesas eram usadas para afastar os maus espíritos – daí as abóboras esculpidas em forma de caveira, com velas acesas no interior.

Com o tempo, tudo isso junto se transformou no Halloween, festa que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil, com tradições emprestadas do exterior. Se lá fora acontece em dias frios, por aqui costuma ser no maior calor. Por isso, vale adaptar roupas, decoração e comidinhas para a data, apostando em receitas saudáveis, com ingredientes fáceis de encontrar. Pinçamos algumas boas ideias a seguir.

Texto alternativo: na imagem há mãos segurando uma beterraba (mão esquerda) e copo com o suco da beterraba (mão direita). Ideia usada para o sangue do Halloween

 

1 – Prepare sangue falso

O sangue falso é um item curinga para o Halloween: serve para decorar a casa e para incrementar a fantasia e a maquiagem. Comece por ele!

Bata no liquidificador uma beterraba picada com 1 xícara (chá) de água ou mais, se necessário. Não pode ficar muito ralo. Coe e use o líquido para misturar com achocolatado e amido de milho. Controle a cor e a viscosidade da mistura adicionando o amido e o achocolatado aos poucos. Essa mistura não é exatamente feita para comer, mas é comestível, portanto, segura para crianças, e sem corantes artificiais.

 

2 – Fantasia de última hora

Com luvas cirúrgicas e máscara, tudo descartável, e uma roupa branca, você pode bancar o médico, ou a médica, manchando tudo com o sangue falso.

Com uma roupa toda preta e maquiagem aterrorizante – e sangue falso escorrendo nas laterais da boca –, é possível dar uma de vampiro!

Texto alternativo: Na imagem há a mão de uma criança cortando decorações para o Halloween

 

3 – Decoração fácil de fazer

Que tal manchar de “sangue” pontos estratégicos da mesa de comes e bebes? Em tempo: use como toalha um tecido comprado por metro, com a barra desfiada, que se possa sujar sem preocupação. 

Manche de sangue falso alguns metros de compressa de gaze, que se compra em farmácia, e pendure pela casa. Tule fino também funciona.

Bexigas brancas e pretas funcionam para fazer cara de fantasma, de caveira, de “morte” – use uma caneta permanente e explore os desenhos, que ajudam a decorar a casa.

Usando batom vermelho, escreva uma frase assustadora no espelho do banheiro que as visitas vão usar. 

Halloween

4 – Na mesa

Prepare sanduíches com recheios saudáveis! O truque é cortar cada um deles no formato de caixão para caprichar na apresentação. Cenoura e beterraba raladas com requeijão ou pasta de tofu ficam ótimas. Que tal aproveitar a polpa da beterraba que você usou para fazer o sangue falso? 

Coloque gelos amedrontadores na suqueira ou no porta-gelo: compre insetos e aracnídeos de plástico, lave e enxágue bem e coloque em formas de gelo com água.

Bem vermelho, o Suco de Beterraba Veggie é a escolha ideal para servir bebidas saudáveis na festa. Outras ótimas opções, que também ajudam a decorar, são o Pink Lemonade e o Suco de Uva

Texto alternativo: na imagem há min garrafas enroladas em papel, com olhos, para decoração de Halloween

 

FantasiaFantasie de múmia as garrafas de suco Natural One: cubra-as com compressa de gaze – não precisa ficar perfeito; deixe entrever o conteúdo da embalagem – e desenhe olhos com caneta permanente. 

Compre várias seringas descartáveis de 60 ml, com bico catéter (sem agulha, claro!), para fazer uma cena de terror: coloque nelas o Suco de Beterraba Veggie Natural One e deixe-as espalhadas na mesa.

Com a Bebida de Aveia de Frutas Vermelhas, você prepara um smoothie geladinho e delicioso: bata no liquidificador com bastante amora.

Vai esculpir abóboras? Use polpa e sementes em receitas que combinam com a festa:

– Leve as sementes ao forno com azeite, sal e pimenta-do-reino moída – viram um petisco crocante e saudável! 

– Com a polpa, prepare um creme com carne seca, ou cupcakes de abóbora, ou pão caseiro com abóbora para servir com patês. Há muitas receitas do tipo na internet.

Halloween

 

5 – Lembrancinha de Halloween 

Em vez de balas com corantes, escolha alguns chocolates pequenos. E em vez de usar um saquinho plástico transparente, embale os doces em luvas cirúrgicas! Os itens devem estar protegidos por suas próprias embalagens para não entrarem em contato com o interior da luva.  

Gostou das dicas? Para finalizar, só falta esta: prepare a festa sem descuidar do meio ambiente

– Tudo o que você comprar e for reutilizável, higienize e guarde em uma caixa para o ano que vem, ou doe assim que possível. 

– Procure usar copos e pratos de papel e talheres de madeira – ou os da casa mesmo, de metal. 

– Deixe acessíveis os lixos para os recicláveis da festa. 

– Sirva apenas o que for comestível – e não apenas comida decorativa, que significa desperdício. 

Conheça todos os sabores das Bebidas de Aveia e dos Sucos Naturais. Consulte a possibilidade de entrega no seu endereço no site da Natural One.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já ouviu falar em mindfulness e seus benefícios para a saúde mental e o bem-estar? Traduzida...