Search
Close this search box.

Texto alternativo: Na imagem há três potes de vidro com fritas picadas e iogurte

Receitas de verão: o poder de uma alimentação colorida para o corpo

SUMÁRIO

O verão é uma estação vibrante, cheia de cores, sabores, muita energia e combina com receitas de verão.  Vamos concordar que nada combina mais com esse clima do que uma alimentação igualmente colorida e, é claro, saudável. Neste período, a natureza nos presenteia com uma variedade incrível de frutas, legumes e vegetais frescos, ricos em nutrientes essenciais para manter o nosso corpo firme e forte nos dias quentes.

 

Provavelmente, quando criança, você ouviu seus pais dizerem ao sentar à mesa que, quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele é. E, de fato, quanto a isso eles nunca estiveram errados. Então, que tal conhecer receitas irresistíveis para adicionar cor à sua alimentação e aproveitar ao máximo o verão?

 

Por que apostar em uma alimentação e receitas coloridas?

Muito mais do que um deleite para os olhos, a variedade de cores nos alimentos é um reflexo direto da diversidade de nutrientes essenciais para a manutenção diária da nossa saúde. Cada cor presente nas frutas, nos legumes e nos vegetais indica a presença de compostos bioativos, vitaminas, minerais e antioxidantes únicos que desempenham papéis superimportantes nas mais variadas funções do nosso organismo.

 

Ao apostar em uma paleta diversificada de alimentos, garantimos a ingestão de uma ampla gama de nutrientes, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria da saúde cardiovascular, a saúde da pele e a prevenção de doenças. Assim, a coloração natural acaba sendo um indicativo da riqueza nutricional presente em cada refeição, transformando não apenas o visual do prato, mas também o nosso bem-estar.

 

Texto alternativo: na imagem há diversos pedaços triangulares de pizza e sobre elas outras frutas

Para aproveitar ao máximo os dias de verão, temos algumas receitas fáceis e deliciosas que você já pode colocar em prática! Confira: 

 

  1. Smoothie tropical energizante

 

Você vai precisar de:

– 1 banana madura

– 1 xícara de abacaxi picado

– 1/2 xícara de manga picada

– 1/2 xícara de água de coco

– Gelo a gosto

 

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura suave. Em seguida, é só servir.

Esse smoothie não apenas é uma explosão de sabor tropical: ele também fornece uma dose potente de vitamina C, potássio e antioxidantes, essenciais para a hidratação e o bom funcionamento do sistema imunológico. Para deixar a receita ainda mais gostosa, você também pode adicionar um pouco de suco Natural One à sua escolha.

Texto alternativo: na imagem há uma das receitas de verão: Smoothie tropical de banana

  1. Salada arco-íris de verão

 

Você vai precisar de:

– Alface

– Tomate-cereja

– Cenoura ralada

– Beterraba ralada

– Milho cozido

– Abacate fatiado

– Molho de sua preferência ou limão

 

Modo de preparo:

Em uma tigela, arrume as folhas de alface e adicione os ingredientes restantes. Se você preferir, pode comparar com a imagem de um arco-íris para deixar a sequência de cores ainda mais bonita e atrativa até mesmo para as crianças. Depois, regue com o molho ou esprema o limão e sirva.

Além de ser um prato visualmente encantador, essa opção de salada também oferece uma combinação de fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para a saúde do coração e a boa digestão.

Texto alternativo: na imagem há uma sob uma mesa de madeira um prato branco com salada de alface

  1. Espetinho de frutas refrescantes

 

Você vai precisar de:

– Morangos

– Uvas verdes e vermelhas

– Abacaxi em cubos

– Kiwi em fatias

– Palitos de espetinho

 

Modo de preparo:

Monte os espetinhos alternando as frutas e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para que fiquem geladinhos. Em seguida, é só servir!

Além de ser uma opção refrescante, esse espetinho oferece muitas vitaminas, minerais e antioxidantes que beneficiam a nossa pele e fortalecem o nosso sistema imunológico.

 

  1. Wrap colorido de legumes para o verão

 

Você vai precisar de:

– Wrap de sua escolha

– Peito de frango grelhado (ou desfiado, se preferir)

– Abobrinha em tiras

– Cenoura ralada

– Folhas de espinafre

– Molho de iogurte

 

Modo de preparo:

Distribua os ingredientes no centro do wrap e adicione o molho de iogurte. Depois, dobre o wrap e sirva. Além de ficar delicioso, nem precisa esquentar!

Mais do que cores, essa é uma opção cheia de proteínas magras, fibras e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Texto alternativo: na imagem há 5 picolés em um bowl de cerâmica branca

  1. Picolé de frutas naturais

 

Você vai precisar de:

– Morangos

– Kiwi

– Manga

– Suco de laranja natural

– Forminhas de picolé

 

Modo de preparo:

Corte as frutas em pequenos pedaços e distribua nas forminhas de picolé. Em seguida, complete com suco de laranja e leve ao congelador. Além de satisfazer aquele desejo por algo doce após as refeições diárias, essa também é uma alternativa saudável repleta de vitaminas e antioxidantes.

O importante é sempre lembrar que uma alimentação colorida no verão e em outras estações do ano não apenas torna as refeições mais atrativas, mas contribui significativamente para a saúde. Em vez de apostar em dietas de origem duvidosa e dicas milagrosas que se veem nas redes sociais, incorpore uma variedade de frutas, legumes e vegetais em sua rotina. Essa é a maneira certa de garantir a ingestão dos nutrientes necessários para o funcionamento correto do organismo

Se jogue nas receitas que separamos para você e aproveite o melhor que o verão tem a oferecer, mantendo-se saudável e com muita energia. Use a criatividade na cozinha e descubra o prazer de uma alimentação colorida!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O maracujá se destaca não só pelo seu sabor refrescante, mas também por suas diversas vantagens para...