Search
Close this search box.

Texto alternativo: Na imagem há um foto em close de uma maçã vermelha, com gotículas de água sobre ela.

15 curiosidades (que você não sabia) sobre a maçã

SUMÁRIO

A maçã, famosa ao redor do mundo todo, é versátil na culinária e fora dela. Conheça simbologias, benefícios e tradições da fruta.

Se a maçã fosse um filme, poderia ser Forrest Gump – O Contador de Histórias. Com habilidade ímpar, o personagem vivido por Tom Hanks no cinema conta fatos pessoais tendo como pano de fundo eventos que mudaram o curso da história.

A maçã vai pelo mesmo caminho. Citada há milhares de anos, é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. E vai muito além da alimentação saudável: ao longo do tempo, a maçã se transformou em elemento poderoso na cultura popular, rico em significado e associações. Da religião à ciência, do provérbio ao conto de fadas, não faltam motivos para citar a fruta.

Reunimos aqui 15 fatos curiosos sobre a maçã. Será que você conhece todos eles?

  1. Uma maçã média tem aproximadamente 80% do peso composto por água e 4 gramas de fibras, o que equivale a quase 20% da quantidade diária recomendada.Texto alternativo: Na imagem há uma maçã vermelha fotografada enquanto cai em contato com a água.

     

  2. Existem mais de 7.500 variedades de maçã. No Brasil e no mundo, as mais famosas são gala, fuji, golden delicious, red delicious e granny smith. 
  3. Uma variedade de maçã menos conhecida no Brasil é a cox’s orange pippin, originária do Reino Unido. Doce e perfumada, é bastante comum em países europeus e nos Estados Unidos.Texto alternativo: Na imagem há 20 maçãs dentro de um caixote de madeira.

     

  4. No Ano Novo Chinês, a maçã simboliza a paz, já que sua pronúncia é a mesma para a palavra tranquilidade. Na festividade, a variedade vermelha traz abundância; já a maçã verde evoca o dinheiro. 
  5. A maçã é associada ao bom sono, mas o efeito é controverso. A casca possui quercetina, indutor do sono, mas a polpa tem açúcar, o que pode fazer despertar. 
  6. Por ser um adoçante natural, de sabor doce e levemente ácido, a maçã é uma alternativa saudável ao açúcar refinado em diversas preparações culinárias.Texto alternativo: Na imagem há seis cubos de açúcar e ao fundo uma maçã vermelha

     

  7. Em muitas culturas, a maçã é associada à fertilidade, abundância e sabedoria. Na mitologia grega, a maçã era considerada símbolo de amor e beleza. A famosa história de Adão e Eva no Jardim do Éden descreve a maçã como o fruto proibido que levou à queda da humanidade, sendo um símbolo religioso do pecado. 
  8. Há outras simbologias para a maçã, como a vaidade, que aparece no conto da Branca de Neve. A jovem come uma maçã envenenada e se torna vítima da rainha má, invejosa de sua beleza. 
  9. Maçã também é símbolo de saúde. Já ouviu o ditado “uma maçã todo dia faz a vida sadia”? Entre os seus benefícios está o controle do índice glicêmico e da diabetes.Texto Alternativo: Na imagem há sobre uma mesa de madeira, duas maçãs, um medidor de pressão e um caminho de mesa azul.

     

  10. Essa é famosa: Isaac Newton teria chegado à teoria da gravidade com a ajuda da fruta. Ele estava sob uma macieira quando uma maçã caiu em sua cabeça, levando-o a questionar a força que puxava a maçã para a Terra. 
  11. Em regiões rurais da Sérvia, a maçã é parte das tradições matrimoniais. A fruta é pendurada em uma árvore no jardim ou quintal da noiva, e o noivo não pode entrar na casa até que a maçã tenha sido abatida por ele a tiros! 
  12. Receita com maçã é o que não falta. A torta de maçã é muito comum nos Estados Unidos. No Reino Unido, o crumble de maçã é a receita tradicional com a fruta: em uma travessa, fatias de maçã vão para o forno com uma camada de massa crocante por cima; servida quente, é perfeita para acompanhar sorvete. Na França, a tarte tatin é um clássico: as maçãs são caramelizadas com manteiga e açúcar antes de ir para o forno; ao ser desenformada, a torta revela as frutas apetitosas na parte de cima. No Brasil, a maçã do amor é o doce mais famoso – e lustroso! – preparado com a fruta.Texto alternativo: Na imagem há, sobre uma mesa de madeira, uma travessa branca com bolo de maça. Ao lado, talher, faca e garfo.

     

  13. Além de integrar sobremesas, a maçã é usada em receitas de compota, geleia, bolo e panqueca e vira até chips. Tem maçã verde na famosa salada caesar, combinada com frango e alface, e a maçã também pode compor a marinada de carnes e aves. 
  14. A maçã é rica em vitaminas e minerais essenciais. Tem bastante vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de ferro. Além disso, contém fibras solúveis que auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo e promovem a sensação de saciedade. 
  15. A fruta também é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que têm propriedades anti-inflamatórias e contribuem para a saúde cardiovascular. 

Na imagem há várias maçãs de fundo e ao centro da imagem um suco Natural One de maçã.


Para a
Natural One, a maçã é um ingrediente importantíssimo. Você sabia que é a partir dessa fruta que os sucos da casa são adoçados? Dessa maneira, o açúcar adicionado e os adoçantes artificiais ficam distantes, e tanto adultos quanto crianças podem curtir os sucos Natural One enquanto ingerem os nutrientes da fruta. 

Bateu aquela curiosidade? Pegue o atalho para os sucos Natural One que levam maçã na receita: 

Suco de Uva Natural

Pink Lemonade 

Suco de Manga Natural

Suco de Goiaba Natural

Suco Veggie Beterraba

Suco de Acerola Natural

Suco Limão Veggie

Suco de Pêssego Natural

Suco de Caju Natural

Suco de Maracujá Natural

Ambiente ou refrigerado? Escolha o tamanho ideal de Suco de Maçã – e dos seus sucos naturais favoritos – pelo site da Natural One.

Compartilhe

Sobre o Autor

VocÊ vai gostar de ler também

Você já se pegou pensando em mudar seus hábitos alimentares, mas não sabe o que fazer sem...