Search
Close this search box.

7 documentários sobre Meio Ambiente para se conscientizar

SUMÁRIO

A preocupação com o futuro do planeta aumenta a cada ano, principalmente com as alterações climáticas resultantes em furacões, enchentes, derretimento de geleiras, entre outras consequências. Existem diversos documentários sobre Meio Ambiente disponíveis em plataformas de streaming que abordam o assunto.

Além de ser um programa educacional para toda a família, esses documentários ajudam a refletir sobre os impactos ambientais. Contudo, não mostram apenas o lado ruim, mas apresentam também as belezas da natureza com imagens surpreendentes.

Seja em formato de filme ou série, você pode entender mais sobre o aquecimento global e as consequências geradas pela ação do homem. Então, prepare a pipoca, reúna a família e confira dicas de documentários sobre o Meio Ambiente.

1 – Saving the Amazon

Certamente, você já ouviu falar que a floresta amazônica é o coração do planeta. A Amazônia é famosa mundialmente pela sua diversidade e por ser a maior floresta tropical do mundo. 

No documentário “Saving the Amazon”, criado por Sophie McNeil, você acompanhará a luta de povos indígenas, ativistas e cientistas contra o desmatamento. Essa ação do homem está impactando diretamente na biodiversidade e na vida das pessoas que habitam na região.

2 – Mission Blue

A próxima sugestão da lista é um documentário sobre a proteção de animais marinhos. O “Mission Blue” mostra um grupo formado por cerca de 100 pessoas especializadas em Meio Ambiente. O grupo é liderado por Sylvia Earle, bióloga marinha e ambientalista.

Este é um dos documentários mais incríveis sobre Meio Ambiente, pois salienta a importância de preservar a vida nos oceanos para a sobrevivência humana e das espécies de animais.

documentários sobre meio ambiente - imagem de pessoa pegando lixo

3 – Seremos História

O documentário “Seremos história” é narrado por ninguém menos que o ator Leonardo DiCaprio, também conhecido por seu ativismo ambiental. Neste filme, você vai entender como as mudanças climáticas afetam o planeta e como a sociedade deve se posicionar sobre o assunto. 

Dirigido por Fisher Stevens, este é um dos documentários sobre Meio Ambiente premiados nos Estados Unidos. Em 2016, o filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Ano no Hollywood Film Award.

4 – A Lei da Água — Novo Código Florestal

A próxima sugestão é “A Lei da Água — Novo Código Florestal”, que visa a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar as florestas. O documentário alerta que, sem elas, os recursos hídricos no Brasil serão cada vez mais escassos.

Além disso, foca a votação do Novo Código Florestal no Congresso Nacional, que pauta as alterações da legislação sobre desmatamento, preservação nas propriedades rurais, entre outros.

5 – Oceanos de plástico

O documentário “Oceanos de plástico” mostra as áreas mais afetadas por resíduos plásticos e as consequências que geram para a flora e a fauna. Produzido em 2017, neste filme, você conhecerá a Plastic Ocean Foundation. 

A organização britânica foi criada para explorar os oceanos e buscar soluções relativas ao acúmulo de lixo plástico na natureza. Você poderá acompanhar as viagens da jornalista Craig Leeson e da mergulhadora Tanya Streeter, que mostram os impactos ambientais no mundo.

6 – Nosso planeta 

documentários sobre meio ambiente - imagem de papel

Esta série documental composta por 8 episódios é narrada pelo ambientalista David Attenborough e apresenta imagens incríveis da natureza. A produção aborda temas diferentes a cada episódio, focando os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

Em um dos episódios, o documentário mostra a vida no gelo e chama a atenção para os animais desse habitat. Ou seja, devido ao aquecimento global, ursos polares, focas e pinguins estão ameaçados na região. Isso leva a refletir sobre o quanto é preciso tomar medidas urgentes de prevenção ambiental.

7 – Solo fértil

O documentário “Solo fértil” conta sobre a luta de cientistas, ativistas, fazendeiros e políticos para equilibrar o clima da Terra. O principal objetivo é minimizar a escassez de água que assola o planeta, a fim de suprir a necessidade desse recurso natural.

A última produção da lista conta com a participação dos ativistas ambientais Gisele Bündchen, Tom Brady e Jason Mraz. Além deles, os ambientalistas e cientistas Ray Archuleta, John Wick contribuem com a causa.

Práticas ambientais da Natural One 

A Natural One é uma empresa comprometida com a sustentabilidade e possui ações ambientais pensando no futuro do planeta. A maioria dos sucos da marca contam com embalagens fabricadas com resina PET PCR (resina pós-consumo reciclada).

São mais de 3.463 toneladas de embalagens recicladas. Assim, a empresa possui o Selo Eureciclo. Esse selo certifica as empresas comprometidas com a gestão e compensação ambiental de suas embalagens.

Outra ação importante da Natural One é destinar mais de 385 toneladas de iodo para a compostagem. Além disso, são mais de 284 toneladas de resíduos transformados em fertilizantes orgânicos

Adote ações sustentáveis com a Natural One 

Algumas práticas no dia a dia contribuem para minimizar os impactos ambientais. Uma delas é consumir produtos de empresas engajadas com a causa. Como informado, os sucos naturais da Natural One possuem embalagens 100% recicláveis.

Então, que tal assistir aos documentários sobre Meio Ambiente se deliciando com os nossos sucos? Além de deliciosos, são livres de aditivos, aromas e corantes artificiais. Acesse o site e faça já o seu pedido!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O alto nível de açúcar no sangue é um dos problemas causados, entre outros fatores, por má...