Search
Close this search box.

Texto alternativo: na imagem há três crianças deitadas na grama, como uma forma de aproveitar as férias

Atividades ao ar livre: dicas para aproveitar as férias com a família

SUMÁRIO

Com a virada do ano cada vez mais próxima e as férias escolares a todo vapor, muitos pais e mães já não sabem mais quais atividades fazer para entreter os filhos. Após semanas em casa, o videogame começa a perder a graça, os brinquedos deixam de ser tão atrativos, os vídeos no YouTube já estão se tornando repetitivos… mas calma, há uma ótima saída!

Muito além de divertir as crianças, esse período do ano é perfeito para dar chance também às atividades ao ar livre, que promovem uma conexão superespecial não só com a natureza, mas também entre toda a família.

Texto alternativo: na imagem há uma árvore com um coração vermelho desenhado nela

 

A importância do contato com a natureza

Não podemos negar que, em um mundo cada vez mais digital, o contato com a natureza desde a infância vai além de uma mera diversão. Ao explorar ambientes naturais, os pequenos passam a cultivar uma conexão muito mais profunda com o meio ambiente, o que promove benefícios físicos e, principalmente, mentais.

Além do impacto positivo que a natureza pode ter sobre o nosso bem-estar e o das crianças, a interação com o meio ambiente desde o início da vida é importante para criar o senso de responsabilidade ambiental. Quando crescemos apreciando a beleza natural do mundo, nos tornamos pessoas mais propensas a contribuir para um futuro melhor e mais saudável.

Esse é o momento certo para estimular essa conexão sem deixar de lado a diversão que as férias escolares merecem! Conheça algumas dicas que separamos para você.

Texto alternativo: na imagem há um menina, com cabelos loiros, segurando um pedaço de melância perto do rosto

 

Piquenique 

Uma ótima maneira de aproveitar o dia ao ar livre é organizar um piquenique em um parque da sua cidade ou, simplesmente, uma área verde. Você pode preparar lanches saudáveis, fazer uma salada de frutas frescas, separar alguns sucos da Natural One e até liberar um docinho para as crianças – de maneira moderada, é claro! 

Além de alimentar o corpo de forma equilibrada, essa é uma ótima oportunidade para se conectar com a natureza e compartilhar refeições em um ambiente descontraído, tendo um tempo de qualidade com toda a família. Isso é tudo o que um fim de ano precisa!

Na imagem há duas crianças andando no em uma estrada de terra, fazendo trilha de férias

Trilha

E se você e seus filhos se aventurassem em uma trilha? Caminhar em meio à natureza não só é uma atividade física prazerosa, mas também proporciona momentos de descoberta para todas as idades. Claro, escolha uma trilha adequada para todos os membros da família e certifique-se de que é uma opção segura. 

Para tornar o passeio ainda mais legal, não esqueça de uma garrafa de água e um suco Natural One para manter todos hidratados durante a caminhada.

 

Sol e praia

Se você estiver próximo do litoral, essa é a pedida certa! Apesar de ser uma opção óbvia, os dias de sol na praia são sempre uma delícia, principalmente quando estamos na companhia daqueles que amamos. 

As crianças podem se empenhar em montar castelos de areia, os adultos podem dar um bom mergulho no mar e, em conjunto, todos podem criar memórias incríveis. Mas não se esqueça de escolher um protetor solar para proteger a pele, afinal, no verão há um sol para cada um!

Texto alternativo: na imagem há duas meninas em uma cabana improvisada, na sala, brincando nas férias

 

Acampamento em casa nas férias

A sua casa tem um quintal? Então você também pode aproveitar essa área para divertir as crianças fazendo um acampamento. Monte uma barraca, prepare lanches saudáveis, programe brincadeiras legais e esteja com a mente aberta para também se tornar uma criança. Já imaginou o quanto um momento como esse pode fortalecer os laços familiares?

É claro que, se você não tem uma área ao ar livre em casa, também pode acampar do lado de dentro. Transformar um ambiente que faz parte do dia a dia já pode ser o suficiente para que a ideia funcione!

 

Caça ao tesouro

A caça ao tesouro não é apenas uma brincadeira clássica, é garantia de diversão! Uma boa opção para uma tarde de verão é levar as crianças a um parque, esconder as pistas e, claro, preparar o tesouro com algo que elas vão adorar encontrar no final da brincadeira. Lembre-se de que, apesar dos momentos divertidos, um prêmio legal para quem encontrar o tesouro é indispensável!

 

 

Passeio cultural de férias

Já parou para pensar em quantas atividades a sua cidade proporciona para o lazer e você não conhece? Muitas vezes, não nos lembramos de aproveitar tudo o que está ao nosso redor.

Nestas férias, você e sua família podem sair para um passeio explorando a cultura local. Visite museus e parques históricos ou participe de eventos culturais em sua cidade – no final do ano, há muitos! Além de estimular o conhecimento das crianças, essa também é uma opção interessante para os pais.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...