Você sabia que as frutas do verão costumam ser ricas em vitaminas, compostos bioativos, água e fibras? Tais propriedades conferem a esses alimentos um papel importantíssimo na alimentação, dando ao corpo os nutrientes necessários para um bom funcionamento — principalmente durante o período mais quente do ano.
Considerar a sazonalidade das frutas pode ajudar a escolher opções mais saudáveis e suculentas na hora de comprá-las. Isso porque, no período da safra, os alimentos costumam ser cultivados com menos pesticidas, além de oferecerem mais qualidade na composição, sabor e textura.
Sendo assim, se você quer conhecer as principais frutas do verão para incluí-las no cardápio, encontrou o lugar certo. A seguir, separamos sete opções saborosas que não podem faltar nas suas refeições durante os dias de sol. Veja!
Melancia
A melancia é considerada uma das frutas do verão mais suculentas e refrescantes. Composta por cerca de 90% de água, é fonte de vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais, como cálcio, fósforo e ferro, além de apresentar antioxidantes importantes, como o licopeno e o betacaroteno.
Originária da África, a fruta pode ser cultivada durante todo o ano em regiões quentes, com o uso de irrigação. Sua composição contribui para a hidratação do corpo, melhora a imunidade e a digestão, favorece o funcionamento do cérebro, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e faz bem para a visão.
Melão
Por falar em frutas refrescantes para o verão, o melão também é uma das opções mais indicadas quando o assunto é hidratação. Composto por mais de 70% de água, o alimento é fonte de minerais (potássio, ferro, cálcio, zinco e fósforo), vitaminas (A, C, K e do complexo B), fibras e antioxidantes.
Com diferentes tipos, o melão é nativo do Oriente Médio e sua safra corresponde aos meses de dezembro a março e de julho a setembro. Sua composição ajuda a controlar a pressão arterial e o açúcar no sangue, faz bem para os ossos, visão e pele, favorece a digestão, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e tem efeito diurético.
Caju
O caju é uma fruta que provém do cajueiro, uma planta da família Anacardiaceae, originária da região nordeste do Brasil. Considerada uma das frutas de verão, seu período de safra vai de janeiro a fevereiro, sendo sua composição rica em água, fibras, vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais (cálcio, potássio e ferro).
Graças à sua alta concentração de fibras, a fruta é uma aliada no combate à diabetes e ao colesterol alto. Fora isso, é capaz de favorecer o funcionamento do sistema digestivo, melhorar a imunidade, fortalecer o sistema cardiovascular e ósseo, combater o envelhecimento precoce e ainda dar energia ao corpo.
Abacaxi
Com seu período de safra indo de dezembro a fevereiro, o abacaxi é considerado um alimento diurético, capaz de eliminar líquidos e toxinas do organismo. Sua composição possui uma alta concentração de água, vitaminas (A, C e do complexo B), minerais (manganês, magnésio e potássio) e um composto ativo importantíssimo para o corpo, denominado bromelina.
Nativa da América do Sul, a fruta contribui para o funcionamento do sistema digestivo, melhora a imunidade, protege a visão e previne o envelhecimento precoce. Seu alto teor de fibras também confere saciedade, ajudando no emagrecimento, e favorece a saúde cardiovascular. Enquanto isso, a bromelina fortalece o organismo após exercícios de alta intensidade e diminui os sintomas de artrite.
Acerola
Também conhecida como “cereja-das-antilhas”, a acerola é uma das frutas do verão proveniente da América Central. Considerada uma das maiores fontes de vitamina C, sua composição também conta com vitamina A, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, potássio e selênio), fibras e antioxidantes — especificamente flavonoides e carotenoides.
Com período de safra correspondendo aos meses de outubro a abril, a fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protege a pele contra os radicais livres, previne problemas gastrointestinais e favorece a saúde cardíaca. Fora isso, faz bem para tireoide, contribui para a absorção de ferro, melhora a função cerebral e a visão, aumenta a saciedade e combate o estresse oxidativo, ajudando no desempenho e na recuperação física.
Pêssego
O pêssego também é uma fruta presente no verão brasileiro, com o período de safra indo de novembro a janeiro. Pouco calórica e com baixo índice glicêmico, sua composição apresenta mais de 80% de água, vitaminas (C e do complexo B), minerais (cálcio, ferro e magnésio), fibras e substâncias antioxidantes, como carotenoides e ácido cafeico.
Originário da China, o alimento é considerado o fruto dos deuses, sendo cultivado há milhares de anos. Saboroso, é capaz de favorecer o funcionamento do sistema digestivo, imunológico e cardiovascular, além de ajudar a controlar a glicemia, contribuir para a visão, proteger a pele e aumentar a sensação de saciedade.
Uva
Com seu período de colheita no Brasil indo de janeiro a março, a uva também é uma das frutas da estação mais desejadas para os dias quentes. Encontrada em diferentes tipos, costuma apresentar cerca de 80% de água, vitaminas (A, C, E, K e do complexo B), minerais (cálcio, ferro e potássio) e um importantíssimo antioxidante denominado resveratrol.
Sua composição altamente nutritiva contribui para a saúde do sistema cardiovascular e digestivo, enquanto ajuda a controlar o açúcar no sangue e melhorar a visão. Além disso, graças às suas propriedades antioxidantes, a uva ajuda a combater infecções, fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento.
Natural One: experimente o puro sabor da fruta!
E aí, agora que você já conhece as principais frutas do verão, que tal saboreá-las durante suas refeições? Na Natural One, você encontra sucos 100% naturais, produzidos com a mais alta qualidade e tecnologia. Assim, é possível desfrutar do mais puro sabor da fruta. Confira e aproveite!