Search
Close this search box.

Imagem de alguns limões sicilianos

Venha saber para que serve o limão siciliano e por que consumi-lo

SUMÁRIO

Em pratos doces, salgados e também nas bebidas, o limão siciliano é uma fruta versátil que pode dar um toque especial em diversas refeições. No entanto, você já se perguntou para que serve o limão siciliano e quais são seus benefícios?

O limão é uma das frutas mais comuns nos mercados, com diferentes variedades e formas de uso. Então, se você ficou na dúvida sobre os benefícios do limão siciliano, como utilizá-lo e qual a diferença entre ele e as demais versões da fruta, continue a leitura e entenda por que é uma das frutas cítricas mais adoradas na culinária. Acompanhe!

Imagem de alguns limões sicilianos

Afinal, o que é o limão siciliano?

Com origem no sudeste asiático, mas que caiu na fama da população na região da Sicília, que deu origem ao seu nome, o limão siciliano é conhecido por ser azedo, mas com um sabor mais suave se comparado aos demais tipos de limões existentes.

Além disso, a casca do limão siciliano é caracterizada por ser amarela e bem-grossa, de forma mais alongada, o que torna o suco da fruta menos concentrado do que o de limão-taiti, mais conhecido pelo paladar dos brasileiros. Entretanto, você sabia que, na verdade, o taiti é uma lima ácida, da mesma família da laranja, e não um limão verdadeiro? Sim, somente o siciliano é.

Veja para o que serve o limão siciliano

Por ter um sabor azedo e menos amargo, ele é mais consumido combinado com outros pratos e bebidas do que a fruta sozinha. É muito comum ele aparecer em pratos salgados e doces, sem contar o seu suco, que combina um sabor amargo e refrescante ao mesmo tempo. Mas, afinal, para que serve o limão siciliano? Ele é um fruto versátil e utilizado para:

  • trazer mais sabor à culinária;
  • proporcionar benefícios à saúde;
  • oferecer uma bebida refrescante e saborosa.

Principais benefícios do limão siciliano

Quando se fala de benefícios do limão siciliano, um dos principais é ser uma fonte rica em vitamina C. Além disso, ele possui muitas fibras, compostos vegetais, minerais e óleos essenciais. Essa fruta de cor amarela é uma grande aliada à saúde, ajudando a prevenir e/ou a diminuir o risco de doenças cardíacas, pedras nos rins e câncer. Isso sem falar no aumento da imunidade do organismo.

Então, para que serve o limão siciliano? Você sabia que somente essa fruta possui 90% da quantidade que precisamos de vitamina C diariamente? Ainda, ao incorporá-lo na sua rotina, você ganha: vitaminas B1, B2 e B3; minerais, como ferro, potássio, magnésio e fósforo; e proteína.

Tudo isso mostra que os nutrientes do limão siciliano também retardam o envelhecimento precoce, graças às suas propriedades antioxidantes, e contribui para uma melhor digestão, devido às grandes quantidades de fibras presentes em uma porção. Mas é importante sempre preferir a bebida com a polpa, pois traz mais benefícios ao organismo.

E sabe para que serve ainda o limão siciliano? Para a diminuição do nível de colesterol no sangue. Existem estudos que afirmam isso. Ou seja, essa é uma fruta que, ao consumir, não faltarão benefícios para sua rotina.

Qual a diferença do limão siciliano para os outros?

O limão-taiti possui cor verde e é bastante popular, muito usado no preparo de bebidas, diversos pratos, no tempero de carnes suínas e frutos do mar. Já o siciliano também pode ser utilizado em todos esses preparos, mas para um toque de doçura. Por ser menos azedo, é comumente encontrado em sucos, pratos de risotos e carnes.

Como usar o limão siciliano?

Conforme dito anteriormente, ele é um produto versátil na culinária, sendo responsável por dar um toque especial em diversos pratos. Quem acha o limão-taiti muito forte, saiba que o limão siciliano pode ser a saída perfeita. Assim, você pode usá-lo de algumas maneiras nas suas refeições e receitas, como:

  • tempero para saladas e pratos de peixe;
  • preparo de sobremesas usando as cascas;
  • água saborizada;
  • tempero para risotos e massas;
  • suco ou limonada fresca.

Imagem de um suco da Natural One

Conheça o novo suco de limão siciliano da Natural One

Então, para que serve o limão siciliano? Ele dá um toque especial nas refeições dos mais diversos pratos, sejam eles doces ou salgados, e bebidas. Seu sabor e aroma são bem-característicos e saborosos. Assim, ele tem sido descoberto como uma boa opção devido seus benefícios ao organismo.

Pensando nisso, a Natural One lançou seu mais recente produto: o suco de limão siciliano, que não tem açúcar em sua composição e é adoçado com suco de maçã, 100% natural. É a primeira limonada no Brasil sem açúcar e é 100% suco, além de fazer parte da linha refrigerada da marca.

Feito com os melhores limões sicilianos, este suco oferece todo o sabor e frescor da fruta em uma embalagem que mantém as propriedades da bebida. Além disso, esse tipo de garrafa prolonga a validade e conserva o sabor. Experimente essa explosão de sabor cítrico e adicione um toque de saúde à sua rotina diária.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Comer bem é o ponto de partida para ter uma vida mais saudável. Por isso, é sempre...