Search
Close this search box.

Entenda o que é pegada ecológica e para que ela serve

SUMÁRIO

Se você não sabe o que é pegada ecológica, este é um excelente momento para conhecer mais sobre o assunto. Afinal, adotar um modelo de vida sustentável a fim de reduzir os impactos do nosso planeta é algo que deve ser feito o quanto antes, tendo em vista o avanço da degradação e a escassez dos recursos naturais.

Pensando nisso, a Natural One preparou este conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre a pegada ecológica. A seguir, você descobre o que é, como calcular, além de dicas de ações simples que podem diminuir essa ação prejudicial ao meio ambiente. Veja mais! 

Afinal, o que é pegada ecológica? 

O termo pegada ecológica está em discussão desde a década de 1990. Ele está relacionado à capacidade do nosso planeta de suportar o consumo dos seus recursos naturais

Assim, de forma prática, ele é um indicador de sustentabilidade que analisa a competência da terra de repor os recursos que são usados na produção de produtos de serviço e consumo. Dessa forma, ele é essencial a fim de medir os riscos de esgotamentos da capacidade dos ecossistemas de produzir insumos.

Imagem o que é pegada ecológica

Entenda como é calculada a pegada ecológica

Visando calcular a pegada ecológica, é preciso considerar variadas formas de utilização dos recursos naturais. Essas opções podem ser medidas em unidades de área, isso porque são relevantes para manter a produtividade biológica do planeta. Logo, insumos naturais que não podem ser medidos dessa maneira, são retirados do cálculo.

Por conta disso, a água e os resíduos sólidos não são usados no cálculo da pegada ecológica. Além disso, os componentes são divididos em subpegadas que, ao serem somadas, mostram a dimensão real do problema. Elas são calculadas por meio de tabelas específicas que levam em conta o tipo de consumo. Veja quais são as subtipos: 

  • florestal: leva em conta o consumo anual de madeira de diversos produtos;
  • pastagem: área necessária para criação de gado leiteiro, de couro ou produção de couro de lã;
  • áreas de cultivo: subtipo representado pelo espaços para o cultivo de alimentos humanos, rações de animais, além de produção de borracha e oleaginosas;
  • pesqueiros: é feita uma estimativa de produção para criar marisco e peixes que são de água salgado ou doce;
  • retenção de carbono: número de florestas necessárias para absorver o dióxido de carbono que os oceanos não conseguem puxar;
  • áreas construídas: são todos os ambientes urbanos com infraestrutura humana. Incluem industriais, transportes, habitações e reservatórios para geração de energia elétrica. 

5 ações para reduzir a pegada ecológica

Que tal contribuir para diminuição da pegada ecológica com ações simples no dia a dia? A seguir, separamos cinco dicas que podem contribuir com um meio ambiente mais saudável. Confira! 

1 – Prefira andar a pé ou de bicicleta

Uma forma de reduzir a pegada de retenção de carbono é dando preferência para andar a pé ou de bicicleta sempre que possível. Para as maiores distâncias, priorizar o transporte público também é positivo, já que ele auxilia na diminuição de emissão de poluentes.

2 – Recicle 

Realizar a coleta seletiva separando o lixo por tipo de material também contribui para diminuição da pegada ecológica. Afinal, reciclar é dar novos destinos a materiais que seriam descartados. Isso também inclui a reforma de roupas ou comprar em brechós e o reaproveitamento de materiais na decoração de casa, por exemplo. 

3 – Otimize água 

Otimizar o consumo de água reaproveitando a da chuva para regar as plantas, tomando banhos mais curtos e ficando de olho nas torneiras também é uma boa prática. A lavagem de roupas é outro ponto de atenção. Nesse caso, a dica é lavar sempre na capacidade máxima e evitar enxágues duplos.

4 – Evite plásticos descartáveis 

Imagem o que é pegada ecológica

Evite colheres, canudos e sacolas plásticas. A recomendação é buscar ao máximo reutilização dos itens. Assim, sempre que puder, use produtos reciclados, biodegradáveis e reutilizáveis. Atualmente, existem opções como o canudo de inox e as ecobags, que são bons aliados.

5 – Não desperdice comida 

Jogar comida fora, além de ser um desperdício do ponto de vista socioeconômico, também é prejudicial ao meio ambiente. Isso porque os resíduos alimentares emitem gás carbônico (contamina o ar) e chorume (prejudica o solo). Por isso, mude seus padrões de consumo, faça uma lista sempre que for ao supermercado e busque reutilizar alimentos em novas receitas. 

Natural One: conheça essa marca sustentável! 

Agora que você já sabe o que é pegada ecológica, saiba que consumir de marcas sustentáveis como a Natural One também diminui o impacto ambiental. Isso porque todos os nossos sucos de laranja e uva de 1,5 L são produzidos com garrafas recicladas


Além disso, até 2027, fizemos uma parceria com a Valgroup a fim de que todas as embalagens do nosso portfólio sejam feitas de garrafas recicladas. Com a ação, a previsão é que 40 toneladas de plásticos virgem sejam retiradas de circulação. Agora, conheça o nosso catálogo e confira todos os sabores disponíveis!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Setembro é um mês especialmente importante para a saúde mental, marcado pelo Setembro Amarelo, uma campanha de...