Já ouviu falar em corpo inflamado ou em dieta anti-inflamatória? O assunto está em alta entre nutricionistas e endocrinologistas.
A inflamação pode ser uma reação do corpo a agentes externos como a poluição ambiental, metais pesados e toxinas ingeridas a partir do contato com plásticos e agrotóxicos. Mas não só isso.
Uma alimentação baseada em muita carne, fritura, cereais refinados, álcool e refrigerante e os aditivos químicos dos ultraprocessados também contribuem para a inflamação, assim como a falta de hidratação e o funcionamento intestinal irregular.
Como saber se o seu corpo está inflamado? A inflamação se manifesta por sintomas como fadiga, rendimento baixo nos treinos, corpo pesado, intestino constipado, pele com espinhas e acne, urina muito escura, irritabilidade e insônia, além de dificuldade para perder peso.
Também é possível verificar aspectos bioquímicos em exames de sangue solicitados pelo seu médico ou médica. Nesse caso, ele(a) vai observar se a ferritina e a glicose estão altas, se a vitamina D está baixa e se há funções hepáticas alteradas.
Segundo nutricionistas, a inflamação é comum e o corpo dá conta de realizar uma faxina periódica. Mas é claro que, para retomar a saúde plena mais rapidamente, uma ajuda é bem-vinda. Os processos inflamatórios criam cenários favoráveis para que se instalem problemas de saúde como doenças cardíacas, diabetes, câncer, artrite, Alzheimer e obesidade.
Anti-inflamação já!
A palavra detoxificação é a chave. Além de se hidratar melhor, o ideal é consumir alimentos naturais e excluir as carnes momentaneamente, adotando uma dieta mais vegetariana. A ideia é “dar um tempo” para o organismo, ajudando-o a melhorar a flora intestinal e a promover o detox.
Alguns alimentos são especialmente benéficos para combater a inflamação, como aqueles ricos em ômega 3, ou as especiarias e ervas frescas, que ajudam na digestão.
Algumas frutas – nosso assunto preferido! – também entram na lista. Antocianinas, carotenoides, ômega 3 e vitaminas B e C estão entre os componentes presentes nas frutas capazes de ajudar o organismo a combater as inflamações.
Conheça a seleção campeã a seguir – e a nossa sugestão de sucos 100% naturais que vão deixar o processo mais prático, saboroso e, de quebra, hidratante!
Uva – aposte no Suco de Uva, seja ambiente, seja refrigerado.
Abacate
Frutas vermelhas – que tal um Pink Lemonade, que contém framboesa e limão?
Coco
Frutas cítricas, em especial limão, abacaxi, caju e goiaba – turbine a hidratação diária com o Veggie Limão (que tem gengibre, outro poderoso anti-inflamatório), o Suco de Caju e o Suco de Goiaba.
Manga – vai de Suco de Manga, claro!
Maçã – experimente o Suco de Maçã.
Assim fica + fácil
Sabia que a Natural One entrega os sucos da linha Ambiente em todo o Brasil? Peça o seu pelo site hoje mesmo!