Search
Close this search box.

maracujá da sono

Mito ou verdade: maracujá dá sono?

SUMÁRIO

O maracujá, com sua casca rugosa e polpa suculenta, é uma fruta amplamente apreciada em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil. Sua popularidade vai além do sabor refrescante: ele também é associado a diversos benefícios para a saúde, sem contar a crença de que o maracujá dá sono, oferecendo um poder de relaxamento do corpo.

Mas será que isso é realmente verdade ou apenas um mito? Vamos explorar essa questão e desvendar o mistério por trás do maracujá e seu suposto poder de induzir o sono. Continue a leitura deste artigo para saber quais são as principais características e benefícios do maracujá.

maracujá da sono

Maracujá dá sono ou não?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas já tiveram em algum momento devido às histórias e vivências. A ideia de que comer maracujá dá sono tem sido transmitida de geração para geração. Mas ele dá sono mesmo? A resposta é sim.

O maracujá é calmante porque possui passiflorina, além de alcaloides e flavonoides, que estimulam o relaxamento e são indicados em casos de estresse, ansiedade e insônia.

Esse poder sedativo é encontrado principalmente na polpa e nas folhas. Por isso, os chás preparados têm maior efeito. Então, independentemente da forma de consumo, o maracujá realmente dá sono, embora com intensidades diferentes, a depender de como você ingere — se a própria fruta, o suco ou o chá.

Surgimento e características do maracujá

Originário das regiões tropicais da América do Sul, o maracujá pertence à família das Passifloráceas. Seu nome é de origem Tupi, que significa “alimento em forma de cuia”, e sua colheita geralmente é realizada de 6 a 9 meses após o plantio.

Somente no Brasil, a conhecida fruta maracujá que dá sono possui mais de 150 espécies, mas nem todas são comestíveis. É conhecido por suas flores exuberantes e frutas suculentas. Ele tem como características o sabor cítrico e azedinho, o formato redondo e a polpa aromática e nutritiva.

Quais os benefícios do maracujá?

Independentemente de sua capacidade de induzir o sono, o maracujá é uma fonte rica de nutrientes essenciais. É uma excelente fonte de vitamina C, essencial para o sistema imunológico, e contém compostos antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo.

Além disso, é uma boa fonte de fibras, que são fundamentais para a saúde digestiva. O maracujá também contém compostos que podem ajudar a reduzir a pressão arterial, tornando-o benéfico para a saúde cardiovascular.

Ele também apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo), auxiliando na imunidade como um todo.

Portanto, além dos pontos citados, seus principais benefícios são:

  • é rico em antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, reduzindo o risco de desenvolver diversas doenças crônicas;
  • promove a saúde do coração, além de regular a pressão arterial;
  • Fortalece o sistema imunológico, sendo essencial para o corpo combater infecções e doenças;
  • melhora a saúde digestiva, devido à sua alta quantidade de fibras;
  • auxilia na perda de peso, pois dá a sensação de saciedade, que pode ajudar na redução do consumo de calorias.

maracujá da sono

Por que tomar o suco de maracujá da Natural One?

Para aqueles que desejam desfrutar dos benefícios do maracujá de forma conveniente, o suco de maracujá da Natural One é uma opção deliciosa. Além disso, é uma maneira fácil e saborosa de incorporar o maracujá em sua dieta diária.

Na Natural One, ele é feito a partir de maracujás frescos e suculentos, e cada embalagem de 300 ml possui 1 maracujá inteiro e 1 maçã, para dar um sabor mais adocicado. Também não tem adição de açúcares e pode ficar fora da geladeira até a sua abertura, o que o torna um produto mais durável e natural.

Portanto, da próxima vez que você se encontrar desfrutando dessa fruta tropical, lembre-se dos muitos benefícios que ela oferece e aproveite os motivos por que o maracujá acalma.

Tenha uma rotina mais relaxada com o suco de maracujá

Então, voltando à pergunta inicial: o maracujá realmente dá sono? Ele não dá sono especificamente, ele tem substâncias relaxantes que induzem o sono. Além disso, a resposta pode variar de pessoa para pessoa, já que cada indivíduo responde de maneira diferente aos alimentos e às substâncias.

Independentemente de sua capacidade real de induzir o sono, não há dúvidas de que o maracujá oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Seja através de um suco delicioso ou consumido in natura, o maracujá é uma adição nutritiva a qualquer dieta.

Aproveite para acessar o nosso site e conheça os sucos naturais da Natural One. Além do sabor maracujá, temos outras 13 opções, todas com sabores marcantes e produzidas de forma natural, sem adição de açúcares, oferecendo mais refrescância. Confira todas as opções.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre...