Search
Close this search box.

Como adoçar suco natural sem usar adoçantes artificiais

SUMÁRIO

Nada mais prazeroso do que tomar um suco bem docinho e gelado para se refrescar em dias quentes. Mas o açúcar é um dos grandes vilões da dieta e da saúde. Portanto, é essencial conhecer formas saudáveis de como adoçar suco natural para preservar o bem-estar.

O açúcar refinado, por exemplo, pode ser substituído por alguns tipos de adoçantes naturais. Assim, é possível deixar o suco saboroso e controlar o aumento dos níveis de glicose no sangue e evitar riscos de outras doenças causadas pelo excesso desse ingrediente.

Além disso, as opções saudáveis podem melhorar a saúde, controlar a obesidade e os riscos de desenvolver diabete e colesterol alto. Ou seja, você só tem a ganhar quando reduz o consumo de açúcar no seu dia a dia.

5 formas de adoçar suco natural sem adicionar açúcar

É muito difícil alguém não gostar de bebidas docinhas, mas é importante conhecer formas de reduzir o excesso de açúcar para não impactar a saúde. Assim, saiba como adoçar suco natural sem perder o sabor doce da bebida com as dicas a seguir.

Imagem de uma mulher tomando um suco

1. Extrato de baunilha

Substituir o açúcar refinado pelo extrato de baunilha é uma ótima alternativa de adoçar o suco natural. Esse ingrediente é muito utilizado na culinária em diversos pratos doces preparados para dietas.

Além disso, o extrato de baunilha é apreciado por pessoas diabéticas ou com alguma restrição alimentar. Isso porque não tem aquele gosto indesejado que os adoçantes artificiais costumam ter.

2. Melado de cana

O melado de cana é produzido a partir da cana-de-açúcar e é menos calórico que o açúcar tradicional. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, cálcio e livre de gorduras que prejudicam o organismo. 

Então, se você não sabe como adoçar suco natural, esse ingrediente é uma excelente dica. Mas é válido informar que, mesmo sendo mais saudável que açúcar refinado, pessoas com diabetes ou problemas renais devem consumir com moderação.

3. Mel de abelha

O mel apresenta diversos benefícios, pois é rico em propriedades nutritivas que aumentam as defesas do corpo e melhoram a saúde do coração. Além disso, contém potássio, ferro, cálcio e magnésio. 

Outro benefício que vale citar é que esse adoçante natural possui médio índice glicêmico e baixo teor calórico (apenas 46 calorias em uma colher de sopa). Assim, além de substituir o açúcar refinado, é vantajoso por fazer bem à saúde e contribuir para o emagrecimento.

4. Frutas adocicadas

Algumas frutas, como a maçã e a tâmara, têm alta concentração de açúcar e podem ser usadas como adoçantes naturais em sucos. Então, você pode preparar as bebidas de diversos sabores e acrescentar o suco dessas frutas.

Além do mais, elas são ricas em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. A maçã, por exemplo, possui alto teor de fibras e polifenóis, que ajudam a equilibrar o diabete e facilitam o emagrecimento.

5. Taumatina

A taumatina é um adoçante natural feito a partir de proteínas extraídas da planta Thaumatococcus, originária da África Ocidental. Esse ingrediente possui o mesmo teor de calorias do açúcar comum. Entretanto, adoça muito mais, sendo necessário utilizar pouca quantidade para adoçar os sucos.

Além disso, pode ser usada por diabéticos e em dietas de emagrecimento. Isso porque a taumatina não aumenta os índices glicêmicos no organismo e não estimula a produção de gordura corporal. 

Imagem de cubos de açúcar

Malefícios do excesso de açúcar na dieta 

Reduzir a quantidade de açúcar na dieta é muito benéfico para o corpo em todos os aspectos. Afinal, não é vantajoso ingerir sucos naturais se forem adoçados com açúcar refinado.

Quando esse ingrediente é consumido em excesso, a longo prazo, colabora para o acúmulo de gordura, aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, além de baixar a imunidade, deixando o corpo vulnerável.

Já nas crianças, o açúcar contribui para o surgimento de cáries nos dentes e para a obesidade infantil. Por essas razões, é importante encontrar meios naturais de adoçar o suco das crianças. Assim, elas podem saborear a bebida e manter uma dieta equilibrada.

Sucos da Natural One adoçados de maneira saudável 

A Natural One tem como objetivo deixar o sabor dos sucos mais atraentes ao paladar sem comprometer a missão de levar bebidas saudáveis para as pessoas. Porém, como adoçar suco natural sem utilizar produtos artificiais?

A maioria dos sucos da marca são adoçados naturalmente com o açúcar presente nas frutas. Mas quando precisam de mais adoçamento, adicionamos suco de maçã natural.

Os sucos de beterraba, pink lemonade, uva e laranja, por exemplo, são alguns dos blends produzidos pela Natural One que contêm açúcares próprios das frutas. Assim, você pode se deliciar com as bebidas sem sair da dieta.

Os melhores sucos naturais você encontra na Natural One

Você aprendeu as principais formas de como adoçar suco natural, mas pode simplificar a sua vida com os sucos da Natural One. Além de contar com o açúcar natural das frutas, são produzidos sem corantes e aromas artificiais. Assim, você ganha em sabor, saúde e bem-estar.


São 14 sabores de sucos preparados com frutas e vegetais de alta qualidade. Além disso, utilizamos um método de envase a frio que impede a proliferação de microrganismos, prolongando a validade do produto. Então, acesse o nosso site e escolha seus sabores preferidos!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Além de ser conhecido pelas temperaturas mais amenas e pelas quedas das folhas, o outono também é...