Que o empreendedorismo veio para ficar, isso já não é mais novidade para ninguém. Cada vez mais, o empreendedorismo ambiental tem ganhado espaço nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, tornando-se, inclusive, uma demanda dos consumidores preocupados com a redução dos impactos ambientais.
Portanto, a ideia por trás do empreendedorismo ambiental é trabalhar com o desenvolvimento sustentável, valorizando a geração de lucros, mas sem perder de vista quais serão os danos causados à sociedade e ao meio ambiente por essas atividades desenvolvidas pela empresa.
Dessa forma, a principal característica do empreendedorismo ambiental é uma gestão humanizada, que tem como base o entendimento sobre os impactos de seus serviços e produtos na sociedade e no meio ambiente. Com isso em mente, no post de hoje, entenderemos melhor tudo isso e mais um pouco. Confira!
Por que se tornar um empreendedor sustentável?
Gradativamente, o nosso planeta tem passado por grandes mudanças ambientais e sociais, exigindo uma maior consciência ambiental tanto das empresas quanto dos consumidores. Por essa razão, os empreendimentos sustentáveis têm se destacado, adotando, aos poucos, práticas com baixo impacto ambiental.
Frente à crescente demanda atual de consumidores cada vez mais conscientes e interessados em pautas sustentáveis, o empreendedorismo ambiental também torna-se uma forte estratégia competitiva no mercado. Além de proporcionar a satisfação do cliente, ele também promove a confiabilidade em sua procedência.
Segundo um estudo realizado pela agência de pesquisa Union+Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em 2019, cerca de 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis, e 70% dizem que não se incomodam em pagar um pouco mais por isso.
Como se tornar um empreendedor sustentável?
Nesse sentido, empreendedorismo e meio ambiente devem caminhar lado a lado e se tornar parte da cultura da empresa. Para começar a se tornar um empreendedor sustentável, é preciso adotar algumas mudanças de hábito, como evitar desperdícios e investir em um consumo cada vez mais consciente.
A fim de atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável, comece revendo sua visão, sua missão e seus valores. O importante é deixar evidente quais são as suas metas e razões por trás da adoção de práticas mais conscientes, mostrar seu propósito e os esforços para colocá-los em prática como uma cultura da empresa.
É preciso estar verdadeiramente engajado no empreendedorismo ambiental, bem como incorporar esse princípio como foco de toda a cadeia produtiva. Outras formas de demonstrar o seu comprometimento com a sustentabilidade são desenvolver ações e buscar soluções junto às comunidades onde o negócio está inserido.
Cuidado com o greenwashing!
O greenwashing é um termo inglês que pode ser traduzido como lavagem verde, maquiagem verde ou “pintando de verde”. A definição de greenwashing é relativamente simples, mas a forma como essa estratégia é utilizada por algumas organizações na nossa sociedade através do marketing não é tanto assim.
Basicamente, o greenwashing é uma propaganda enganosa, preocupada em transmitir um discurso que não condiz com a realidade, escondendo de quais maneiras negativas uma determinada marca afeta a natureza.
A principal intenção dessa estratégia é atrelar a imagem da marca à preocupação ambiental, contudo sem adotar ou propor, de fato, medidas práticas para a redução dos impactos ambientais. O correto é evitar esse tipo de prática, pois o consumidor é, antes de tudo, uma pessoa e merece respeito.
O papel da Natural One
Desde a sua criação, em 2014, a Natural One se propõe a contribuir com a gestão responsável dos recursos naturais e com o fortalecimento do empreendedorismo ambiental de diferentes maneiras. A nossa preocupação é reduzir ao máximo os impactos ambientais durante toda a cadeia de produção dos nossos sucos naturais.
Cada vez mais, também temos investido em tecnologias para envasar todos os nossos sucos naturais em embalagens recicladas, reduzindo o volume de materiais descartados no meio ambiente, o consumo de matéria-prima, os custos durante o processo de produção e conservando a qualidade dos nossos produtos.
Em parceria com a Valgroup, desenvolvemos embalagens fabricadas em resina PET PCR. A princípio, a novidade foi adotada apenas nos sucos naturais de laranja e uva refrigerados de 1,5 litro, mas o nosso objetivo é expandir o uso da nova embalagem em todo o portfólio da Natural One nos próximos cinco anos.
Como a Natural One também impulsiona a consciência coletiva
Em 2022, a Natural One também promoveu a 2ª edição do Coletivo Natural, um projeto superbacana desenvolvido com o objetivo de impulsionar a cultura do empreendedorismo sustentável em todo o país. Para inspirar mais os participantes, lançamos a websérie “Apaixonados pela Natureza: Coletivo Natural”.
Desde a primeira edição, a iniciativa possibilita que as ideias criativas e inovadoras pautadas no respeito à natureza e à sociedade saiam do papel. Assim, o concurso oferece o apoio financeiro aos vencedores, além de capacitações exclusivas por meio de mentorias e um curso de empreendedorismo para os líderes.
Nesta edição, quase 130 projetos foram inscritos no Coletivo Natural, concorrendo entre os três temas estabelecidos — alimentação saudável, empreendedorismo sustentável e reciclagem criativa — ao prêmio total de R$ 90 mil (R$ 30 mil para cada). Os vencedores foram Aura Natural, Orelha de Onça e Urucuna.
Com três episódios já disponíveis no canal da Natural One no YouTube, a websérie “Apaixonados pela Natureza” reúne as três iniciativas vencedoras da primeira edição do projeto — Az Marias, Sementeira e Tudo da Terra. Lá, você pode conferir como o concurso impactou na transformação sobre cada um dos negócios.
Aposte em práticas e apoie empresas sustentáveis!
Viu só como os exemplos de empreendedorismo ambiental abrem um mundo de possibilidades e vantagens para quem os coloca em prática. Então, não fique de fora! Comece com pequenas mudanças de hábito, busque inspirações, desenvolva parcerias e apoie outras empresas com consciência sustentável.
Ah, e não se esqueça de conferir o nosso catálogo de sucos 100% naturais, 100% deliciosos e 100% cheios de vitaminas, minerais e fibras. Experimente o nosso suco de maçã e descubra um mundo de sabores e benefícios que o seu organismo vai amar! Venha ser natural com a Natural One!