Search
Close this search box.

Você sabe o que é Outubro Rosa e qual é a sua importância?

SUMÁRIO

Você já deve ter visto em algum lugar o que é Outubro Rosa, o movimento internacional de conscientização para prevenção, detecção precoce e rastreamento do câncer de mama. Anualmente, a campanha compartilha informações visando a redução da ocorrência e mortalidade do câncer que mais acomete as mulheres.


Durante esse mês, diversas instituições participam da campanha discutindo a prevenção do câncer de mama e o que é Outubro Rosa, a fim de incentivar as mulheres a realizarem a mamografia. Ações como essas são muito importantes para a prevenção, pois, nos estágios iniciais, a doença é assintomática.


Com isso em mente, a Natural One também aderiu ao movimento de um jeito superincrível: lançamos uma embalagem especial de edição limitada para o nosso suco Pink Lemonade e uma parceria com a ONG Américas Amigas. Continue a leitura para descobrir muito mais sobre o que é Outubro Rosa e as nossas novidades!


Início da campanha Outubro Rosa


A origem do Outubro Rosa se deu em 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado e distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York (EUA). O evento tinha como objetivo arrecadar recursos em prol de pesquisas no combate ao câncer de mama.


A partir daí, a campanha passou a acontecer em outros estados norte-americanos, sendo decretada como o mês de conscientização nacional contra o câncer de mama nos Estados Unidos, até se espalhar para outros países. No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, em São Paulo (SP).


O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aderiu ao movimento em 2010 e passou a realizar eventos técnicos, compartilhar informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama. Como uma das ações para lembrar o combate contra a doença, monumentos costumam ser iluminados com a cor rosa em outubro.


mulheres com blusa rosa com as mãos juntas representando o que é outubro rosa

Sobre o câncer de mama


O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve no tecido mamário, sendo um dos tipos que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Geralmente, a doença é diagnosticada pelos exames de rotina, quando se detectam os nódulos na região das mamas. Confira os principais sinais e sintomas da doença:


  • deformação ou alteração no contorno natural das mamas;
  • qualquer retração ou desvio dos mamilos;
  • saliência da pele ou seios;
  • vermelhidão e/ou descamação ao redor dos seios ou da auréola;
  • vazamento de sangue pelos mamilos;
  • qualquer nódulo ou caroço duro e fixo na região das mamas ou axilas.

No entanto, em muitos casos, os caroços não são percebidos, sendo necessária a realização de um exame clínico das mamas para diagnosticar a doença. A mamografia é o principal exame capaz de identificar o câncer de mama, sendo normalmente indicado para mulheres entre 40 e 69 anos de idade.


De acordo com o INCA, em 2022, foram estimados 66.280 novos casos da doença no Brasil, com um risco de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. Vale ressaltar que o câncer de mama também desperta preocupação por ocupar a primeira posição em mortalidade por câncer entre as brasileiras.


Importância do diagnóstico precoce


Felizmente, na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser detectado ainda nas fases iniciais, aumentando significativamente as chances de cura em até 95%. Nesta etapa, os tratamentos também podem ser mais adequados e menos agressivos. Por isso, a mamografia é fundamental para o rastreamento da doença.


A recomendação é de que as mulheres realizem o autoexame e fiquem atentas a qualquer alteração suspeita nos seios. Entretanto, vale lembrar que esse exame não substitui a mamografia. Caso algum sintoma ou doença seja percebido, a mulher deve procurar imediatamente o Sistema Único de Saúde (SUS).


Conheça a parceria da Natural One com a Américas Amigas


Desde 2009, a ONG Américas Amigas atua no combate e queda da mortalidade do câncer de mama em todo o Brasil. Por meio da conscientização, acesso à informação e exames de detecção e ao diagnóstico precoce da doença, a instituição atua junto à população em situação de vulnerabilidade social.


Como promover a saúde e o autocuidado também faz parte do compromisso da Natural One, decidimos ajudar mais pessoas em situação de vulnerabilidade social a partir de uma parceria com a Américas Amigas. Juntos, vamos doar exames de detecção e diagnóstico precoce do câncer de mama.


Nosso objetivo é contemplar mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil durante um ano. Entre outubro e dezembro, uma unidade móvel percorrerá diversas regiões da cidade de São Paulo e do interior do estado. A estimativa é de que cerca de 4.500 pessoas sejam atendidas e 70 exames diários sejam realizados.


imagem representando os benefícios da parceria da natural one sobre o que é outubro rosa

A Natural One apoia o Outubro Rosa!


Agora que você já sabe o que é Outubro Rosa e a sua importância, que tal conferir o nosso suco Pink Lemonade, um delicioso mix de limão e framboesa? Com tampinha e rótulo exclusivos, a garrafa de edição limitada faz parte das iniciativas da Natural One, que tem em seu propósito levar o máximo de saúde para as pessoas!


Ah, no nosso catálogo você encontra outras opções de sucos naturais preparados com frutas cítricas ricas em vitamina C, como o Veggie Limão! Esse poderoso micronutriente é capaz de evitar o estresse oxidativo nas células, além de prevenir o desenvolvimento de diversos tipos doenças, inclusive o câncer de mama.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...