Search
Close this search box.

Relógio biológico: entenda o que é e descubra como regular o seu

SUMÁRIO

Se você costuma ter problemas de sono, humor, digestão, ou até mesmo está apresentando dificuldades cognitivas, pode ser que o seu relógio biológico esteja desregulado. Essas questões têm influência direta do ciclo circadiano, o mecanismo pelo qual o nosso organismo se regula durante as 24h do dia.

Para ter uma vida saudável, é importante dar atenção aos sinais do seu corpo. A seguir, você entende o que é relógio biológico, como ele funciona e porque ele impacta tantos aspectos da nossa saúde. Além disso, você descobrirá também algumas técnicas para regular o seu e viver melhor. Confira!

Imagem de uma mulher dormindo

O que é e para que serve o relógio biológico?

O relógio biológico do corpo humano é pautado pelos ciclos naturais que controlam várias funções fisiológicas e comportamentais durante o dia e a noite, chamados também de ciclo circadiano. Esses ciclos são controlados por uma região do cérebro chamada núcleo supraquiasmático (NSQ).

Essa região fica no hipotálamo, e ela responde à luz e à escuridão para sincronizar o relógio interno do corpo com o ciclo de 24h do dia. Os sistemas de osciladores ali presentes controlam a liberação de hormônios e regulam funções corporais como temperatura, pressão arterial, metabolismo e padrões de sono, por exemplo.

Portanto, o relógio biológico funciona para otimizar o funcionamento do corpo durante o dia e a noite. Biologicamente falando, certos processos são ativados e desativados nos respectivos períodos, de acordo com o ambiente, para equilibrar as funções mais necessárias de cada momento e atuar na manutenção da saúde.

Este é o motivo pelo qual sentimos mais sono à noite, temos mais fome em determinados horários e até mesmo sentimos mais vontade de ir ao banheiro em momentos específicos do dia.

Diferenças entre o relógio biológico masculino e feminino

De maneira geral, o relógio biológico funciona de forma similar em ambos os gêneros. Entretanto, o relógio biológico feminino apresenta algumas diferenças relacionadas à regulação hormonal. O ciclo menstrual, por exemplo, sofre grande influência do ciclo circadiano e, por isso, há flutuações hormonais e de humor durante o mês.

Além disso, ao contrário do relógio biológico masculino, as mulheres podem ter a disposição e o sono afetados devido a diferenças hormonais e metabólicas que são influenciadas por ele.

O que acontece com um relógio biológico desregulado?

Agora que você sabe como funciona o relógio biológico, vamos te contar como ele afeta negativamente a sua saúde, caso esteja desregulado. Ele age principalmente em três aspectos: o sono, o humor e o sistema metabólico.

Problemas de sono

O sono de baixa qualidade costuma ser um dos primeiros sinais de alerta com relação ao relógio biológico. Dificuldades para adormecer ou para manter um sono reparador, e insônia, podem estar ligados a um ciclo circadiano desregulado.

Quando o período noturno se aproxima e o céu começa a escurecer, o corpo entende que a noite está chegando e, por isso, começa a produzir melatonina, o hormônio do sono. Se o seu relógio biológico não está regular, essa produção é afetada e o seu descanso, comprometido.

Alterações de humor

Quando o ritmo circadiano está desregulado, há um desequilíbrio nos neurotransmissores do cérebro, que são responsáveis por passar as informações entre um neurônio e o outro.

Quando eles não funcionam adequadamente, pode haver distúrbios de humor, como ansiedade e depressão. Isso porque passam a acontecer flutuações incomuns nos níveis de serotonina, melatonina e outros hormônios que afetam diretamente o humor.

Problemas metabólicos

Hormônios como insulina e leptina, que afetam o metabolismo e o apetite, podem ficar desregulados quando o ciclo circadiano não está regulado. Isso pode levar a uma resistência à insulina, o hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, o aumento de riscos de obesidade e de outras doenças metabólicas.

Como regular o relógio biológico?

Como você pôde notar, há muitos problemas em ter um relógio biológico desregulado. Mas, não se preocupe, porque simples mudanças de hábito podem ajudar a melhorar o seu bem-estar e a garantir o funcionamento ideal do corpo ao longo do dia. Veja algumas delas

Exposição à luz

Essa é a melhor maneira de regular o ciclo circadiano. Isso porque, como dissemos anteriormente, ele se baseia no ciclo natural de 24h do dia. Ao levantar, abra as janelas e exponha-se ao sol todos os dias pela manhã. Dessa forma, o seu corpo vai entender que um novo ciclo está começando.

Evite luzes artificiais à noite

As luzes artificiais, especialmente as azuis, emitidas por equipamentos eletrônicos e smartphones, atrapalham a produção de melatonina, o hormônio do sono. Tente se desconectar das telas pelo menos uma hora antes de dormir.

Durma e acorde sempre nos mesmos horários

Criar uma rotina de sono consistente ajuda o corpo a entender melhor os ciclos do dia e, consequentemente, a funcionar de forma mais adequada em cada um dos momentos. Tente manter essa rotina mesmo nos finais de semana. Apesar de ser difícil abrir mão dos minutinhos extras de sono, vale a pena.

Faça exercícios físicos

Os exercícios também ajudam a regular o sono e os hormônios, principalmente a aumentar a endorfina, hormônio da felicidade, e a reduzir o cortisol, hormônio do estresse. Tente apenas não fazer exercícios muito intensos à noite, pois eles podem aumentar a energia e atrapalhar o relaxamento.

Tenha uma rotina de relaxamento

Crie um ritual relaxante que você consiga repetir todos os dias antes de dormir. Isso fará com que o seu corpo comece a se desligar e a relaxar para induzir uma boa noite de descanso. Opte por incluir sucos para dormir, leitura, meditação, um bom banho quente, ou outras atividades que te tragam tranquilidade.

Imagem de uma mulher se protegendo do sol

Natural One: sucos com componentes 100% naturais para a sua rotina

Deu para notar que o segredo de um relógio biológico regulado está em ter uma rotina saudável e equilibrada. Você pode contar com a Natural One para te ajudar na busca por uma vida melhor.

Os sucos da Natural One são 100% naturais, sem conservantes ou aromatizantes, e produzidos com os melhores ingredientes. Confira agora mesmo e aproveite para incluir o poder dos nutrientes das frutas no seu dia a dia.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...