Search
Close this search box.

Sexta-feira Santa

Sabores do mar: menu leve e nutritivo para a Sexta-Feira Santa

SUMÁRIO

Profundamente significativa para milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente aquelas ligadas ao catolicismo, a Sexta-Feira Santa é marcada pelo costume de não comer carne vermelha; apenas peixes são consumidos. 

Tradições religiosas, reflexões espirituais e práticas alimentares reúnem famílias e amigos em torno de refeições que respeitam os princípios da Igreja Católica. Isso também quer dizer que, especialmente na culinária, os sabores vindos do mar ganham destaque. Leves, saudáveis e repletos de nutrientes, os peixes são combinados com legumes e quase sempre estão presentes no menu dessa data especial.

 

Sexta-feira Santa - frutos do mar

Histórias e tradições

Naturalmente, as tradições ligadas à Sexta-Feira Santa variam de acordo com a cultura e a região de cada povo. Em muitos países de maioria cristã, como é o caso do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Itália, essa é uma data em que acontecem diversos eventos religiosos, como procissões e encenações que recriam os passos de Jesus Cristo.

Na Espanha, por exemplo, acontecem grandes procissões, onde fiéis carregam imagens religiosas pelas ruas, muitas vezes vestidos em trajes tradicionais e acompanhados por músicos e corais. Além disso, também é muito comum a prática de abençoar alimentos específicos, como pão, ovos e carnes. Por falar em alimentos, é válido ressaltar que, independentemente da região, os peixes e os frutos do mar seguem como protagonistas nas refeições da Sexta-Feira Santa.

Sexta-feira Santa - frutos do mar

Os benefícios do peixe para o organismo

Uma refeição baseada em frutos do mar e peixes, como bacalhau e salmão, pode trazer uma série de benefícios para nossa saúde. Esses alimentos são fontes de proteínas essenciais para a construção e o reparo dos tecidos musculares, além de serem importantes para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. 

O bacalhau, por exemplo, é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, promovendo a saúde cardiovascular e prevenindo doenças cardíacas. Já o salmão é conhecido por ser uma das melhores fontes de ômega-3, além de ser rico em vitaminas do complexo B, como a niacina (vitamina B3) e a vitamina B12, que são muito importantes para o metabolismo energético e o funcionamento do sistema nervoso. 

 

Então, que tal algumas dicas de receitas para sair do óbvio e compor a mesa?

Para celebrar a Sexta-Feira Santa de forma saborosa e saudável, separamos algumas receitas que destacam os sabores do mar:

 

  1. Salmão grelhado com molho de ervas frescas

Opção simples e deliciosa, o salmão grelhado é rico em ômega-3 e proteínas. Acompanhado de um molho leve à base de ervas frescas, como salsinha e cebolinha, esse prato é perfeito para uma refeição nutritiva. Uma ótima dica também é acrescentar alcaparras à receita, afinal, além do sabor que remete à azeitona, elas têm propriedades poderosas para a saúde.

 

Sexta-feira Santa - frutos do mar

  1. Sexta-feira Santa: Ceviche de camarão

Refrescante e cheio de sabor, o ceviche de camarão é uma excelente escolha para a Sexta-Feira Santa. Combinando camarão fresco, suco de limão, cebola roxa, pimenta e coentro, essa receita é cheia de sabor e agrada muitos paladares.

 

  1. Salada de atum com grãos integrais

Ideal para quem busca uma opção mais leve, a salada de atum com grãos integrais é uma refeição completa. Misture atum em lata com grãos como quinoa, lentilha e grão-de-bico, acrescente vegetais frescos e tempere com azeite de oliva, limão e ervas aromáticas. Simples e fácil!

 

  1. Espaguete de abobrinha com molho pesto de manjericão

Uma alternativa leve e sem glúten, o espaguete de abobrinha é fácil de fazer e muito saboroso. Acompanhado de um molho pesto feito com manjericão fresco, alho, parmesão e azeite de oliva, esse prato é uma delícia e cai muito bem em todas as refeições.

Lembre-se: se você é uma pessoa que se identifica com o catolicismo e gosta de seguir os costumes relacionados à Sexta-Feira Santa, opte por refeições mais leves e nutritivas, especialmente com peixes e frutos do mar. E se houver um suco natural para acompanhar, fica ainda mais gostoso! Essa é uma maneira de honrar as tradições e, sobretudo, promover hábitos alimentares saudáveis para todos que estão ao seu redor!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O maracujá se destaca não só pelo seu sabor refrescante, mas também por suas diversas vantagens para...