Search
Close this search box.

texto alternativo: na imagem há potes de velas decoradas para o natal para celebrar as festa de fim de ano

Fim de ano: como criar uma decoração sustentável para as festas?

SUMÁRIO

Com a chegada das festas de fim de ano, é difícil não sentir a empolgação no ar. Tanto o Natal quanto o Ano-Novo sempre prometem momentos especiais, lindas decorações, confraternizações com a família, celebrações com os colegas de trabalho e, é claro, a clássica ceia na véspera. É normal que aquele quentinho surja no coração, afinal, esse é o momento certo de comemorar mais um ano que está chegando ao fim e começar a fazer planos para o que está prestes a começar.

Mas que tal tornar esses momentos ainda mais especiais adotando uma abordagem sustentável na decoração? Se, assim como nós, você também tem como meta para 2024 fazer cada vez mais pelo bem da natureza, esse é um ótimo período para começar a colocar isso em prática.

É possível criar uma atmosfera festiva em casa e resgatar o espírito natalino e aquele clima gostoso da virada do ano sem agredir o meio ambiente, ou, pelo menos, fazendo o que está ao nosso alcance. Conheça agora algumas dicas para decorar o ambiente de maneira consciente!

 

1. Guirlandas

Já imaginou criar uma guirlanda única e ecológica utilizando apenas materiais reciclados? Não é tão difícil quanto parece! Na verdade, essa pode ser uma missão bem fácil.

Você pode, por exemplo, construir uma guirlanda usando apenas rolhas de cortiça e alguns enfeites natalinos que você já tem em casa. E fica linda!

Texto alternativo: na imagem há sobre uma mesa de madeira branca um guirlanda feita de forma natural para as festas de final de ano, uma forma diferente de fazer uma decoração

 

Outra opção é utilizar pinhas naturais para montar a sua guirlanda. Além de já contar com aquele ar natalino justamente por ser um item muito usado nas decorações de Natal, as pinhas podem ser facilmente encontradas e vão dar à sua decoração um clima ainda mais rústico e aconchegante. Olha só!

Texto alternativo: na imagem há diversos itens para montar a sua guirlanda decorativa para as festas de natal e ano novo

 

E se usássemos folhas secas de trigo para montar uma guirlanda? Essa pode até parecer uma ideia improvável, mas vai te surpreender!

 

2. Centros de mesa para festas

Sim, você pode construir um centro de mesa encantador, rústico e sustentável, para deixar seus convidados de queixo caído! O segredo é utilizar pedaços de madeira reutilizados ou troncos de árvores caídas como base. Depois, busque velas de cera de abelha ou soja, que são opções naturais e biodegradáveis. Agora, você pode complementar o seu item decorativo com elementos da natureza, como pinhas, canela e até frutas secas. Está comprovado, fica um charme!

Texto alternativo: na imagem há sobre uma mesa um pedaço de madeira redonda, como um apoio para a decoração

 

  1. Bolas de Natal

As bolas de Natal são um clássico, mas podem facilmente ser substituídas por materiais muito mais bonitos e criativos e menos agressivos para o planeta. Por exemplo, sabe aquela lâmpada de casa que queimou e já não funciona mais? Guarde-a, pois no Natal ela pode ser muito útil! Você pode utilizar lâmpadas para criar bonequinhos de neve que darão um charme superespecial à sua árvore.

texto alternativo: na imagem há duas lâmpadas pintadas de dourado para a decoração de natal

 

As tampinhas de garrafa pet também podem ser grandes aliadas na hora de montar a sua decoração, afinal, por que não as transformar?

E claro, as frutas e folhas secas são sempre uma ótima pedida! No Natal, elas caem bem em toda a decoração, inclusive para montar uma linda árvore de Natal, como a da Karol Pinheiro.

 

Pense que, neste ano que está prestes a começar, nós não podemos mudar o mundo por conta própria, mas juntos podemos dar o nosso melhor para fazer do futuro um lugar mais seguro e sustentável.

Adotar práticas como essas nas decorações de fim de ano, além de criar um ambiente único e acolhedor para celebrar, também contribui para o bem da natureza. Deixe a sua criatividade fluir, inspire as pessoas ao seu redor a fazer o mesmo e use o período das festas de fim de ano para, além de comemorar, conscientizar. Neste Natal e Ano-Novo, encha de alegria não só a sua família, mas também as raízes às quais pertencemos. 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...