Search
Close this search box.

Natal saudável: aprenda receitas com ingredientes frescos para curtir as festas

SUMÁRIO

O Natal é um período de celebração, união e, claro, festas com direito a mesas fartas e receitas deliciosas! Mas, sejamos sinceros, muitas vezes a quantidade de alimentos calóricos e ricos em açúcares no fim do ano pode nos levar a exageros que comprometem a nossa saúde.

E se pudéssemos desfrutar do melhor das festas sem abrir mão de uma alimentação saudável? O segredo está nos ingredientes frescos, como frutas e legumes, e em receitas que combinam muito sabor e equilíbrio.

Assim como nós, você também nota um aumento no quanto você come durante as festas de fim de ano? Fique em paz, é comum! A tradição de preparar pratos ricos e indulgentes faz parte das celebrações, mas isso não significa que devemos abandonar por completo nossos hábitos alimentares saudáveis. Pelo contrário, é possível continuar mantendo uma boa alimentação mesmo nas receitas natalinas.

Texto alternativo: na imagem já uma árvore de natal montada com pedaços de kiwi

 

O poder dos ingredientes frescos na ceia de Natal

 

Ao optarmos por ingredientes frescos, não apenas garantimos a qualidade nutricional das nossas refeições, mas também elevamos o sabor dos pratos a um novo patamar. Por exemplo: as frutas, as verduras e os legumes são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, proporcionando benefícios para a saúde e contribuindo para o nosso bem-estar geral.

No contexto do Natal, é possível incorporar esses ingredientes de diversas formas. Há saladas coloridas e refrescantes que podem ser uma excelente opção para equilibrar as refeições mais pesadas, como aquela carne de porco que geralmente também compõe a mesa. Utilizar frutas da estação em sobremesas e acompanhamentos também pode ser um ótimo caminho para adicionar nutrientes essenciais ao cardápio festivo. Conheça as receitas que separamos para você!

Texto alternativo: na imagem há uma mesa com petiscos saudáveis de natal

 

  1. Salada festiva de quinoa com romã e nozes

 

Ingredientes:

  • 1 xícara de quinoa cozida
  • 1 xícara de romã
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • Folhas de hortelã a gosto
  • Vinagrete de limão

 

Hora do preparo!

Misture todos os ingredientes em uma única tigela e despeje o vinagrete de limão. Simples assim! Sirva frio e aproveite uma explosão de sabores e nutrientes.

Texto alternativo: na imagem há um prato branco com salada de  quinoa e romã para o natal

  1. Peru com ervas frescas e molho de laranja

Ingredientes:

 

Hora do preparo!

Coloque o peru em uma assadeira e tempere-o com tomilho, alecrim e sálvia, adicionando depois o sal e a pimenta. 

Depois, tampe a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno, deixando-o cozinhar até que esteja dourado e cozido por completo. 

Para o molho, também é simples: em uma panela, despeje o suco feito com 5 laranjas e o mel a gosto. Mexa até engrossar. Para finalizar, basta regar o peru já assado com o molho de laranja e servir essa delícia!

Texto alternativo: na imagem há uma travessa de frango para a ceia de natal

  1. Salada de frutas 

 

Ingredientes:

  • 3 maçãs cortadas em cubos
  • 3 peras cortadas em cubos
  • 3 pêssegos cortados em cubos
  • 2 xícaras de morangos fatiados
  • 2 xícaras de uvas cortadas ao meio
  • 2 bananas cortadas em rodelas
  • 2 kiwis descascados e cortados em pedaços
  • Suco de 6 laranjas
  • Suco de 2 limões
  • 2 colheres de sopa de mel

 

Hora do preparo!

Misture todas as frutas em uma tigela. Regue com o suco de laranja, o suco de limão e o mel. Agora, é só se deliciar e servir a seus convidados uma sobremesa leve, refrescante e muito nutritiva.

Texto alternativo: na imagem há um bowl com salada de frutas

 

Receitas como essas não apenas preservam o espírito do Natal, mas também oferecem uma alternativa saudável às opções tradicionais, que, cá entre nós, costumam ser muito mais gordurosas e calóricas. Com ingredientes frescos e as receitas certas, é possível criar pratos nutritivos que agradam o nosso paladar e, ao mesmo tempo, não prejudicam a nossa saúde.

 

Celebrando o Natal com consciência alimentar

Texto alternativo: na imagem há uma série de amigos juntando copos para um brinde de natal

 

Em vez de encarar o Natal como uma desculpa para abandonar os hábitos alimentares saudáveis, podemos aproveitar o momento como uma oportunidade de explorar novas abordagens culinárias, colocando em prática tudo o que aprendemos durante o ano. Assim, garantimos um cardápio mais equilibrado e proporcionamos aos nossos convidados momentos ainda mais especiais.

Neste Natal, convidamos todos a celebrar não apenas a tradição, o renascimento e a alegria, mas também a saúde e o próprio bem-estar!

 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O maracujá se destaca não só pelo seu sabor refrescante, mas também por suas diversas vantagens para...