Search
Close this search box.

Entenda a importância das ações de sustentabilidade social!

SUMÁRIO

Visando à melhor distribuição de renda e à qualidade de vida de toda a sociedade, a sustentabilidade social pauta a redução das desigualdades sociais e a ampliação do acesso aos serviços e direitos básicos. Esse conceito tira de foco apenas o lucro e promove uma maior conscientização das empresas sobre o seu impacto no mundo.

No tripé sustentabilidade social, ambiental e econômica, o primeiro ponto diz respeito à valorização do capital humano inserido dentro da realidade de uma empresa ou sociedade. Por essa razão, também é preciso que isso esteja essencialmente relacionado ao conceito dos outros dois aspectos, para que seja colocado em prática.

No entanto, vale ressaltar que ações de sustentabilidade e responsabilidade social não são importantes apenas para as pessoas mais vulneráveis economicamente, mas para a sociedade de modo geral. Quer saber mais sobre o tema? Então, confira o nosso post e descubra tudo sobre a sustentabilidade social!

Explorando o conceito de sustentabilidade social

As primeiras referências e os primeiros exemplos de sustentabilidade social surgiram na Europa, em 1972. Contudo, foi só por volta de 1987, por meio do relatório “Nosso Futuro Comum”, após diversas reuniões da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, da ONU, que a prática conquistou o seu espaço.

Segundo o economista Ignacy Sachs, uma das principais referências quando o assunto é crescimento econômico sustentável, a sustentabilidade pode ser definida como um conceito “dinâmico”. Dito isso, ela precisa levar em consideração as crescentes demandas da sociedade, num contexto globalizado e em crescimento.

Aliás, o conceito de sustentabilidade é vasto e possui oito dimensões principais, sendo elas: social, cultural, ecológica, ambiental, econômica, territorial, política nacional e política internacional. Quando levamos em consideração autores como Robert Chambers e Gordon Conway, a sustentabilidade social une todos eles.

Portanto, a fim de alcançar o objetivo de gerar e melhorar a distribuição de renda, sem perder de foco a redução das diferenças sociais, a sustentabilidade social precisa equilibrar a exploração dos recursos naturais, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais focadas na qualidade de vida das pessoas.

grupo de pessoas com uma mão sobre a outra representando o que é sustentabilidade social

Quais são os princípios da sustentabilidade social?

Segundo a ISO 26000, norma que apresenta as orientações sobre programas de sustentabilidade nas empresas, há uma lista com 7 princípios gerais da responsabilidade social. Entretanto, além deles, outros também podem ser adotados, se tratando de uma relação flexível e aberta.

Cada um desses princípios tem como objetivo orientar todas as práticas da empresa no desenvolvimento e na execução de suas políticas sustentáveis. Isso dito, os princípios são:

  • accountability: diz respeito à responsabilização pelas consequências tanto positivas quanto negativas causados na sociedade pelas ações e decisões do negócio;
  • transparência: fornecer à população interessada, de forma clara e compreensível, todos os fatos que possam afetá-los;
  • comportamento ético: é a adoção de práticas baseadas nos valores da sociedade, como honestidade, integridade e equidade diante à sociedade e ao meio ambiente;
  • respeito pelos interesses das partes interessadas (stakeholders): ouvir, levar em consideração e responder aos interesses da população ou comunidade ligadas às atividades da empresa;
  • respeito pelo estado de direito: respeito e cumprimento integral da ordem social e legislação, em sentido amplo;
  • respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: é a adoção do respeito de acordos internacionais e tratados favoráveis à responsabilidade social, mesmo sem obrigação legal;
  • direitos humanos: a corporação deve zelar para que as suas atividades não agridam direta ou indiretamente nenhuma parcela da sociedade.

O que é a norma ISO 26000?

Aprovada em 2010, a Norma Internacional ISO 26000 estabelece as diretrizes básicas para que as empresas promovam a sustentabilidade e a responsabilidade social. Dessa forma, o objetivo da norma é fazer com que as empresas tenham consciência socioambiental e a incorporem em suas tomadas de decisão.

Além disso, também inclui a responsabilização pelos impactos das suas ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da natureza. Portanto, isso implica que as organizações assumam uma postura ética e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável.

Como a Natural One aplica a sustentabilidade social?

A fim de que você entenda ainda mais sobre esse tema tão importante na nossa sociedade nos dias de hoje, um dos exemplos de sustentabilidade social que trouxemos é o projeto Natural One Mulheres. Firmada em setembro de 2022 com a ONG Américas Amigas, a parceria visa melhorar os cuidados com a saúde feminina.

Desde 2009, a Américas Amigas desenvolve ações de combate ao câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. O projeto começou a rodar em outubro, mês dedicado à campanha Outubro Rosa, promovendo a conscientização sobre o câncer que acomete as mulheres.

Ao longo de um ano, o nosso propósito é promover ações diversas em prol da detecção precoce e do diagnóstico da doença, que podem aumentar em até 95% as chances de cura. Nesse sentido, a Natural One está contribuindo com a doação de exames, como mamografia, entre outros, para pessoas de baixa renda.

Para tornar tudo isso possível, uma carreta está servindo como ponto de atendimento móvel, circulando, a princípio, pelo Estado de São Paulo até dezembro de 2022. A expectativa é de que sejam atendidas cerca de 4.800 mulheres, e a previsão é de diagnóstico de 30 casos de câncer de mama.

mulher usando blusa rosa com simbolo de combate ao cancer de mama, uma das causas da sustentabilidade social da Natural One

Acesse as ações de sustentabilidade social da Natural One!

Agora que você já sabe mais sobre o que é sustentabilidade social, comece a aplicá-la na realidade do seu empreendimento de forma prática. Busque inspirações em outras empresas, como a Natural One, e ajude a tornar o mundo um lugar melhor!

Não deixe de conferir o nosso catálogo de sucos 100% naturais preparados com frutas selecionadas, sem aditivos, corantes e aromas artificiais, para você aproveitar com a família, os amigos ou sozinho, sempre que quiser.

Para curtir a sua bebida com muito estilo, acesse a nossa linha de acessórios exclusivos, com objetos incríveis para seu dia a dia. Por lá, você encontra desde canudos reutilizáveis e copos até bolsas térmicas, garrafas de vidro e ímãs de geladeira.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabia que os benefícios da proteína impactam diretamente funções vitais do corpo humano? Sem as proteínas,...