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Texto alternativo: na imagem há a sombra de uma mulher contra o pôr-do-dol

Saúde mental: saiba como estabelecer metas reais para 2024

SUMÁRIO

Com a chegada de um novo ano, é comum que as pessoas se empenhem para cumprir as mais diversas tradições. Há quem pule ondinhas na hora da virada para atrair sorte e prosperidade para o ano que vai começar; há quem coma sementes de romã; há quem vista roupas íntimas coloridas de acordo com seus planos; e há quem pratique a mais comum das tradições: criar uma lista de metas a cumprir para melhorar diferentes aspectos da vida.

No entanto, é preciso ser sábio e colocar os pés no chão. Muitas vezes, as pessoas criam metas que acabam sendo desafiadoras demais, resultando em sentimentos que afetam diretamente a nossa saúde mental, como frustração e desânimo.

Para 2024, que tal mudar a abordagem? Em vez de se perder em objetivos grandiosos e inatingíveis, concentre-se em metas reais, específicas e mensuráveis. Em vez de “ficar em forma”, por exemplo, opte por “praticar atividade física por 30 minutos, três vezes por semana“. Essa abordagem torna seus objetivos muito mais alcançáveis e menos intimidadores. 

Olha só algumas dicas que preparamos para te ajudar a definir suas metas para 2024 sem afetar a sua saúde mental e o seu bem-estar!

 

  1. Exercícios

 

Em vez de encarar os exercícios como uma obrigação, busque atividades que realmente lhe proporcionem alegria, ou faça-os do seu jeito para que sejam mais prazerosos. 

Por exemplo, você pode convidar amigos ou familiares para tornar a experiência mais social e motivadora, colocar uma música alta no fone para se sentir mais inspirado ou até assistir a um vídeo no YouTube enquanto caminha na esteira – sempre prestando muita atenção para não se machucar, é claro.

Mas não se prenda à ideia de ir para a academia: você também pode dançar, caminhar ao ar livre, fazer aulas de ioga ou praticar esportes em grupo. Encontrar algo que genuinamente desperte seu interesse torna a prática muito mais leve e fácil. 

Além disso, comece dando pequenos passos e vá aumentando gradualmente a intensidade conforme seu corpo for se acostumando. Ao fazer da prática de exercícios uma atividade prazerosa e integrada à sua vida, você estará mais propenso a manter esse hábito ao longo do ano, colhendo benefícios para o corpo e para a mente.

Na imagem há meio corpo de uma mulher, com roupa de ginástica, como uma forma de manter a saúde mental

  1. Trabalho e saúde mental

 

Conseguir se destacar no trabalho requer muita estratégia e dedicação. Você poderia simplesmente buscar reconhecimento, mas o ideal é se concentrar em aprimorar suas habilidades e contribuir de maneira significativa para a equipe.

Identifique as áreas que podem ser melhoradas e, sempre que possível, faça cursos, treinamentos ou certificações que possam aprimorar suas competências. Além disso, a proatividade é sempre muito valorizada, então, assuma responsabilidades extras e colabore em projetos desafiadores – sem comprometer, é claro, a sua saúde mental ou seu horário de trabalho. 

Cultivar um bom relacionamento com colegas e superiores também é muito importante, pois a construção de uma reputação positiva pode aumentar ainda mais as suas chances de ser notado. 

Mas lembre-se sempre de que, ainda assim, o reconhecimento pode demorar a chegar. Mantenha os pés no chão e pavimente o caminho para alcançar não só uma promoção, mas também o crescimento contínuo em sua carreira durante o ano.

Texto alternativo: na imagem há uma mesa, computador e xícara de café uma pessoa próxima a cena

  1. Família e saúde mental

 

Melhorar o relacionamento com a família é uma meta enriquecedora que requer empatia, comunicação aberta e, é claro, muita dedicação. Em vez de apenas almejar mudanças superficiais, queira compreender seus pais, irmãos, tios e outros familiares importantes para você. 

Busque ter momentos de diálogos honestos, expressando seus sentimentos e ouvindo atentamente as preocupações dos outros. Criar tradições familiares ou novas práticas que promovam a união também é uma maneira superlegal de fortalecer os laços.

Além disso, seja flexível e esteja disposto a perdoar, reconhecendo que todos cometemos erros e que a frustração nada mais é do que a quebra de uma expectativa criada por você mesmo. A construção de um ambiente de apoio e compreensão é fundamental para cultivar relações saudáveis e duradouras, além de proporcionar momentos mais harmoniosos e felizes.

Na imagem há um homem e uma mulher segurando uma criança pelos braços enquanto pulam juntos em uma grama verde, a família também é um ponto chav da saúde mental

  1. Relacionamento amoroso

 

Pode parecer clichê, mas, por mais que você queira buscar um parceiro durante o ano todo, o ideal é desenvolver uma conexão genuína consigo mesmo. Investir tempo em atividades que você ama e que promovem seu bem-estar pode aumentar sua autoconfiança e, de brinde, te tornar ainda mais atrativo. 

Esteja aberto a conhecer novas pessoas por meio das redes sociais, eventos ou até mesmo através de amigos em comum. Praticar o que você gosta de maneira despretensiosa pode fazer com que uma nova pessoa na sua vida seja uma surpresa ainda mais positiva.

Lembre-se de que o amor muitas vezes surge de maneira inesperada, e ser paciente e autêntico pode te ajudar a encontrar relacionamentos mais significativos e longevos. Mas, em primeiro lugar, esteja sempre atento ao seu bem-estar, afinal, todos os nossos relacionamentos afetam diretamente a nossa saúde mental e emocional.

texto alternativo: na imagem há duas mãos de mãos dadas. saúde mental

  1. Bens materiais

 

Para muitas pessoas, adquirir bens materiais, como carro, casa e roupas caras, pode ser uma grande meta. Mas sejamos realistas: o planejamento financeiro é essencial. Tenha em mente que, se você começar a se planejar agora, talvez não consiga comprar o seu carro dos sonhos ainda em 2024, mas, ainda assim, é muito importante dar o primeiro passo.

Pode parecer óbvio, mas nada vai cair do céu. Estabeleça metas financeiras reais, identifique os itens desejados e calcule todos os custos. Faça um orçamento realista, inclua suas economias, corte os gastos desnecessários e priorize alguns investimentos. Além disso, um ótimo caminho também é investir no seu desenvolvimento profissional para potencializar seus ganhos financeiros.

Ao planejar 2024, a regra é clara: concentre-se em metas realistas que promovam não só o sucesso profissional, mas também o equilíbrio emocional. Lembre-se todos os dias de que, apesar de a positividade ser uma qualidade e tanto, nada no futuro é certo. A vida é uma jornada e, com equilíbrio e pequenos passos, seu ano pode ser consistente e cheio de conquistas.

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