Search
Close this search box.

O que comer antes do treino? Saiba como inserir sucos no seu pré-treino

SUMÁRIO

A prática de exercícios físicos é essencial para o bem-estar físico e mental. O número de praticantes aumentou muito nos últimos anos e, com isso, surgiu também a preocupação com o que comer antes do treino para ter melhor desempenho.

Exercícios físicos e uma boa alimentação andam de mãos dadas. Juntos, eles garantem excelentes resultados. Mas qual a melhor forma de se alimentar antes de se exercitar? Quais os melhores alimentos pré-treino? Descubra com a Natural One!

O que é pré-treino?

Primeiro, é necessário esclarecer o que é o pré-treino. Esse termo se refere aos alimentos consumidos antes de praticar um esporte ou exercício físico. Essa refeição deve ser pensada para dar energia, melhorar a disposição e até evitar possíveis danos musculares e ósseos.

Qual o melhor pré-treino?

Cada pessoa tem perfil e objetivos específicos em relação aos esportes e exercícios físicos. Algumas pessoas são atletas profissionais e têm cargas de exercícios muito intensas, outras se exercitam em casa algumas vezes na semana apenas para o seu bem-estar.

Para cada perfil, existe uma alimentação pré-treino com quantidades e frequências específicas. Contudo, há um fator comum para todas as pessoas e perfis de atletas: não importa se você vai correr uma maratona de 42 km ou se vai fazer uma aula de yoga para iniciantes, qualquer tipo de exercício físico exige energia.

A partir disso, ao escolher o que comer antes do treino, é importante priorizar alimentos que forneçam energia suficiente para realizar os exercícios de forma satisfatória e ainda auxiliar na recuperação do corpo pós-treino.

Por isso, os carboidratos são a melhor classe de alimentos para pré-treino. Frutas, mel, batata-doce, tapioca, biscoito de arroz, entre outros, são carboidratos de fácil absorção que se convertem em glicose, para energia imediata (realizar o exercício) e glicogênio, para uso futuro (recuperação muscular).

O que evitar antes do treino?

Além de ter atenção ao que comer antes do treino, é essencial analisar quais alimentos devem ser evitados antes da prática de exercícios físicos. Alimentos que possam causar qualquer tipo de desconforto gastrointestinal ou que sejam uma fonte de energia passageira não são boas opções nesse momento. São eles:

  • alimentos que causam gases: feijão, brócolis e couve-flor;
  • alimentos ricos em fibras: aveia, farelos e granola;
  • alimentos gordurosos: frituras e carne vermelha;
  • oleaginosas: nozes, castanha-do-pará e amêndoas;
  • lactose: leite de vaca e alguns tipos de queijo.

Por que inserir sucos no seu pré-treino?

Na dúvida sobre o que comer de pré-treino, por que não complementar essa refeição com sucos naturais? Além de refrescantes, eles são sempre uma fonte de nutrientes e uma ótima pedida para ingerir antes de treinar. Saiba os motivos:

Hidratação

Os sucos são compostos principalmente por água, que ajuda a manter o corpo hidratado, e é a chave para um bom desempenho. A água regula a temperatura corporal, melhora a circulação sanguínea e previne câimbras.

Energia rápida

Alguns sucos, especialmente aqueles feitos com frutas ricas em açúcares naturais, como bananas, maçãs e laranjas, contêm carboidratos de baixo a moderado índice glicêmico, sendo uma fonte rápida de energia para o treino.

Nutrientes

As frutas e vegetais utilizados na preparação de sucos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e fornecem nutrientes essenciais para o desempenho do corpo durante o exercício.

Fácil digestão

Por serem líquidos, os sucos podem ser mais fáceis de digerir do que alimentos sólidos. Assim, são uma ótima opção para consumir antes do treino e evitam desconfortos estomacais durante a atividade física.

Recuperação muscular

Além de energia, o corpo precisa de ajuda para se recuperar para os próximos treinos. Alguns sucos, especialmente aqueles que contêm vegetais verdes, como espinafre e couve, são ótimas alternativas para o pré-treino. Eles são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam na recuperação muscular.

Logo, se você é daquelas pessoas que não conseguem comer muito logo após acordar e não sabe o que comer antes do treino de manhã, por exemplo, os sucos são uma ótima pedida. Além de leves e refrescantes, eles são fontes de energia rápida e de fácil absorção.

Opções de sucos naturais para beber antes do treino

E por que não inserir também os nutrientes das frutas, legumes, verduras e tubérculos na sua rotina de treinos? Veja 3 opções de sucos que podem ser consumidos sozinhos ou com outros alimentos, criando um mix saboroso e extremamente saudável.

Sucos com laranja

A laranja é uma fonte de carboidratos, vitamina C e potássio. Esses nutrientes auxiliam no ganho de energia, hidratação, síntese de colágeno, prevenção de câimbras e melhora da imunidade.

Sucos com beterraba

A beterraba é uma ótima aliada no desempenho de exercícios aeróbicos e de força. Isso porque esse tubérculo, por ser fonte de nitrato, aumenta a produção de óxido nítrico, possibilitando a vasodilatação. Com ela, ocorre uma melhora no fornecimento de oxigênio e nutrientes para os músculos, aumentando o desempenho físico e a resistência.

Sucos com uva

O suco de uva contém diversos sais minerais, como sódio, zinco, potássio e cálcio, tem alto teor de frutose. Essa bebida é capaz de repor minerais essenciais para o corpo, recuperar o cansaço, aumentar a produção de insulina e favorecer a circulação e o metabolismo.

Insira a Natural One na sua rotina fitness

Você já sabe o que comer antes do treino e o que evitar, mas tem um dia a dia corrido e está sempre procurando simplificar seu momento pré-treino? Acrescente a Natural One na sua rotina! Os sucos naturais da Natural One são perfeitos para facilitar sua vida e complementar sua dieta saudável.

A Natural One oferece sucos 100% naturais, sem conservantes, aditivos, corantes ou aromas artificiais. Você tem a praticidade de obter inúmeros nutrientes, vitaminas e sais minerais para complementar sua rotina de exercícios físicos na palma da mão, a qualquer hora. Confira os 14 sabores disponíveis!

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

O maracujá se destaca não só pelo seu sabor refrescante, mas também por suas diversas vantagens para...