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Na imagem há um mulher sentada próxima a uma bolsa de academia

Outubro Rosa: como os exercícios ajudam na prevenção ao câncer de mama?

SUMÁRIO

Conhecido mundialmente como Outubro Rosa, outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama. O movimento destaca a importância do diagnóstico precoce, mas é também o momento ideal para falarmos sobre as formas de prevenção. Entre as várias maneiras de cuidar da saúde, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada para evitar esse tipo de câncer.

Neste artigo, exploramos como os exercícios podem contribuir para a saúde da mulher e para a luta contra essa doença que afeta tantas vidas.

Texto alternativo: na imagem há uma mulher, de costas, amarrando o cabelo

 

Exercícios é fortalecimento

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, mas estudos apontam que adotar um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco. Veja alguns dos benefícios de incluir os exercícios físicos na rotina:

 

1) Controle de peso

A obesidade tem um fator de risco significativo com relação ao câncer de mama. A prática regular de exercícios físicos ajuda a manter o peso sob controle, reduzindo a quantidade de tecido adiposo no corpo. Isso, por sua vez, pode diminuir a produção de estrogênio, um hormônio associado ao desenvolvimento do câncer de mama.

 

2) Regulação hormonal

Os exercícios físicos ajudam a regular os níveis dos hormônios no corpo, incluindo o estrogênio, que pode estimular o crescimento de células cancerígenas. Portanto, mantê-los sob controle é fundamental na prevenção à doença.

Texto alternativo: na imagem há uma mão sob um tapete de yoga rosa. A prática ajuda com a fortalecer contra o câncer de mama

 

3) Fortalecimento do sistema imunológico

A atividade física regular fortalece o sistema imunológico, tornando o corpo mais eficaz na defesa contra as potenciais células cancerígenas. Além disso, a atividade física estimula a produção das células conhecidas como “natural killers” (em português, “exterminadoras naturais”), capazes de nos defender, atacando e destruindo células cancerígenas.

 

4) Redução do estresse

O estresse crônico enfraquece o sistema imunológico, podendo promover o desenvolvimento de câncer. Levando isso em consideração, os exercícios são uma ferramenta eficaz na redução do cansaço e esgotamento, ajudando a manter a mente mais saudável.

 

5) Melhoria da circulação sanguínea

Os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea, contribuindo para a oxigenação das células do corpo. Isso pode inibir o crescimento de tumores, já que as células cancerígenas tendem a prosperar em ambientes com pouco oxigênio.

 

Como começar?

Se você ainda não incluiu as atividades físicas em sua rotina, é importante lembrar que todos os tipos de movimento são benéficos. Ainda assim, é essencial para a saúde introduzir os exercícios físicos em seu cotidiano o quanto antes. Aqui estão algumas dicas para começar:

 

1) Encontre uma atividade que você ama

O segredo para se manter constante é encontrar uma atividade de que você realmente goste. Pode ser dança, caminhada, corrida, ioga ou natação. Escolha algo que seja divertido para você!

 

2) Estabeleça metas realistas

Evite começar criando grandes expectativas. O ideal é ter consciência de que adotar a prática de exercícios físicos pode ser uma tarefa difícil e gradativa. Prefira começar devagar, definindo metas alcançáveis e aumentando a intensidade conforme o passar do tempo e as respostas do seu corpo.

 

3) Mantenha-se consistente

A constância é fundamental. O mais aconselhável é que você tente dedicar de duas a três horas por semana às atividades moderadas. Você pode, por exemplo, mesclar entre caminhadas rápidas, musculação e corridas mais intensas. 

 

4) Consulte um profissional de saúde

Antes de iniciar os exercícios, o ideal é consultar um médico ou um profissional da área da saúde. Esse passo é ainda mais importante se você tiver condições médicas preexistentes ou histórico familiar com alto registro de doenças como hipertensão e cardiopatia.

Texto alternativo: mulher segurando peso de academia. Mostra que a atividade física pode te fortalecer no processo de câncer de mama
 

Natural One + Outubro Rosa – contra o câncer de mama

Neste mês e nos demais, incentivamos todas as mulheres a se envolverem na prevenção ao câncer de mama. Praticar exercícios de maneira regular é uma escolha inteligente não só para prevenir a doença, mas também para melhorar a qualidade de vida e ter um dia a dia muito mais saudável.

Além disso, este é o segundo ano consecutivo de uma parceria muito especial: a Natural One e a Américas Amigas uniram forças em prol do Outubro Rosa. Juntas, doaremos exames de detecção do câncer de mama, como mamografia, ultrassonografia, ressonância, biópsia, análise anatomopatológica e análise imuno-histoquímica. Nossa prioridade é atender mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o território nacional durante os próximos 12 meses.

Apesar de nossas iniciativas e de todos os estudos, não podemos dizer exatamente o impacto que se manter em movimento pode ter na prevenção ao câncer de mama e no bem-estar de cada mulher, afinal, cada corpo se comporta à sua própria maneira. Mas verdade seja dita: mexa-se pela vida! Cuide de si mesma e ajude a conscientizar outras mulheres sobre a importância do Outubro Rosa. Juntas, podemos fazer a diferença!

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