Search
Close this search box.

frutas ricas em proteínas - imagem de goiaba

7 frutas ricas em proteínas para incluir no seu cardápio!

SUMÁRIO

Você sabia que, além dos alimentos de origem animal, é possível encontrar frutas ricas em proteínas? Saborosas e saudáveis, você pode incluí-las facilmente no seu cardápio e complementar o aporte deste nutriente tão importante.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que todos consumam diariamente entre 0,8 a 1 g de proteínas por quilo de peso. Dessa forma, é possível manter o organismo funcionando corretamente, garantindo mais saúde e bem-estar.

Foi pensando nisso que a equipe da Natural One preparou este artigo recheado de informações, listando quais frutas têm proteínas e por que consumi-las no dia a dia. Confira e aproveite! 

Goiaba

Quando pensamos em frutas ricas em proteínas, a goiaba é a primeira opção que vem à mente. Isso porque, além de ser fonte de fibras, vitamina C, minerais e antioxidantes, é possível obter, em média, 4,2 g do nutriente por porção (200 g) — uma alta quantidade em comparação a outras frutas. 

Bastante suculenta, a goiaba pode ser encontrada em 2 tipos: branca e vermelha, identificadas por um sabor marcante e odor característico. Seus nutrientes podem ajudar a melhorar a digestão, aumentar a imunidade, contribuir para a saciedade e regular a pressão arterial.

Kiwi

Rico em minerais e vitaminas C, E e K, o kiwi também está entre as frutas com alto teor de proteína. A cada porção (200 g, aproximadamente), o alimento fornece cerca de 2,1 g do nutriente, contribuindo diretamente para a saúde. 

Com formato oval, polpa verde e casca fina coberta por penugem marrom, o fruto é caracterizado por seu sabor azedinho. Com baixo índice glicêmico e boa quantidade de fibras, ajuda a regular o intestino e diminui os riscos de diabetes e de pressão alta. 

Abacate

frutas ricas em proteínas - imagem de abacate

O abacate é reconhecido por ter uma alta concentração de gorduras insaturadas (associadas ao colesterol bom — HDL), vitaminas (C e E) e minerais (zinco), com alta capacidade antioxidante. Uma porção da fruta (200 g) contém, em média, 3 g de proteína, também sendo uma excelente aposta para quem deseja aportar o nutriente. 

A fruta de casca lisa verde-escuro, polpa amarela e caroço solto se destaca por seu sabor suave. Seu consumo pode contribuir para a saúde ocular, prevenção do envelhecimento precoce, diminuição do colesterol e controle do estresse e da pressão arterial. 

Damasco

O damasco, tanto fresco quanto seco, fornece, respectivamente, 0,5 e 3,4 g de proteínas por porção (100 g). Além disso, a fruta conta com uma boa quantidade de vitaminas (A, C e E) e minerais (potássio e zinco). 

A fruta possui cor amarelada, que pode variar entre o vermelho e o laranja. No entanto, sua polpa é menos suculenta e mais ácida. Seus benefícios para a saúde envolvem a melhora do sistema imunológico, cardiovascular, ósseo e da digestão, além de combater os radicais livres. 

frutas ricas em proteínas - imagem de damasco

Amora

Contendo cerca de 2 g do nutriente por porção (200 g), a amora também faz parte da lista de frutas ricas em proteínas. Encontrada em 3 tipos (vermelha, branca e negra), sua composição ainda apresenta quantidades significativas de fibras, vitaminas (C e K) e minerais (manganês e magnésio).

Pequena e apetitosa, a fruta caracteriza-se por seu sabor doce levemente ácido. No organismo, sua composição pode ajudar a evitar problemas cardiovasculares, aumentar a saciedade, favorecer o funcionamento intestinal, auxiliar no tratamento de infecções e equilibrar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes. 

Banana

A banana é a fruta mais consumida do Brasil e, para o benefício da população, também conta com alto índice de proteína em sua composição. Fonte de vitamina B6, vitamina C e potássio, ela oferece cerca de 1,1 g do macronutriente por porção (100 g), além de carboidratos complexos, sendo uma ótima aposta para atletas e praticantes de atividades físicas. 

No mundo, é possível encontrar milhares de tipos de bananas, sendo as mais comuns no Brasil a prata, a nanica, a maçã, a ouro e a terra. Comumente doces, suas colorações podem variar entre verde brilhante, amarelo e marrom, e seu consumo ajuda melhorar o sistema imune, cardiovascular e ósseo, favorecer a visão, diminuir dores musculares e câimbras e reduzir a pressão arterial. 

Laranja 

Ainda entre as frutas ricas em proteínas, está a laranja, contendo cerca de 1,8 g do nutriente por porção (200 g). Fonte de fibras, cálcio e vitaminas A e C, é reconhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Também encontrada em diferentes tipos, suas principais características são a cor alaranjada e o sabor, que pode ir de levemente ácido a doce. Sua composição ajuda a melhorar o sistema digestivo, a prevenir doenças cardiovasculares, a controlar a pressão arterial e os níveis de glicemia, favorecer o sistema imune e retardar o envelhecimento. 

Desfrute do puro sabor da fruta com a Natural One! 

Agora que você já sabe quais frutas têm proteína e os benefícios de consumi-las, deve estar se perguntando como incluí-las no seu dia a dia. Para te ajudar, no catálogo da Natural One, é possível encontrar sucos 100% naturais, feitos com ingredientes selecionados pelos melhores fornecedores do mercado. 

Disponíveis em diversos sabores em embalagens de 180 mL a 2 L, as bebidas são conservadas por um método de envase antisséptico a frio, que ajuda a manter as características nutricionais das frutas. Assim, é possível garantir uma dose de saúde a cada gole. Conheça e aproveite

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...