Search
Close this search box.

simbolos de reciclagem nas embalagens

Símbolos de reciclagem nas embalagens: conheça os principais

SUMÁRIO

Adquirir produtos que sejam sustentáveis é uma importante ação para cuidar do Meio Ambiente. Para isso, é importante entender sobre alguns assuntos, como os símbolos de reciclagem nas embalagens. Afinal, são eles que atestam que o item e a sua embalagem causam menor impacto à natureza. 

Provavelmente, você já deve ter observado algum produto que continha um desenho de 3 setas que formam um triângulo, não é mesmo? Esse é o símbolo mais comum da reciclagem e também é conhecido como uma representação de coleta seletiva. Mas, além dele, existem outros. Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um deles.

Como surgiu o símbolo de reciclagem? 

A história do símbolo de reciclagem se iniciou na cidade de Chicago, em 1971. Tudo começou quando a empresa Container Corporation of America patrocinou um concurso para estudantes de Arte de Design. O objetivo da competição era que eles criassem um símbolo que simbolizasse a consciência ecológica. 

O ganhador foi o designer Gary Anderson, que, à época, tinha apenas 23 anos. A criação do triângulo formado por 3 setas em sentido horário teve como inspiração a figura topológica da fita Mobius. Dessa forma, ela representa um processo contínuo, assim como acontece entre matéria-prima, indústria e consumidor.

Importância dos símbolos de reciclagem nas embalagens

Os símbolos de reciclagem nas embalagens são importantes para a coleta seletiva. Isso porque o seu principal objetivo é identificar resíduos recicláveis. Além disso, eles também sinalizam o tipo de material usado na fabricação dos itens, para facilitar a separação durante o processo de reaproveitamento.

Com essa informação, o consumidor consegue separar corretamente o lixo que produz. Os catadores de materiais recicláveis e as cooperativas também podem reaproveitar as embalagens e vender para indústrias que vão reutilizar o material. Dessa forma, há um ciclo completo de reaproveitamento. 

Quais símbolos estão nas garrafas da Natural One? 

Agora que você já sabe como surgiram e qual a importância dos símbolos de reciclagem nas embalagens, que tal conhecer os modelos que você encontra em nossas garrafas? Afinal, além de levar o sabor da fruta em nossos produtos, também temos ações que visam a diminuir o impacto ambiental. 

simbolos de reciclagem nas embalagens - pessoa descartando garrafa da forma certa

Eu Reciclo

Um dos selos que temos em todos os nossos produtos é o da eureciclo, que comprova o comprometimento da Natural One com a reciclagem nas operações. Em apenas 3 anos de parcerias, já foram recicladas mais de 1.700 toneladas de materiais.  

Com essa ação, comprovamos que adotamos medidas de logística reversa e gestão ambiental durante os processos. Ou seja, estamos sempre reciclando embalagens do mesmo peso e material a cada produto vendido. 

Garrafa 100% reciclada  

Também somos os primeiros a adotar garrafas de plástico 100% reciclado em nosso portfólio. Elas são feitas de resina pós-consumo reciclada (PET PCR) e foram desenvolvidas em parceria com a Valgroup. 

No momento, as embalagens dos sucos de uva e laranja de 1,5 L já contam com material 100% reciclado. Para identificar mais facilmente os modelos com essa ação, basta observar o símbolo da reciclagem colorido nas embalagens.

Tipos de símbolos de reciclagem de plástico 

Existem alguns desenhos que são usados para indicar materiais recicláveis utilizados em embalagens de plástico. De forma geral, eles são indicados por meio de números que indicam a composição do material. A seguir, separamos alguns exemplos:

PET

O polietileno tereftalato (PET) é um material muito usado em embalagens de água, sucos, refrigerantes e óleos de cozinha. Após descarte e reciclagem, ele pode ser utilizado na fabricação de produtos de limpeza, fibras de tapetes, além de vassouras. 

simbolos de reciclagem nas embalagens - imagem de pessoas recolhendo garrafas para reciclar

PEAD

Já o polietileno de alta densidade (PEAD) pode ser encontrado em embalagens de frascos de leite, potes de sorvetes e iogurtes. Depois da reciclagem, pode ser reaproveitado para fabricação de latas de lixos, cadeiras de plástico e tubulações de esgoto.  

PVC

Outro material muito comum é o policloreto de vinila (PVC), que está presente na composição de embalagens de remédios, brinquedos e produtos de higiene pessoal. Após a reciclagem, pode dar origem a mangueiras de jardim e a cabos. 

PEBD

O polietileno de baixa densidade (PEBD) é usado em sacolas plásticas — aquelas que você encontra em supermercado— , além de bolsas de soro fisiológico. Depois da reciclagem, serve para a criação de irrigadores e sacos de lixo. 

Natural One: sinta o sabor da natureza a cada gole!

Viu só como os símbolos de reciclagem nas embalagens são encontrados em nossos sucos 100% naturais? Então, não deixe de conferir e se deliciar com sabores como manga, goiaba, uva, laranja, caju e pêssego. Lembrando que todos eles são livres de aditivos, corantes e aromas artificiais. Conheça agora mesmo! 

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você sabe quais são as vitaminas da uva? Apesar de ser uma fruta pequena, ela tem alto...