Search
Close this search box.

Impacto ambiental positivo: saiba o que é quais ações podem ser feitas no dia a dia

SUMÁRIO

Você sabia que são as pequenas ações do dia a dia que causam os maiores efeitos climáticos e outras degradações no mundo em que vivemos? Pensando nisso, é muito importante entender o que é impacto ambiental positivo.

Se o seu desejo é ter ainda mais consciência ambiental e ficar por dentro deste assunto, sabendo quais são as ações benéficas para a natureza e que obviamente também trazem diversas vantagens para a qualidade de vida na Terra, continue a leitura deste artigo, que vamos destrinchar esta temática.

O que é impacto ambiental?

Em resumo, o impacto ambiental é qualquer tipo de alteração que acontece no Meio Ambiente por causa da ação humana. Inclusive, o Conama (órgão que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente) define o impacto como “qualquer alteração das propriedades químicas, físicas e biológicas do Meio Ambiente”.

O impacto ambiental afeta áreas como saúde, segurança da população, condição estética do ecossistema, atividades econômicas e sociais, além da qualidade de recursos naturais. Por isso, é tão importante realizar ações que sejam positivas para preservar a natureza e, assim, diminuir os efeitos nocivos à população.

Impacto ambiental positivo

O impacto ambiental positivo está relacionado a ações e programas que visam à preservação do Meio Ambiente. Além disso, ele também se refere aos pequenos atos cotidianos que você pode fazer para gerar benefícios à natureza, inclusive minimizando os efeitos de ações negativas ocasionadas pelo ser humano.

Nesse contexto, as ações para impacto ambiental positivo não precisam ser extremamente complexas; as simples já são de grande ajuda para um ambiente saudável. Para isso, você pode implementar alguns comportamentos em seu cotidiano e fazer uma grande diferença para a Terra.

Exemplos de ações para impacto ambiental positivo

Que tal colocar algumas ações em prática? É possível começar com tarefas bem simples, que podem ser incrementadas no dia a dia. A seguir, veja alguns tipos de impactos ambientais positivos.

1 . Evitar sair de carro

Sempre que possível, para gerar um impacto positivo no Meio Ambiente, não saia de carro, pois ele emite poluentes para a atmosfera. Você pode, por exemplo, optar por ir a pé ou de bicicleta, a depender do trajeto. Há lugares em que levamos poucos minutos para chegar, e a utilização de outros meios pode ser bem-acessível.

2. Separe o lixo

Sabe o lixo de sua casa? Então, é possível separá-lo, com uma parte que vai para a coleta seletiva e outra para a reciclagem. E se tratando de lixo, de maneira alguma jogue ele em locais impróprios.

3. Economize energia e luz

E tem mais: é possível contribuir para a natureza e ainda economizar dinheiro, sabia? Para isso, economize o que puder em relação à energia, pois reduz a emissão de gases do efeito estufa. Isso serve também à economia da água, pois diminui a energia necessária para processá-la e entregá-la em sua residência.

4. Descarte corretamente itens eletrônicos

Aparelhos eletrônicos têm componentes tóxicos. Por isso, é importante descartá-los de maneira correta, já que, se forem jogados em locais inapropriados, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde da população. Para isso, existem os postos coletores, mercados e revendedores de produtos.

5. Diminua o consumo de carne

Conforme a Greenpeace, a produção de carne emite o mesmo volume de GEEs (Gases do Efeito Estufa) de todos os veículos automotores, aeronaves e navios. Além disso, há a contaminação do solo, das águas e dos alimentos. Por isso, diminuir o consumo é uma forma de impacto ambiental positivo.

6. Fazer compostagem

Você já ouviu sobre o reaproveitamento do lixo orgânico em casa? Essa é uma forma bem-bacana de reaproveitar o lixo doméstico. Assim, você consegue utilizar cascas de frutas e legumes, casca de ovo e outros itens. A compostagem pode ser feita até mesmo dentro de um apartamento.

7. Opte por produtos naturais

Consumir de maneira consciente é algo que também pode gerar mais um aspecto ambiental positivo. Para isso, escolha produtos naturais e que também sejam feitos de maneira ecológica, sem agredir a natureza, assim como os da Natural One.

Impacto ambiental negativo

Você já deve ter assistido em telejornais, ou até mesmo se deparado com alguma notícia na Internet sobre alterações no Meio Ambiente que geram problemas para o mundo inteiro, como o desmatamento, a emissão excessiva de gás carbônico na atmosfera, a contaminação do solo e outras.

Um exemplo disso é a poluição, no qual causam os impactos negativos ao clima, a camada de ozônio, geram inundações e muito mais. Porém, hoje em dia, há maior preocupação em relação a isso, inclusive, com empresas, como a Natural One, em realizando ações para diminuir a degradação.

A Natural One se dedica a realizar ações para impactos ambientais positivos

Realizar ações de impacto ambiental positivo é uma prática que vai além do ato individual, pois diz respeito a vida da população mundial. Por isso, compreendemos as implicações de ações que geram resultados negativos para a natureza e estamos desenvolvendo produtos naturais, sempre respeitando o Meio Ambiente.

Nossas raízes são firmadas para conquistarmos o mercado e o comprometimento com a sustentabilidade. Por isso, a Natural One elabora sucos com ingredientes naturais em processos sustentáveis. Assim, fornece alternativas conscientes e deliciosas para quem busca uma alimentação saudável.

A Natural One ainda contribui com algumas ações importantes. Por exemplo, são 284 toneladas de resíduos de compostagem transformadas em fertilizantes orgânicos e mais de 4.439,72 toneladas de embalagens recicladas.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...