Os benefícios do gengibre para a saúde e para beleza já são observados há milhares de anos, e o seu uso se tornou bastante versátil em sucos naturais, chás e em preparações de carnes, molhos e arroz. Porém, além do gostinho bem inconfundível, o gengibre também é rico em fibras, sais minerais e antioxidantes.
Entre os principais benefícios do gengibre, talvez os mais populares sejam as suas propriedades descongestionantes, que contribuem para a melhora de quadros de gripe, resfriado e até bronquite. Inclusive, essa poderosa raiz também pode ajudar a tratar dores de estômago, náuseas, cólicas menstruais, diarreia e muito mais!
Se você ainda não deu uma chance para o gengibre na sua dieta, então talvez você mude de ideia depois de descobrir mais sobre os benefícios do gengibre para a saúde. Continue a leitura com a Natural One neste post e se surpreenda com uma série de informações incríveis e valiosas que preparamos para você; veja só!
Quais são os nutrientes do gengibre?
Como mencionamos antes, o gengibre é uma ótima fonte de sais minerais, incluindo o potássio, o cobre, o cálcio e o magnésio. Além disso, essa planta medicinal também é rica em vitamina C e B6, sendo um um ótimo alimento com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Pode ajudar no emagrecimento
Por conter gingerol — um composto bioativo com propriedades termogênicas, o gengibre pode ajudar a acelerar o organismo, fazendo com que ele queime mais calorias e a gordura corporal. Esse processo resulta na perda de peso com saúde.
Os benefícios do gengibre ainda estimulam a eliminação do excesso de líquido do organismo (graças ao seu efeito diurético), ajudando a diminuir a sensação de inchaço. Outras vantagens dessa planta são a redução do apetite e a absorção de gorduras, o que também contribui para o emagrecimento.
Combate a azia e melhora a digestão
No dia a dia, beber água com gengibre pode ajudar no processo digestão. Isso acontece porque a raiz contém compostos bioativos, como o shogaol, o gingerol e a zingerona, que possuem propriedades anti-inflamatórias, carminativas e antieméticas que reduzem a acidez e, consequentemente, a azia e os gases.
Estudos também apontam que o consumo diário de gengibre estimula o pâncreas a funcionar melhor e a gerar mais enzimas responsáveis por favorecer a absorção de nutrientes, facilitando a digestão. Ademais, o alimento contribui para a aceleração do esvaziamento do estômago de pacientes que sofrem de indigestão crônica.
Alivia náuseas e vômitos em diversos casos
Um delicioso e refrescante suco com gengibre pode ser exatamente aquilo de que você precisa para aliviar as sensações de náuseas e vômitos. Graças às suas propriedades antieméticas, a raiz auxilia na redução desses quadros, seja durante tratamentos de quimioterapia, gravidez ou nos primeiros dias após uma cirurgia.
Controla a pressão arterial
O chá com gengibre, além de ajudar a relaxar, também oferece propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticoagulantes e vasodilatadoras, que ajudam a melhorar a elasticidade e o relaxamento das artérias. Esse processo facilita a circulação sanguínea e controla a pressão arterial.
Promove o crescimento saudável do cabelo
Isso mesmo, os benefícios do gengibre para o cabelo existem! Por causa de seus componentes anti-inflamatórios, antioxidantes e antissépticos, a planta pode contribuir com a melhora da circulação de sangue no nosso couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável e fortalecimento dos fios.
Não podemos esquecer que os óleos essenciais de gengibre também ajudam a hidratar da raiz às pontas dos fios e a deixá-los ainda mais brilhantes. Já as vitaminas, os minerais e os ácidos graxos encontrados neste alimento são ótimos aliados para combater a caspa e outros fungos que contaminam o couro cabeludo.
Alivia dores musculares e a cólica menstrual
Se você sofre com dores musculares após o exercício físico ou com cólicas durante a menstruação, fique sabendo que o gengibre pode ser o seu aliado nesses momentos difíceis. Isso porque ele contém cineol e bornal, compostos bioativos com ação analgésica que ajudam a aliviar esses tipos de dores.
Como o gengibre também tem ação anti-inflamatória e relaxante, ele pode auxiliar na melhora de quadros de pessoas que sofrem com dores na articulações e doenças, como artrite, reumatismo e artrose.
Como incluir o gengibre na dieta?
Os benefícios do gengibre podem estar presentes em diferentes preparações do alimento. Seja na forma desidratada, fresca ou em pó, em preparações simples como sucos naturais e chás, ou ainda em receitas mais elaboradas, como sopas, molhos ou saladas, você é quem decide como incluí-lo na dieta.
Então, se você quer fazer isso de maneira orgânica e saudável, aposte no suco Veggie Limão da Natural One, um delicioso mix de limão com gengibre, maçã, couve, espinafre e capim-santo. Essa bebida reúne os diversos nutrientes que acabamos de conferir, além de vários outros presentes nos demais ingredientes!
Outra opção muito deliciosa e refrescante é o nosso suco Veggie Beterraba, uma bebida preparada com o suco de beterraba com laranja, gengibre e limão, com um equilíbrio cítrico perfeito para todos os momentos. A bebida também conta com maçã, uma fruta que adoça naturalmente o suco na medida certa!
Se torne membro do clube de assinaturas da Natural One!
Ficou a fim de experimentar os nossos sucos 100% naturais? Não perca mais tempo, se torne um membro do nosso clube de assinaturas para garantir descontos exclusivos e muito mais!
Ao se tornar um assinante, você pode escolher os seus sucos favoritos e definir o melhor intervalo de entregas (semanal, quinzenal ou mensal) para eles chegarem à sua casa. Caso, inclusive, não queira mais receber, você não paga nada a mais por isso!